trilha de aprendizagem

Como usar a trilha de aprendizagem e potencializar o seu ensino ou treinamento?

A trilha de aprendizagem contempla todas as formas de assimilação de conteúdo e de matérias, fornecendo opções que respeitam as particularidades e as limitações de cada pessoa.

Ela faz parte da metodologia ativa de ensino, que coloca o aluno como protagonista e o professor como um mediador, facilitador. Ela capacita os alunos de escolas, faculdades e treinamento corporativos de modo eficiente e eficaz, deixando-os prontos para resolver problemas ao longo da vida.

Esse método não segue um roteiro pré-definido como em aulas e treinamentos corporativos tradicionais. Uma de suas principais funções é justamente conectar o colaborador e o aluno ao ambiente de ensino ou de trabalho para adquirir o conhecimento necessário.

Continue a leitura e entenda o que é trilha de aprendizagem, seus tipos e benefícios e como montar uma na sua instituição de ensino ou empresa. Vamos lá?

O que é trilha de aprendizagem?

A trilha de aprendizagem é o conjunto de atividades integradas e contínuas que promovem o desenvolvimento de pessoas e profissionais de forma autônoma.

O protagonista do aprendizado é o aluno ou o profissional. Ele escolhe como quer aprender determinado assunto, seguindo suas preferências, expectativas e necessidades. 

Esse método tem como base o desenvolvimento de competências (conteúdo teórico e prático) e combina as necessidades da pessoa com o conteúdo transmitido pelo professor. Ou seja, ela utiliza ferramentas tecnológicas junto às tradicionais para compor todo um roteiro de ensino e aprendizado.

A trilha de aprendizagem é uma experiência completa que facilita a assimilação do conhecimento por meio de diversos formatos de atividades.

O tempo de aulas, cursos e treinamentos rígidos e inflexíveis já passou. E essa metodologia coloca à disposição das pessoas recursos que podem ser escolhidos para aprender melhor sobre determinado assunto.

Seu principal objetivo é formar profissionais ou alunos com autonomia para tomar suas próprias decisões e não apenas executar tarefas específicas e limitantes. As pessoas que aprendem por esse método se tornam mais responsáveis e engajadas com seu propósito de vida e com a sociedade.

Tipos de trilha de aprendizagem

Existem dois tipos de trilha de aprendizagem para aplicar na sua instituição de ensino ou nos seus treinamentos corporativos:

  • Linear: quando há uma sequência a ser seguida para a assimilação do conteúdo. O ensino se baseia em módulos, com assuntos disponibilizados em uma sequência linear. Ou seja, para acessar o próximo material, é preciso ter estudado o anterior;
  • Agrupado: não há uma ordem pré-determinada. O aluno ou o profissional pode trabalhar melhor a sua autonomia e escolher qual ordem de aprendizado se encaixa mais nas suas preferências.

E qual delas é a melhor? As duas são! Basta entender qual formato atende o seu objetivo. 

Porém, caso seja a sua primeira experiência com o método da trilha de aprendizagem, é melhor começar pelo linear e, futuramente, o agrupado. Afinal, o agrupado é mais eficaz para pessoas que já possuem mais maturidade e autonomia.

Como funciona a trilha de aprendizagem na prática?

A ideia dessa metodologia é melhorar o nível de conhecimento do público sobre o assunto. Para que o aprendizado seja mais rico e completo, há a oferta de vários materiais sobre o mesmo tema. 

O aluno ou profissional conseguem olhar o assunto de vários pontos de vista por meio de atividades que incluem videoaulas, podcast, livros, games, tarefas práticas, grupos de discussão, documentários, mapas mentais etc.

O que incluir na trilha de aprendizagem?

Antes de aprender como fazer uma trilha de aprendizagem, veja o que ela precisa ter, independentemente do tema abordado ou público.

  • experiência: o aluno ou profissional precisa ter uma boa experiência durante o aprendizado e saber como colocar em prática o que foi ensinado para assimilar, de fato, o conteúdo;
  • flexibilidade: o aluno é o protagonista e, por isso, quanto mais flexibilidade a sua trilha tiver, mais caminhos ele terá para escolher e sua motivação aumenta;
  • estímulo: os diversos formatos de conteúdos precisam atrair e estimular o público.

É indicado combinar diversas atividades de forma estratégica e planejada. Até porque, o processo de memorização e conhecimento é aproveitado:

  • 20% com áudios;
  • 50% com videoaulas e palestras;
  • 70% por debates;
  • 80% com atividades práticas;
  • 95% ensinando a outras pessoas.

Leia mais: Treinamentos online para empresas: como fazer um treinamento EAD de sucesso!

Benefícios da trilha de aprendizagem

Com esses exemplos de trilha de aprendizagem acima, percebe-se que há vários benefícios em adotar esse método. Veja os principais:

  • potencializa o aprendizado e promove o desenvolvimento integral;
  • oferece um aprendizado inclusivo;
  • estimula a autonomia, a organização e a autoconfiança;
  • ensina por competências, conectando diversas áreas do saber, recursos, atitudes, valores e habilidades práticas, técnicas, cognitivas e socioemocionais;
  • aumenta a taxa de empregabilidade entre alunos e a qualidade do trabalho de profissionais;
  • nivela a aprendizagem entre todos os alunos ou profissionais, respeitando suas facilidades e dificuldades no processo.

Como montar uma trilha de aprendizagem?

Há um passo a passo a ser considerado para saber como montar uma trilha de aprendizagem eficiente e que traga resultados positivos para todos os envolvidos.

Antes de tudo, é preciso definir qual tipo será adotado (linear ou agrupado), quais formatos de conteúdos podem ser disponibilizados e quais conteúdos serão abordados. Dessa forma, confira o que fazer em seguida:

1. Conhecer o perfil do público

O que motiva mais os alunos ou os profissionais que farão as aulas? Quais são seus principais interesses? E suas limitações e dificuldades? Qual é o perfil do público?

A trilha de aprendizagem precisa se adaptar à realidade e às necessidades dos alunos e profissionais para gerar engajamento, motivação e assimilação completa do conteúdo.

2. Ofereça variados níveis de dificuldade

O aprendizado é estimulado quando há desafios. Até porque, é possível que o aluno ou o profissional se desmotive.

Por isso, pense em atividades de nível básico, médio e avançado para estimular o público a se desenvolver e seguir até o fim da trilha. Dessa forma a pessoa escolhe em qual nível ela está mais apta a começar.

Uma boa estratégia aqui é usar a gamificação, com recursos diversos e técnicas de jogos que adicionam complexidades e oferecem pontuações e recompensas.

Entenda melhor: Gamificação no EAD: Aumente o engajamento dos seus cursos online

3. Faça um sequência contínua em todos os níveis de dificuldade

Como já falamos acima, a trilha de aprendizagem é um método integrado, sistemático e contínuo de ensino. Por isso, é necessário estruturar os conteúdos em vários níveis de dificuldade.

Para facilitar e estimular a participação, coloque à disposição várias formas de atividades ricas com o uso de ferramentas digitais.

Alguns exemplos de trilha de aprendizagem incluem gamificação, videoaulas, palestras, debates, fóruns, mapas mentais, aulas práticas individuais e coletivas, podcasts, áudios, textos, filmes, séries etc.

O ideal é montar uma estratégia para que a pessoa não se perca pelo caminho. Cada nível deve ter uma continuação lógica.

A técnica de storytelling é ótima para usar nesse momento! 

4. Acompanhe os resultados

O resultado da trilha de aprendizagem EAD pode ser medido acompanhando o progresso do aluno ou do colaborador. Perceba o desenvolvimento da pessoa ao relacionar teoria e prática, analisando as habilidades e capacidades cognitivas durante a execução de tarefas.

Pode-se avaliar o nível de atenção, de foco, de percepção, de memória, de raciocínio, de lógica, de tomada de decisões, de resolução de problemas e de estratégias adotadas.

Outra forma essencial de acompanhar os resultados é fazer avaliações e elaborar projetos para entender se o método está sendo eficaz no aprendizado coletivo.

No ensino a distância, a trilha de aprendizagem pode ser executada de maneira criativa e ainda mais flexível. Afinal, são várias ferramentas multimídias disponíveis para variar a forma que o conteúdo é apresentado.

Para entender melhor como a trilha de aprendizagem pode ser aplicada, comece agora a fazer a sua na EAD Plataforma e conte com mais benefícios da ferramentas, como:

  • Emissão de certificados;
  • Aplicação de provas;
  • Acompanhamento do progresso de alunos.

E muito mais! Conheça todos os nossos recursos e crie uma conta gratuita.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy