roteiro-para-aula-ead

Como fazer um roteiro para aula EAD? 6 passos para um ensino dinâmico e efetivo

Não sabe como fazer um roteiro para aula EAD? Não se preocupe! Neste artigo, dissecamos todo o processo pré-preparação da aula e criamos um passo a passo com 6 dicas essenciais para criar encontros enriquecedores com os alunos! 

Descubra como fazer um roteiro para aula EAD:

  1. Determine o recorte abordado na aula
  2. Pesquise informações cotidianas e dados estatísticos que complementam o conteúdo
  3. Elenque tópicos essenciais de abordagem
  4. Selecione o material didático para o encontro
  5. Destaque possíveis momentos de gatilho para estimular a participação dos alunos
  6. Treine a fluidez da aula antes de gravar ou transmitir

Boa leitura! 

Antes de criar uma aula, planeje o curso! 

O primeiro passo para entender como fazer um roteiro para aula EAD é planejar! E, neste caso, o planejamento deve começar sob uma perspectiva ampla. Desenhe toda a estrutura do seu curso e, só então, afunile a estratégia para o desenho de cada módulo ou aula. 

Nossas dicas para elaborar um bom planejamento de curso online são: 

  1. Determine o tema do curso: leve em conta suas expertises profissionais, áreas de interesse, demandas do público-alvo e facilidade de transmissão do conteúdo na metodologia EAD
  2. Faça um brainstorming de conteúdos: coloque no papel (ou em uma lousa digital) tudo aquilo que você considera indispensável para o sucesso do curso. Vale elencar pontos relacionados à estrutura, ao conteúdo, curiosidades, conteúdos extras, brincadeiras e piadas que podem ajudar a assimilar melhor a informação etc. 
  3. Segmente o curso em módulos: pense em uma estrutura de funil. O conteúdo deve iniciar mais amplo e, conforme avança nos módulos, se aprofunda em um tema específico. 
  4. Produza o conteúdo de cada módulo: explore diferentes tipos de conteúdos digitais para criar conteúdos dinâmicos e motivar seus alunos EAD
  5. Determine as metodologias de avaliação: para assegurar o aproveitamento dos alunos no curso ministrado, defina a metodologia de avaliação. Você pode optar por formatos convencionais (como provas e testes) ou por uma avaliação do percentual de presença e adesão às atividades do curso.

Se quiser entender como cada etapa deste processo funciona, leia nosso artigo sobre como planejar um curso online do zero! 

Roteiro para aula EAD: 6 passos para engajar os alunos e sair da mesmice

Agora sim, você está pronto para pensar em como fazer um roteiro para aula EAD. Se levarmos em consideração o passo a passo do item acima, podemos dizer que agora abordaremos, de forma detalhada, o passo 4: a produção de conteúdo EAD

Separamos 6 etapas para preparar um roteiro completo de aula, indo do planejamento até a gravação e disponibilização dos conteúdos para os alunos. 

1. Determine o recorte abordado na aula

O primeiro passo para entender como fazer um roteiro paea aula EAD é determinar o recorte abordado no encontro. Se você seguiu nosso roteiro durante a elaboração do seu curso — de forma ampla —, não terá dificuldades nesta etapa. 

A ideia aqui é entender qual é o roteiro de aprendizado deste encontro. De onde o tutor EAD vai sair e como ele conduzirá os alunos até o ponto final da aula. 

Para te ajudar a entender melhor, vamos a um exemplo! 

Suponhamos que você seja o responsável por fazer um roteiro para aula EAD em um curso de Marketing. A aula em questão deve apresentar, aos alunos, as principais redes sociais da atualidade e seu potencial de uso no marketing.

Dessa forma, você deve imaginar um ponto de partida para o encontro. Algumas possibilidades são:

  • contextualização sobre as redes sociais;
  • informação atual ou notícia recente para reforçar a importância das redes como ferramentas de marketing;
  • exemplo prático de empresa que utilizou as redes sociais em seu marketing e obteve sucesso. 

A partir desta introdução, a aula mergulha detalhadamente em cada uma das redes sociais, trazendo informações técnicas e práticas sobre cada uma delas, e finaliza com uma rápida recapitulação, que deve conter:

  • nomes das principais redes sociais e conteúdos mais divulgados em cada uma delas; 
  • perspectivas para o uso de cada ferramenta na estratégia de marketing.

Veja um exemplo de roteirização de conteúdo sobre redes sociais neste vídeo da série Sebrae Talks: 

2. Pesquise informações cotidianas e dados estatísticos que complementam o conteúdo

Na hora de fazer o roteiro para aula EAD, é possível que grande parte do seu conteúdo já esteja produzida, ou ao menos planejada. Ainda assim, o recomendado é buscar informações complementares para inserir ao longo da aula. 

Se sua metodologia for a aula online ao vivo, as informações podem ser ditas ao longo da exposição do conteúdo. 

Se, por outro lado, o conteúdo for disponibilizado em forma de apostila, estas informações podem ser adicionadas no fórum EAD, como estímulo para a criação de debates, ou mesmo enviadas por e-mail como material complementar.

Utilizar estatísticas e dados cotidianos é um excelente recurso para prender a atenção dos alunos ao longo das aulas. 

Quer uma dica? Busque por notícias recentes sobre o tema da aula na aba “notícias” do Google 

3. Elenque tópicos essenciais de abordagem

Após desenhar o recorte das aulas (você fez isso no primeiro item da nossa lista de como fazer um roteiro para aula EAD), é hora de dividir a abordagem em tópicos. 

Faça uma lista com informações-chave que não podem ficar de fora da aula. Elenque aquelas que fazem parte do conteúdo oficial da aula, mas não deixe fora os dados complementares e informações que podem ajudar a criar conexões entre as experiências dos alunos e o conteúdo ensinado.

4. Selecione o material didático para o encontro

Se o material didático EAD do curso já estiver desenvolvido, é hora de selecionar aquele que diz respeito a esta aula. Caso ainda não esteja, é o momento de roteirizar e produzir o conteúdo! 

Lembre-se de que, quando falamos em educação a distância, o dinamismo e os diferentes tipos de conteúdos digitais utilizados contribuem muito para o engajamento dos alunos! 

Algumas dicas de conteúdos fora do convencional para explorar: 

5. Destaque possíveis momentos de gatilho para estimular a participação dos alunos

Quer manter seus alunos interessados ao longo do percurso educacional? Então prepare bons gatilhos de atenção! 

Gatilhos de atenção funcionam de forma semelhante aos gatihos de venda, muito utilizados no marketing digital. A intenção, aqui, é fazer com que os alunos percebam a relevância do conteúdo e entendam que estão diante de uma oportunidade ímpar de crescer pessoal e profissionalmente. 

Bons gatilhos de atenção podem ser:

  • ressaltar que o próximo tema poderá ser mencionado na avaliação do curso;
  • reforçar que este tipo de conhecimento é demandado pelos empregadores;
  • solicitar a opinião e o compartilhamento de vivências por parte dos alunos. 

6. Treine a fluidez da aula antes de gravar ou transmitir

Por fim, nossa última dica de como fazer um roteiro para aula EAD tem relação com a fluidez do conteúdo.

Se você passou por todas as etapas do nosso guia, a esta altura, tem um conteúdo de muito potencial em mãos. 

A última etapa é garantir que este conteúdo “caiba” em seu tempo de aula, e que os recursos e gatilhos planejados, de fato, cumpram com sua missão: tornar o conteúdo mais dinâmico e atrativo. 

Para isso, a melhor saída é ensaiar e simular a aula. Se possível, grave o ensaio e assista, tomando nota sobre aquilo que ainda pode ser otimizado. 

Torne sua aula mais dinâmica com recursos da sua plataforma EAD! 

Além de te ajudar a entender como fazer um roteiro para aula EAD, temos uma dica extra que pode transformar a maneira como você transmite seus conteúdos. Estamos falando da importância de escolher uma boa plataforma EAD para abrigar a aula e acompanhar todo o percurso educacional das turmas. 

Ao contratar os planos de uma plataforma completa, você tem acesso a ferramentas integradas. Estes recursos, como biblioteca virtual, ferramentas de interação EAD etc, fazem com que o ambiente virtual se assemelhe ao de uma sala de aula convencional, e que a rota de aprendizagem ocorra de maneira mais natural. 

Que tal conhecer uma plataforma EAD que cumpre todos os requisitos mencionados acima? Integração, ampla oferta de ferramentas e usabilidade são as características-chave da EAD Plataforma!E você pode testar cada um desses recursos gratuitamente por 7 dias! Basta preencher este formulário e começar a usar!

Fabio Godoy