Como manter a atenção dos alunos

Como manter a atenção dos alunos? Confira 7 dicas para melhorar o interesse e o engajamento nas suas aulas

Seja nas aulas presenciais ou (principalmente) no ensino à distância, um dos maiores desafios dos professores é conseguir despertar e manter a atenção dos alunos.

Especialmente em se tratando de assuntos muito técnicos ou com um nível de complexidade mais elevado, é mais difícil manter a turma engajada e interessada nos conteúdos que estão sendo ensinados.

E quando o público são adolescentes e jovens adultos, essa tarefa se torna ainda mais desafiadora.

Além disso, há várias distrações que costumam desviar o foco dos alunos, como as redes sociais e outros sites e aplicativos que podem ser acessados na palma da mão.

Para te ajudar, elaboramos aqui um conteúdo com 7 dicas valiosas de como manter a atenção dos alunos durante as suas aulas:

  1. Conheça o perfil dos seus alunos;
  2. Evite ficar estático e movimente-se durante a aula;
  3. Crie um cenário com personalidade;
  4. Não deixe de interagir com os alunos;
  5. Utilize a gamificação nas suas aulas;
  6. Use aplicativos para compartilhamento de tela;
  7. Escolha uma boa plataforma para aulas online.

Convidamos você a prosseguir com a leitura deste artigo para descobrir quais boas práticas você pode implementar para tornar as suas aulas mais interessantes e engajar seus alunos.

Leia também: Como dar aula de matemática online e prender a atenção de seus alunos?

7 dicas de como manter a atenção dos alunos

Se você está enfrentando dificuldades para despertar e manter a atenção dos alunos, saiba que existem algumas práticas que você pode começar a adotar para tornar as suas aulas mais atraentes e engajantes.

Confira a partir de agora 7 dicas de como manter a atenção dos alunos no EAD e nas aulas presenciais.

1 – Conheça o perfil dos seus alunos

A primeira dica de como manter a atenção dos alunos consiste em conhecer o perfil dos seus alunos. A partir disso, fica mais fácil definir as táticas mais eficazes para mantê-los atentos e engajados nas suas aulas.

Se os seus alunos são mais jovens, na faixa dos 20 anos, por exemplo, você tem mais liberdade para adotar uma linguagem mais informal, fazer piadas pontuais, mencionar algum meme do momento e utilizar outros recursos que podem ser mais bem sucedidos para despertar o interesse deles.

Crie personas que representam as características de seus alunos. Personas são personagens semificionais que representam as crenças, pensamentos, valores e atitudes de seu público, sem deixar de lado dados demográficos, como idade, gênero, profissão etc.

Assim você os conhece melhor e cria os conteúdos que eles realmente desejam.

2 – Evite ficar estático e movimente-se durante a aula

Esta é uma dica especialmente útil para o ensino à distância, mas que também pode ser aplicada nas aulas presenciais.

Umas das coisas que mais causa desinteresse e perda de foco durante as aulas são professores que ficam praticamente imóveis na frente da webcam. Essa postura estática gera uma monotonia nas aulas e para o aluno pegar o celular e começar a “scrollar” nas redes sociais não demora muito.

Portanto, deixe a sua expressão corporal falar. Faça gestos, movimente-se, fique de pé de vez em quando etc.

Aulas ao vivo também podem ser interessantes, pois você consegue, por exemplo, responder perguntas enviadas por chata, na hora.

Vale conferir o poder desse conteúdo:

Leia mais: O que falar na abertura de um treinamento? 6 hacks para chamar a atenção dos alunos e não errar!

3 – Crie um cenário com personalidade

Outra dica para despertar e manter a atenção dos alunos é montar um cenário com personalidade, que tenha a ver com o perfil dos seus alunos.

Em vez de gravar as suas aulas ou fazer encontros virtuais ao vivo com um fundo branco, busque colocar uma estante com alguns itens interessantes que tenham relação com o conteúdo do seu curso.

Além disso, componha seu cenário com objetos que podem ser utilizados para ilustrar eventualmente alguma explicação.

4 – Não deixe de interagir com os alunos

As aulas não devem ser encaradas como um monólogo em que somente o professor pode falar.

Esta dica de como manter a atenção dos alunos, sugere que você procure interagir com eles, promover discussões sobre algum tema e incentivá-los a expressar seu ponto de vista.

Uma boa ideia de interação ao final do curso é a pesquisa de satisfação. Além de gerar interatividade, ela ajuda a descobrir o que retém a atenção dos alunos e o que eles não curtem muito.

Veja mais neste vídeo:

5 – Utilize a gamificação nas suas aulas

Para despertar e manter a atenção dos alunos, que tal utilizar a dinâmica de jogos durantes as suas aulas?

Essa é a proposta da gamificação. Você pode, por exemplo, atribuir pontos a determinadas tarefas e criar um ranking com os seus alunos. Os mais bem colocados receberão prêmios pelo esforço e dedicação no cumprimento das tarefas.

A gamificação pode fazer muita diferença no engajamento dos alunos.

Saiba mais: Gamification: o que é gamificação nas empresas e como adotar?

6 – Use aplicativos para compartilhamento de tela

Um recurso que pode te ajudar muito a manter a atenção dos seus alunos no ensino à distância é o compartilhamento de tela.

Essa é uma prática que facilita a compreensão do conteúdo que está sendo ensinado, especialmente em se tratando de tutoriais.

7 – Escolha uma boa plataforma para aulas online

Para manter seus alunos atentos, você precisa saber escolher uma plataforma que ofereça os melhores recursos para hospedar os seus conteúdos e facilitar as interações.

Aulas online em uma plataforma fraca e sem as funcionalidades necessárias para interagir adequadamente com os alunos pode contribuir para o desinteresse deles nas suas aulas.

A EAD plataforma oferece diversas funcionalidades que ajudam você a planejar e tornar suas aulas mais dinâmicas, chamando a atenção dos alunos, além de administrar seus cursos com mais facilidade.

Confira algumas delas:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Gestão de turmas;
  • Múltiplos professores;
  • Emissão de certificados;
  • Cupons de desconto;
  • Provas e exercícios online.

Veja também: Como se apresentar em um curso a distância? 5 dicas para fortalecer a primeira impressão

DICA EXTRA: Minicursos

Por serem rápidos e dinâmicos, ajudam a manter a atenção dos alunos, veja mais vantagens desse tipo de conteúdo assistindo a este vídeo:

Bom, essas são as principais dicas de como manter a atenção dos alunos. Coloque em prática essas recomendações e conte com alunos mais motivados e engajados nos seus conteúdos.

Quer conhecer tudo sobre a EAD Plataforma? Então, agende uma demonstração personalizada e faça um teste gratuito!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy