como-se-apresentar-curso-distancia

Como se apresentar em um curso a distância? 5 dicas para fortalecer a primeira impressão

Entender como se apresentar em um curso a distância pode ser fundamental, sabe por que? Porque, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, e, especialmente quando falamos em EAD, estabelecer boas impressões em um primeiro contato pode ser determinante para o andamento do curso. 

Por isso, nós vamos te ajudar a driblar os desafios de ensinar a distância e, ainda assim, motivar os alunos EAD, tornando-os seus fãs! Neste artigo, separamos 5 dicas para entender como se apresentar em um curso a distância: 

  1. Exercite a simpatia
  2. Apresente-se de forma breve e clara
  3. Transmita credibilidade
  4. Disponibilize canais contínuos de comunicação 
  5. Além de se apresentar, estimule a apresentação dos alunos 

Boa leitura! 

Desafios de ministrar cursos a distância

Para entender como se apresentar em um curso a distância, é importante entender, antes, os desafios da modalidade de ensino. Embora seja vantajosa sob inúmeros aspectos, a EAD apresenta, aos tutores e alunos, uma dinâmica relacional bastante particular. 

Dessa forma, um bom tutor EAD precisa saber que, ao entender como se apresentar em um curso a distância, deve estar pronto para encarar aspectos como os que mostraremos a seguir. 

Falta do “olho no olho”

Este é um dos maiores obstáculos pontuados por alunos da educação a distância e seus tutores. O chamado “olho no olho”, ou a proximidade física que possibilita um acompanhamento próximo e personalizado, para muitos, não existe no ensino remoto. 

É claro que, com a ajuda da tecnologia, há ferramentas de interação EAD (como videochamadas e aulas online ao vivo) que auxiliam na “quebra do gelo”. Entretanto, boa parte dessa tarefa ainda é dever do tutor, ao saber como se apresentar em um curso a distância. 

Dificuldade de concentração dos alunos

O segundo desafio está intimamente ligado àquela, que, ao mesmo tempo, é salvadora e algoz da EAD: a tecnologia

Embora seja ela a grande responsável pela viabilização das aulas online, a tecnologia contribui fortemente para a redução na capacidade de concentração dos alunos.

Pesquisas mostram que, com o advento das ferramentas digitais, o tempo de concentração dos seres humanos foi reduzido a 8 segundos. Esta estimativa nos coloca 1 segundo atrás da capacidade de atenção média estimada por cientistas de um peixinho dourado.

Diante de dados como este, saber como se apresentar em um curso a distância torna-se ainda mais fundamental para reter e captar a atenção dos alunos em um primeiro contato. 

Atenção dividida entre diversas tarefas

Outro desafio das aulas online é a dificuldade dos alunos em dedicarem seu tempo exclusivamente ao ensino. 

Por possibilitar grande flexibilidade de dispositivos de acesso, a EAD pode ser acessada em qualquer cômodo da casa (ou mesmo fora dela, na rua, trabalho ou carro), de um celular, desktop ou tablet. 

Dessa maneira, entender como se apresentar em um curso a distância, mais uma vez, pode ajudar a captar a atenção dos alunos e estabelecer relações de responsabilidade e confiança já no primeiro momento do ensino. 

Pouco ou nenhum entrosamento prévio entre alunos e tutores 

Por fim, não podemos deixar de mencionar que, em um curso online, é comum que não haja nenhum tipo de entrosamento prévio entre alunos e tutores. 

Isso ocorre porque todo o processo logístico e operacional relativo ao curso é feito de forma remota. Ou seja, desde a seleção (quando há), até a matrícula e a preparação do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

Sendo assim, o mais comum é que a apresentação oficial do plano de aula seja a primeira experiência de contato entre os envolvidos no processo educacional. 

Como se apresentar em um curso a distância? 

Agora que você já conhece os maiores desafios de um tutor EAD ao iniciar seu percurso acadêmico, é hora de entender como reduzir tais obstáculos. Por isso, a seguir, você descobre como se apresentar em um curso a distância com 5 dicas práticas. 

1. Exercite a simpatia

O primeiro segredo para entender como se apresentar em um curso a distância é: exercite a simpatia. 

De acordo com a empresa sueca Better Business World Wide, nosso país é o penúltimo no ranking de simpatia no mundo, perdendo apenas para o Japão. Mas não se deixe levar pela estatística! Afinal, quando falamos em EAD, quebrar o gelo e conquistar os alunos com carisma pode ser uma arma poderosa! 

Dicas para exercitar a simpatia em momentos como se apresentar em um curso a distância: 

  • sorria;
  • faça movimentos suaves e gentis; 
  • utilize um tom de voz calmo;
  • se for interrompido por um aluno, permita que ele fale; 
  • peça desculpas;
  • utilize o bom humor quando possível;
  • conte uma história. A técnica de storytelling é uma das mais efetivas formas de criar vínculos com o ouvinte. Veja o vídeo a seguir para entender melhor como ela funciona:

2. Apresente-se de forma breve e clara

A segunda dica para entender como se apresentar em um curso a distância é: fale de forma breve e clara. 

Em um momento de apresentação, não é necessário expor todo o seu currículo ou trajetória profissional. Informações como esta devem ser disponibilizadas aos alunos em um momento oportuno antes do curso ou de forma diluída ao longo dos módulos ou aulas. 

No primeiro contato, o que os alunos precisam saber é: 

  • seu nome;
  • sua área de atuação profissional ou acadêmica; 
  • de que maneira você espera contribuir para o crescimento profissional e pessoal da turma. 

3. Transmita credibilidade

Apesar da objetividade e da clareza serem requisitos básicos na hora de se apresentar em um curso a distância, não se esqueça do papel ocupado por você. É importante que os alunos consigam enxergar, na sua figura, a de um profissional capacitado o suficiente para guiá-los pela jornada educacional.

Por isso, fale de forma segura, explique sua atuação de maneira compreensível e reforce sua disponibilidade para ajudar. 

4. Disponibilize canais contínuos de comunicação 

Aliás, uma boa forma de demonstrar a disponibilidade de um tutor EAD é disponibilizando, já na primeira aula, canais contínuos de comunicação entre ele e os alunos. 

Estes canais podem ser: 

  • chat online; 
  • fórum EAD;
  • grupo de WhatsApp;
  • e-mail;
  • videoconferências e conferências de áudio;
  • etc. 

5. Além de se apresentar, estimule a apresentação dos alunos 

Por fim, uma dica de ouro para quem busca entender como se apresentar em um curso a distância. Quer quebrar o gelo e estimular a construção de vínculos entre os alunos e o tutor? Então estimule a apresentação da turma também. 

Não permita que sua aula caia no velho padrão educacional, no qual apenas os professores falam. Comece a inverter esta lógica já no primeiro dia! Estimule a participação dos alunos ao se apresentarem e compartilharem suas expectativas e temores com o curso. 

Além de criar um ambiente mais propício à troca, também te ajuda a identificar alunos que, potencialmente, precisarão de acompanhamento próximo e individualizado. 

O importante papel da plataforma EAD 

Ao entender como se apresentar em um curso a distância, você deve ter notado, também, o importante papel da plataforma EAD no processo de aproximação de tutores e alunos. 

Boas plataformas e-learning contribuem ativamente para a redução da distância entre os atores do processo educacional. Isso acontece em função dos recursos didáticos oferecidos (como os mais variados tipos de conteúdos digitais) e das ferramentas de interação integradas ao próprio LMS

Portanto, ao entender como se apresentar em um curso a distância, lembre-se de que escolher uma boa plataforma EAD para trabalhar é fundamental! Se quiser uma mãozinha nessa busca, nós podemos ajudar! 

A EAD Plataforma é a mais popular solução em EAD do país. Não à toa, ultrapassou a marca de 3 milhões de usuários do sistema interativo e dinâmico de ensino e aprendizagem a distância. 

Quer ver na pele como funcionam nossas ferramentas? Preencha o formulário e acesse a plataforma gratuitamente por 7 dias! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy