Sala de aula virtual

Sala de aula virtual: o que é, como funciona + tendência para o EAD

Durante muito tempo, prevaleceu a ideia de que uma sala de aula se restringia a um espaço físico.

Hoje, com os avanços tecnológicos e o crescimento da educação à distância, é perfeitamente possível reunir alunos e professores em uma sala de aula virtual.

A barreira geográfica não é mais um problema e as pessoas podem fazer diferentes cursos por meio da internet e interagir com colegas e tutores sem estar fisicamente no mesmo lugar.

Neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona e quais recursos uma sala de aula virtual precisa oferecer.

Continue a leitura até o final para conferir também as principais tendências para o futuro do EAD.

O que é sala de aula virtual?

A sala de aula virtual é um sistema que simula uma sala física. Trata-se de um espaço digital em que alunos e professores conseguem se reunir e interagir à distância.

Também conhecida como AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem – a sala de aula virtual oferece os recursos necessários para que os alunos possam absorver os conteúdos do curso, acessar materiais de apoio, comunicar com seus colegas e professores, realizar atividades e provas.

Veja mais: Como criar um Ambiente Virtual de Aprendizagem? Aprenda em 7 passos!

Como funciona uma sala de aula virtual?

Uma sala de aula virtual funciona totalmente em ambiente digital. Não há barreiras geográficas e, para acessá-las, basta que alunos e professores tenham acesso a um computador ou dispositivo móvel conectado à internet.

Nesse ambiente ficam disponíveis todos os materiais, conteúdos e ferramentas necessárias para fomentar o aprendizado dos alunos.

As avaliações de desempenho também podem ser realizadas em uma sala de aula virtual, assim como as interações em tempo real entre alunos e professores.

As salas de aula virtuais também funcionam como um espaço para:

  • Promover debates entre os alunos;
  • Realizar atividades de fixação dos conteúdos;
  • Gerenciar o desempenho dos alunos;
  • Fazer videoconferências;
  • Enviar arquivos de diferentes formatos.

Quais recursos uma sala de aula virtual precisa ter?

Um bom sistema de sala de aula virtual precisa ser capaz de oferecer para os usuários algumas funcionalidades consideradas essenciais para o processo de aprendizagem e ensino na modalidade EAD.

Confira abaixo alguns dos principais recursos que devem ser observados em uma sala de aula virtual, essas ferramentas devem promover a comunicação síncrona (alunos e professores se comunicam ao mesmo tempo) e assíncrona (aulas gravadas ou tutoriais, por exemplo): 

  • Biblioteca para compartilhamento de arquivos;
  • Possibilidade de realizar aulas ao vivo;
  • Chat disponível para troca de mensagens instantâneas entre alunos e professores;
  • Fóruns para debates sobre diferentes temas;
  • Possibilidade de programar notificações para não perder nenhuma aula ou compromissos.

Além disso, uma boa plataforma deve ajudar os professores e tutores a administrarem as turmas por meio de ferramentas como:

  • Área do aluno para postar notas, exercícios, listas de tarefas e prazos;
  • Sistema de provas entre módulos ou aulas;
  • Liberação automática das aulas de cada módulo do curso;
  • Relatórios de desempenho;
  • Emissão automática de certificados de conclusão do curso;

Por fim, as melhores salas de aula vestias contam também com a possibilidade de treinar o ambiente mais personalizado, intuitivo e sugito, veja:

  • Customização da interface para dar uma identidade visual ao curso online;
  • Otimização da plataforma para dispositivos móveis, como smartphones e tablets;
  • Integração com sistemas externos;
  • Plataforma com certificado de segurança SSL – Secure Socket Layer.

É importante que ao desenvolver um curso, seja fácil para seus criadores colocá-lo na plataforma de ensino, veja como fazer isso na EAD Plataforma:

Leia também: Plataforma para ministrar cursos online: dê um up nas aulas!

Tendências para a sala de aula virtual: Metaverso e Realidade Virtual

Com a transformação digital ocorrendo de forma cada vez mais acelerada, cada vez mais as tecnologias e experiências digitais estão sendo incorporadas ao aprendizado e ensino.

Dentre as várias tendências que prometem tornar as salas de aula virtuais ainda mais tecnológicas, interativas e imersivas, destacamos aqui o Metaverso e a Realidade Virtual.

Metaverso no aprendizado online

O Metaverso se refere a uma tecnologia que cria uma Realidade Virtual compartilhada. Trata-se da integração entre o ambiente online e offline que diminui o gap entre o físico e o digital.

Na educação à distância, essa tendência se propõe a oferecer para os alunos uma experiência mais completa e imersiva para os alunos. A intenção é simular situações do mundo real no mundo virtual de maneira mais realista.

Realidade virtual e ensino a distância

Com um óculos de VR, é possível transportar os alunos para uma realidade em que é rompida a fronteira entre o mundo real e o virtual.

Por exemplo, é possível colocar os alunos em cenários da História, fazer passeios virtuais por diferentes lugares do mundo, participar de jogos educativos etc.

Esse recurso tecnológico tende a gerar maior engajamento por parte dos alunos na sala de aula virtual e tornar o curso online mais interessante e menos monótono.

Este vídeo do canal “Você só dá Aula?” fala da realidade aumentada no ensino e como ela pode engajar alunos, veja:

Saiba mais: Como serão as aulas online? Conheça as tendências que chegaram para ficar

E então, ficou claro para você o que é e como funciona uma sala de aula virtual?

Fique atento às características que citamos aqui na hora de escolher a plataforma ideal para hospedar o seu curso online. Além disso, busque ser criativo e ofereça experiências marcantes e positivas para os seus alunos; quem sabe incorporar o Metaverso nas suas aulas virtuais?

Com a EAD Plataforma, seus cursos e treinamentos contam com os recursos essenciais para uma sala de aula virtual, como provas online, chat e aulas ao vivo, área do aluno, certificados e muito mais.Quer conhecer melhor essa plataforma de ensino REVOLUCIONÁRIA? Então, agende já uma apresentação e não deixe de fazer o teste grátis AGORA MESMO!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy