Conheça TUDO sobre o plano anual de treinamento para empresas!

Você já deve saber da importância de oferecer treinamentos e capacitações para os seus colaboradores, não é mesmo? Mas você sabia que criar um Plano Anual de Treinamento (pat) pode mudar completamente os resultados de aprendizagem da sua empresa?

Quando se tem uma estratégia bem desenhada por trás do oferecimento de treinamentos, os ganhos são infinitamente maiores do que os custos. E se engana quem pensa que apenas a liderança ou funções muito específicas da indústria devem estar em constante treinamento.

As grandes empresas já vêm notando isso e investindo cada vez mais na capacitação de todos os seus funcionários com planos anuais de treinamento, universidades corporativas e áreas inteiras dedicadas ao Treinamento e Desenvolvimento (T&D).

Só para se ter uma ideia, segundo a pesquisa Panorama T&D 2021/2022, 86% das empresas brasileiras têm um orçamento anual de T&D definido, enquanto 35% têm universidade corporativa.

Além disso, o formato dos treinamentos também foi avaliado. 71% dos treinamentos ocorriam presencialmente antes da pandemia. Agora, 69% ocorrem de modo EAD. 

Já está na hora de você começar também a investir em um plano anual de treinamento, não acha? 

Neste artigo você vai aprender o que é e como fazer um plano anual de treinamento e desenvolvimento!

Gostou? Então tenha uma ótima leitura!

O que é um plano anual de treinamento (pat)?

Um plano anual de treinamento (pat) é um levantamento de todos os treinamentos do ano que serão realizados por uma empresa. Nele deve constar quais são os treinamentos, quando cada um ocorrerá e para quem eles são designados.

Dessa forma, é possível estruturar de modo estratégico todos os treinamentos que a companhia oferecerá no ano. O objetivo principal do plano anual é desenvolver habilidades e competências dos funcionários de forma mais assertiva. 

Qual a importância do plano anual de treinamento?

O plano anual de treinamento é importante porque reflete tanto direta quanto indiretamente em diversas instâncias de uma empresa. Veja abaixo os pontos principais para se investir em um plano anual de treinamento. 

Aumenta a produtividade

Quando um colaborador é constantemente treinado para melhorar a sua capacidade de trabalho, não há dúvidas de que a sua produtividade melhore. Agora imagine uma empresa inteira passando por esse processo. O plano anual promove essa melhora de produtividade em massa entre os funcionários. 

Outro fator que aumenta a produtividade é o fato de que o plano anual permite que o funcionário tenha tempo para se organizar para os treinamentos designados a ele. 

Desse modo, eles podem evitar folgas e férias em datas importantes e a empresa também economiza com o oferecimento do mesmo treinamento diversas vezes, o que nos leva ao próximo ítem de importância. 

Diminui custos

O plano anual de treinamento também oferece a redução de custos, uma vez que existe um diagnóstico preliminar que indica exatamente qual área e quais times precisam realizar determinados treinamentos.

Com isso, a companhia diminui custos ao não precisar oferecer todos os treinamentos a todo mundo e, quando oferece, haverá um aumento de produtividade. 

Além disso, os planos anuais de treinamento acabam melhorando indiretamente o clima organizacional da empresa, por conta da maior motivação e consequente menor rotatividade

Agora que você já sabe o que é um plano anual de treinamento e qual a sua importância, chegou a hora de aprender como fazer um! Veja abaixo tudo o que você precisa saber para começar a aplicar um cronograma anual de treinamento na sua empresa agora mesmo!

Como fazer um cronograma anual de treinamento?

Para fazer um cronograma anual de treinamento de qualidade é necessário seguir alguns passos, descritos abaixo. 

Faça um diagnóstico 

Primeiramente, é essencial realizar um diagnóstico da situação da empresa no momento. Quais são os maiores problemas e desafios das áreas dentro da empresa? 

É a partir desse levantamento que será possível designar quais treinamentos deverão ser aplicados e para quais colaboradores. 

Para isso, você pode utilizar um Levantamento das Necessidades de Treinamento, também conhecido como LNT.

Conheça o seu orçamento

Com o diagnóstico em mãos, você precisa saber qual será o orçamento disponível para ser aplicado nos treinamentos. É com o orçamento que será possível definir, por exemplo, o formato e o tempo de duração das capacitações.

Se o seu orçamento não for compatível com as suas necessidades, comece aos poucos. Inicie os treinamentos para as áreas com os maiores gaps e desafios e, conforme atingir resultados, busque mais verbas para outros treinamentos menos urgentes. 

Crie um cronograma

O terceiro passo é criar um cronograma anual dos treinamentos, levando em consideração o calendário de atividades da empresa. 

Se possível, converse com as áreas para definirem juntos qual a melhor época de realização de determinados treinamentos, afinal, a ideia é capacitar os funcionários e não atrapalhar o seu dia a dia de trabalho.  

Colha resultados e feedbacks 

Por fim, após aplicar os treinamentos, é muito importante coletar métricas de resultados ao longo de todo ano. É com esses resultados que será possível expandir o orçamento para o ano seguinte.  

Recolha também feedbacks dos participantes após cada treinamento, sempre procurando melhorar o conteúdo e a metodologia. Para isso você pode usar formulários de feedback

Está na hora de fazer o seu plano anual de treinamento e desenvolvimento!

Um plano anual de treinamento permitirá que a sua empresa tenha uma estratégia por trás do oferecimento de capacitações. Desse modo, os treinamentos tornam-se muito mais assertivos quando direcionados para o público certo no momento certo.

Mas não se esqueça de oferecer uma boa experiência aos seus colaboradores na hora de passar os treinamentos. Isso aumentará as chances de engajamento e de retenção de conhecimento por todos.

E, se você está buscando uma plataforma para te ajudar nessa jornada, saiba que a EAD Plataforma é a solução que você precisava! 

Com mais de 2 milhões de horas de conteúdo em +50 mil cursos, a EAD Plataforma permite que você ofereça a melhor experiência de ensino à distância para cursos e treinamentos.

Nela é possível acompanhar a evolução dos alunos em tempo real, aplicar provas, emitir certificados e contar com as melhores funcionalidades para hospedar e gerenciar seu curso online. 

E com a Plataforma Corporativa você pode treinar sua equipe, oferecer cursos à distância e reduzir custos. Com ambiente restrito para alunos convidados, tenha total controle das matrículas e andamento dos alunos nos cursos.

Se interessou pela EAD Plataforma? Faça um teste grátis agora mesmo!

Neste artigo você aprendeu o que é e como fazer um plano anual de treinamento e desenvolvimento!

Conheça outros conteúdos que possam interessar: 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy