Gestão do conhecimento e inovação: entenda a importância para uma empresa

Hoje em dia não se pode mais ignorar duas áreas muito importantes e que se interligam no mundo corporativo: gestão do conhecimento e inovação.

Tratam-se de duas áreas essenciais para quem quer não apenas crescer no mercado, mas se manter por um bom tempo no topo. 

A constante busca pela inovação em todas as etapas do negócio já é uma realidade por parte das empresas brasileiras. Segundo a Pesquisa de Inovação (Pintec), divulgada pelo IBGE em 2020, 33,6% de 116.962 empresas brasileiras com dez ou mais trabalhadores fizeram algum tipo de inovação em produtos ou processos. 

Já a gestão do conhecimento começou a ser discutida no Brasil em meados da década de 1990. Essa área administra a produção de dados e informações e os transforma em conhecimento para ser usado estrategicamente pela empresa.

Mas você sabia que para um melhor resultado competitivo, é essencial que essas duas áreas estejam interligadas e conversem constantemente entre si?

Neste artigo você vai aprender o que é gestão do conhecimento e inovação, como elas se relacionam e como aplicá-las de forma correta em uma empresa para garantir um bom crescimento.

Gostou? Então continue a leitura até o final e transforme a inovação e a gestão do conhecimento da sua empresa! 

O que é inovação e gestão do conhecimento

Antes de você entender como a inovação e a gestão do conhecimento se relacionam entre si, vamos explicar brevemente o que cada um desses termos significa para o mundo corporativo.

Inovação

A inovação nada mais é do que a criação de soluções, com o auxílio da tecnologia, para problemas ou desafios pré-existentes na companhia.

A inovação pode ser criada em três situações diferentes:

  • Inovação de produto: quando a solução gerada resulta num produto inovador;
  • Inovação de processo: quando a solução gerada resulta num processo melhor;
  • Inovação de modelo de negócio: quando a solução gerada resulta em um novo modelo de negócio para a empresa.

Quanto maior for a capacidade da empresa inovar, maior será sua vantagem competitiva no mercado.

“A inovação distingue um líder de um seguidor”

Steve Jobs

Gestão do conhecimento

Segundo o estudo Gestão do Conhecimento nas Organizações, “gerenciar o conhecimento organizacional é saber qual o conhecimento almejado, como é criado e convertido e como se prepara o ambiente organizacional para melhor usufruir dele”. 

Sendo assim, a gestão do conhecimento nada mais é do que a administração do conhecimento interno e externo à empresa de forma estratégica a partir de dados e informações, agregando valor ao negócio.

Portanto, quando se trata de gestão do conhecimento e inovação, a gestão do conhecimento auxilia nos rumos da inovação dentro da empresa. 

“Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe”

Aldous Huxley

Gestão do conhecimento e inovação nas empresas: importância 

Agora que você já entendeu o que cada termo significa e até mesmo um pouco da relação entre eles, vamos abordar melhor a questão da gestão do conhecimento e inovação nas empresas. 

Resumindo, a gestão do conhecimento tem o papel de descobrir a melhor forma de aplicar um conhecimento com a finalidade de melhorar algum produto, processo ou modelo de negócio da empresa.

E é aí que entra o papel da inovação. É ela quem vai, a partir do conhecimento obtido e por meio da criatividade, criar uma solução para um problema ou desafio. 

Essa relação entre ambas influencia em diversas áreas internas da empresa.

Uma dessas áreas é a própria liderança. A gestão do conhecimento e a inovação aliadas auxiliam em uma tomada de decisão mais assertiva da liderança para os rumos da empresa, por exemplo. 

A inovação e a gestão do conhecimento também possibilitam o desenvolvimento de novas competências por parte dos colaboradores, desde que sejam constantemente transmitidas. 

Além disso, a gestão do conhecimento e a inovação trazem benefícios tanto para o negócio, quanto para a cultura organizacional de inovação da empresa. Isso porque cria um ambiente propício para a solução de problemas. 

Criatividade e inovação na gestão do conhecimento

Como vimos, a criatividade e a inovação na gestão do conhecimento são essenciais para a criação de soluções em uma empresa. 

Ainda segundo o estudo Gestão do Conhecimento nas Organizações, há 4 estágios que devem ser seguidos para chegar na inovação por meio da gestão do conhecimento: 

  1. Obtenção da informação;
  2. Tratamento da informação;
  3. Transformação da informação em conhecimento;
  4. Transformação do conhecimento em inovação.

Sendo assim, a gestão do conhecimento só será efetiva se o que ela gera se torne inovação.

Por isso é muito importante que as inovações sejam passadas para os funcionários por meio de treinamentos e capacitações periódicas. Dessa forma, a gestão do conhecimento e a inovação estarão interligadas. 

A relação entre gestão do conhecimento e inovação

Tanto a inovação quanto a gestão do conhecimento são essenciais para o desenvolvimento de soluções que possam impulsionar um bom negócio. A gestão do conhecimento fornece dados, informações e estratégia e a inovação gera soluções. 

Uma é interdependente da outra, afinal, como gerar inovação sem conhecimento e vice-versa? 

Neste artigo você aprendeu o que é gestão do conhecimento e inovação nas empresas, como elas se relacionam e como aplicá-las de forma correta para garantir um bom crescimento.

Mas para isso é necessário treinamentos e capacitações para que seus colaboradores possam acessar esse todo o conhecimento e inovação que são gerados. É aí que entra a necessidade de capacitação contínua dos colaboradores da sua empresa.

E para isso você precisa conhecer a EAD Plataforma, que com mais de 2 milhões de horas de conteúdo em +50 mil cursos, permite que você ofereça a melhor experiência de ensino à distância para cursos e treinamentos.

Acompanhe a evolução dos funcionários em tempo real, aplique provas, emita certificados e conte com as melhores funcionalidades para hospedar e gerenciar seu curso online.

Além disso, você também conta com proteção contra downloads e segurança para seu conteúdo.

Gostou da EAD Plataforma? Faça um teste grátis e comece agora a utilizar a mais completa plataforma de ensino a distância.

Conheça outros conteúdo que possam interessar:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy