treinamento de feedback

Descubra a importância e como fazer um treinamento de feedback em 3 passos! 

O treinamento de feedback é essencial para impulsionar ainda mais os resultados de qualquer time de uma organização, e assim, torná-la em uma equipe de alta performance. Afinal, esse recurso é uma mina de ouro para aprimorar as habilidades de um profissional.

Mas, será que os líderes – responsáveis por fornecer o feedback aos seus liderados – sabem orientar da melhor maneira possível para o crescimento da empresa? Será que, de fato, o feedback que seus colaboradores estão recebendo são transformadores, ou desencorajadores?

Esses são pontos que merecem total atenção, já que a qualidade dessa ferramenta varia conforme a competência do líder/gestor em saber repassar uma opinião que realmente irá agregar para o profissional em questão.

Para você entender mais sobre esse assunto, continue a leitura até o final, visto que ao longo deste conteúdo detalharemos:

  • o que é treinamento de feedback;
  • qual a importância do  treinamento de feedback;
  • como fazer o melhor treinamento de feedback em 3 passos práticos (com dinâmicas)

Preparado?

Então, vamos lá!

O que é treinamento de feedback?

Um treinamento de feedback é uma espécie de apresentação/reunião que a organização oferece para todos os seus gestores e líderes, com o objetivo de aprimorar suas habilidades de comunicação para momentos de feedback para com seus liderados.

Esse treinamento é essencial para alertar os líderes de que o feedback é um recurso valioso para alavancar o potencial de todos os colaboradores, e por isso, é preciso saber como explorá-lo do jeito certo.

Ele pode ser oferecido pela empresa de diversas formas, seja por meio de uma apresentação, ou até mesmo dinâmicas para reforçar ainda mais o entendimento sobre o assunto com práticas.

Qual a importância do treinamento de feedback?

O feedback por si só já é um recurso extremamente poderoso, já que ele é o responsável por indicar em quais pontos um profissional precisa melhorar para impulsionar ainda mais sua carreira, e claro, os resultados da empresa onde atua.

Porém, para que esse momento seja algo transformador positivamente é preciso que os líderes estejam preparados para orientarem e conduzir os funcionários rumo a evolução e aprendizado. Afinal, é ele o responsável por alinhar os resultados da equipe com os objetivos e expectativas da empresa.

Vale reforçar que o feedback deve ser uma prática diária, e os gestores precisam estar cientes de como tornar disso um hábito. Seja por meio de um simples elogio pela execução bem feita de uma tarefa, ou para ajustar algum comportamento inadequado de um colaborador.

Mas para isso ser feito da melhor forma possível, é preciso que o treinamento de feedback para gestores faça parte da empresa desde o início. E a boa notícia é que no próximo tópico explicaremos como fazer um treinamento de feedback eficiente em apenas 3 passos, continue com a gente!

Como fazer o melhor treinamento de feedback em 3 passos práticos!

Deixe todos os colabores cientes da importância do feedback

Reúna todos os colaboradores e faça uma reunião explicando sobre a importância do feedback e todos os efeitos positivos que esse recurso é capaz de oferecer para a evolução tanto da empresa, quanto para os funcionários individualmente.

Desta forma, você irá engajar todos os funcionários – incluindo líderes e gestores – e deixá-los mais empolgados sobre esse momento, já que essa ferramenta só tende a aprimorar ainda mais as habilidades de todos os profissionais.

Faça dinâmicas no treinamento de feedback

Sabe aquela dinâmica que coloca todo mundo para pôr a mão na massa? Então, elas são perfeitas para treinamentos de feedback, já que são capazes de trazer um ensinamento sobre determinado assunto de forma lúdica e divertida.

Para te ajudar, separamos uma dinâmica para treinamento de feedback para você aplicar em seu negócio. 

Dinâmica para treinamento de feedback (Lego)

Ela é uma dinâmica bem simples, mas totalmente apta para ensinar gestores a realizarem feedback eficientemente por meio da objetificação de ideias. Em outras palavras, fazendo com que eles falem de coisas e não de pessoas.

Reúna todos os líderes e gestores de sua equipe, dê a eles um problema para ser resolvido e peça que criem uma solução capaz de eliminar esse problema usando peças de Lego, dentro de 10 minutos.

Logo depois, peça que cada um explique sobre a sua solução, além de dizer qual foi a maior dificuldade que encontrou para desenvolvê-la. Em seguida, peça que falem sobre a solução criada por seus colegas de trabalho apontando o motivo que ela poderia dar certo ou o porquê não daria.

Ao final da dinâmica, peça para que votem na melhor solução conforme a explicação, e premiem o grande vencedor.

Essa prática mostrará aos líderes o quanto é difícil apontar erros sobre a solução de seus outros colegas, sem gerar desconforto e que traga realmente insights valiosos para a resolução do problema. 

Deste modo, eles terão vários insights sobre como dar feedbacks efetivos e construtivos a pessoas também.

Forneça dicas pontuais sobre como dar feedback construtivo

Além das dinâmicas e apresentações com os principais pontos para tornar o momento de feedback ainda mais valioso, é importante dar dicas práticas para os gestores saberem exatamente como explorar esse recurso do melhor jeito possível.

Os líderes devem entender que o momento de feedback não deve ser aplicado como um puxão de orelha, ou momento mega desconfortável para o colaborador. Mas sim, que é um momento de crescimento e aprendizado quando colocado de um modo eficiente.

Algumas dicas práticas para esse momento são:

  • escolha um ambiente adequado;
  • mantenha a boa comunicação;
  • exercite a empatia;
  • seja pontual;
  • aja com inteligência emocional;
  • acompanhe a evolução do colaborador pós-feedback.

Pronto para colocar em prática?

Agora que você já tem em mãos todas as informações necessárias para fornecer um treinamento de feedback eficiente, chegou a hora de colocar a mão na massa e aplicar em seu negócio!

Aproveite e deixe nos comentários sua opinião sobre este conteúdo. Ficaremos felizes em saber que ele te ajudou de alguma forma.

Além disso, confira outros conteúdos que podem te ajudar nessa jornada:

Até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy