Trilha de aprendizagem organizacional: como turbinar o conhecimento da sua equipe?

Garantir que o público interno de uma empresa recicle aprendizados e conheça novas formas de autogestão faz com que a companhia eleve sua cultura e turbine o seu desenvolvimento. É justamente para isso que existe uma trilha de aprendizado organizacional.

As trilhas de aprendizagem são basicamente sequências de atividades que levam a um ou mais ensinamentos. Mas a diferença está no formato: nelas, o caminho para o conhecimento é diversificado e, consequentemente, mais fácil e orgânico para quem está aprendendo.

Elas são interessantes para um assunto em que o colaborador realmente precisa reter um conhecimento específico ou novas informações. E os formatos podem variar de presencial, híbrido ou remoto.

As trilhas são alternativas mais inovadoras do que os treinamentos empresariais. Com uma trilha de aprendizagem organizacional, é possível dividir o ensino em diversas etapas, fragmentando o conteúdo e mesclando com atividades práticas e plataformas multimídias. 

Desse modo o colaborador ganha conhecimento e a empresa adquire novas competências e habilidades.

Neste artigo você vai aprender o que é trilha de aprendizagem organizacional, por que é interessante aplicá-la em uma empresa, seus diferentes tipos e ainda vai descobrir tudo o que é necessário para criar uma! Gostou? Então continue por aqui!

“Conhecimento é poder, mas conhecimento sobre si mesmo é auto-capacitação”

Joe Dispenza

O que é trilha de aprendizagem organizacional?

Como já dito anteriormente, uma trilha de aprendizagem é uma sequência de atividades que levam a um conhecimento. Cada etapa tem um formato diferente, mas são complementares entre si. 

Desse modo, é possível construir um conhecimento sobre um tema aos poucos e de forma completa, garantindo que ele seja assimilado, o que pode acontecer por meio de: palestras, vídeos, livros, podcasts, aulas práticas, tudo por etapas, para fixar bem a aprendizagem.

Uma trilha de aprendizagem organizacional, portanto, é uma versão adaptada para questões internas de uma empresa. 

Elas são muito interessantes para esse ambiente porque ao investir no desenvolvimento do colaborador, a empresa também investe em sua própria cultura organizacional .  

Neste sentido, é válido ressaltar que os profissionais são estimulados a serem proativos com suas capacitações e buscar por novos conhecimentos que possam agregar no dia a dia de trabalho.

Esse modelo possibilita: 

  • Mais flexibilidade e autonomia para o colaborador;
  • Uma experiência holística sobre o assunto que precisa ser aprendido;
  • Uma diversidade de estímulos.

Tudo isso garante que o processo de aprendizagem alcance diferentes perfis de profissionais, já que utiliza diversos formatos. Essa abordagem é interessante pois leva em conta que cada ser humano aprende de uma forma pessoal e específica.

Leia também: Soft skills nas empresas: o que são, mais demandadas, e como desenvolver! [Guia completo]

Tipos de trilha de aprendizagem

Podemos separar as trilhas de aprendizagem organizacional em dois tipos de acordo com a metodologia:

  • Linear: quando o ensino segue uma sequência. É preciso realizar os módulos na ordem em que são apresentados;
  • Agrupada: quando o ensino não precisa seguir uma sequência. É possível escolher a ordem dos módulos apresentados sem perda na qualidade da aprendizagem.

No momento de criar uma trilha de aprendizagem é interessante pensar no público envolvido. Um colaborador que apresenta dificuldades de organização ou pouca proatividade terá mais dificuldade em realizar a trilha agrupada. 

Já um profissional que preza pela sua autonomia não se sentirá estimulado com a trilha linear.

Também podemos separar as trilhas de aprendizagem em outros três tipos de acordo com o formato:

  • Presencial;
  • Híbrido;
  • EAD.

Depois de saber tudo sobre as trilhas de aprendizagem, está na hora de saber por que deve começar a aplicar na sua empresa.

“Capacitação é sempre um investimento, nunca um custo”

Welivelton Jhony

Trilhas de aprendizagem como estratégia de td&e

A trilha de aprendizagem organizacional é muito importante para as áreas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa.

Nesse artigo do Senac, é possível ter um panorama melhor sobre as trilhas de aprendizagem aplicada à educação corporativa e a gestão por competências

Nele, é mostrada a importância da educação corporativa para o desenvolvimento das organizações e como as trilhas de aprendizagens são uma inovação frente aos treinamentos tradicionais que ainda são aplicados em diversos lugares.

Mas se ainda não está convencido, confira abaixo mais alguns pontos positivos das trilhas de aprendizagem como estratégia de td&e: 

  • Personaliza o ensino: nas trilhas de aprendizagem é levado em consideração as características de cada profissional para maior aproveitamento;
  • Traz autonomia: o profissional toma as rédeas de sua aprendizagem;
  • Desenvolve competências valiosas: desenvolve ainda mais proatividade e o engajamento do profissional, criando uma cultura empresarial muito rica.

É importante destacar que uma trilha de aprendizagem organizacional não serve apenas para liderados. A liderança também pode se beneficiar muito desse formato. 

Trilhas de aprendizagem para liderança

As trilhas de aprendizagem para líderes são muito interessantes para desenvolver competências específicas, como negociação e gestão de conflitos, feedback e gerenciamento do tempo.

Por meio de atividades presenciais e online, cases, testes, dinâmicas e entrevistas com foco em competências, expectativas e valores de carreira, é possível aumentar o conhecimento dos líderes e humanizá-los mais para lidar com os seus liderados no dia a dia de trabalho.

Independentemente do público, as trilhas de aprendizagem organizacional são interessantes para desenvolver as competências de todas as equipe de uma empresa, desde que sejam adaptadas para cada uma.

Como fazer uma trilha de aprendizagem organizacional?

Chegou o momento de finalmente aprender como montar uma trilha de aprendizagem organizacional.

Há duas motivações principais para criar uma trilha de aprendizagem organizacional:

  1. Para solucionar problemas que devem ser resolvidos na organização;
  2. Para capacitar colaboradores sobre conhecimentos necessários a respeito da empresa ou do produto/serviço que está oferecendo.

No caso da primeira motivação, deve-se identificar, por exemplo, quais áreas têm enfrentado situações como dificuldade no atingimento de metas e grande rotatividade. Inicie a aplicação da trilha para solucionar os principais déficits das equipes. 

Já no caso da segunda, é muito importante que os colaboradores conheçam muito bem a empresa onde trabalham e o produto ou serviço ofertado. Comece a aplicar as trilhas primeiro para as equipes de vendas e vá ampliando as áreas aos poucos.

Veja abaixo o passo a passo para definir a sua trilha de aprendizagem organizacional:

  1. Defina o objetivo da trilha;
  2. Analise bem o seu público;
  3. Defina os formatos e conteúdos;
  4. Colete feedbacks e os utilize para aprimorar as próximas trilhas.

Tendo definido o planejamento da sua trilha e definido o formato, chegou a hora de colocá-lo em prática.

Você pode optar por versões híbridas ou presenciais, mas uma trilha de aprendizagem EaD trará muito mais autonomia e independência para os colaboradores. É por isso que em um ambiente empresarial, frequentemente pode se mostrar a melhor solução.

Mas saiba que para desenvolver uma trilha EaD é necessário ter uma boa plataforma que não te deixará na mão.

Saiba mais: Elaboração de conteúdo para EAD: como organizar melhor minhas aulas?

Trilha de aprendizagem EAD

As trilhas de aprendizagem organizacional em formato EAD estão se destacando no ramo. Isso frente ao atual cenário de trabalho remoto e praticidade que está ganhando o cotidiano dos brasileiros. 

Nessa pesquisa chamada “Panorama do Treinamento no Brasil” de 2021-2022, foi constatado que há 2 anos, 71% do treinamento realizado pelas empresas brasileiras era presencial. Agora, 69% de todo o treinamento formal dessas mesmas empresas é remoto.

As trilhas EAD se mostram muito mais fáceis de serem acessadas por todos os colaboradores e muito mais cômodas para serem realizadas de qualquer lugar.

Se você pretende fazer uma trilha de aprendizagem organizacional nesse formato, a EAD Plataforma é ideal para desenvolver as melhores trilhas de aprendizagem de todos os tipos.

Com ela, é possível ter total visão do processo que os seus colaboradores estão desenvolvendo. Além de ter em mãos uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização.

Confira as funcionalidades da EAD Plataforma:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Assinatura com recorrência;
  • Gestão de alunos;
  • Certificados;
  • Múltiplos Professores;
  • Provas.

Conheça também os dois formatos para utilizar a EAD Plataforma:

  • Plataforma Corporativa: treine sua equipe, ofereça cursos à distância e reduza custos. Com ambiente restrito para alunos convidados, tenha total controle das matrículas e andamento dos alunos nos cursos.
  • Plataforma Comercial: venda Cursos Online, como uma loja virtual com carrinho de compras e disponível para o público 24h. Com matrículas liberadas automaticamente após a confirmação de pagamento do aluno.

Gostou da ideia? Então faça um teste grátis primeiro para ter certeza de que ela é isso tudo mesmo e muito mais! 

Agora que já sabe tudo sobre a trilha de aprendizagem organizacional, está na hora de colocar em prática e turbinar o conhecimento da sua equipe!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy