Produtividade, educação continuada, gestão do conhecimento. Empresas que possuem universidade corporativa têm esses atributos como parte da rotina.
Prova disso é o estudo da Association for Talent Development (ATD), que afirma que empresas que oferecem programas robustos de treinamento e universidades corporativas têm 218% mais retorno em produtividade por colaborador do que empresas que não investem na prática.
Impressionante, não é?
Se sua organização está pensando em investir na tendência, você deve continuar a leitura deste artigo. Falaremos sobre conceitos, benefícios e 4 exemplos de empresas que possuem universidade corporativa para inspirar e fazer benchmarking!
Recapitulando: o que é universidade corporativa?
Se você acompanha o blog da EAD Plataforma, já sabe com detalhes o que é universidade corporativa. Porém, vamos recapitular o conceito por aqui antes de partirmos para os exemplos de empresas que possuem universidade corporativa.
Trata-se de uma ferramenta educacional voltada para o desenvolvimento do time de colaboradores de uma empresa.
A universidade corporativa é um órgão educacional desenvolvido pela própria organização, não tendo, portanto, nenhum tipo de vínculo necessário com o MEC ou as legislações de cursos livres ou EAD.
Entretanto, embora não seja regida pela legislação do segmento, a universidade corporativa é um órgão sério de gestão do conhecimento nas empresas. Isso significa que oferece diversos cursos, formações, atualizações e oportunidades de desenvolvimento aos colaboradores.
Por que sua empresa deve investir em uma universidade corporativa?
Falar sobre as vantagens da educação corporativa é fácil. Afinal, investir em conhecimento só traz benefícios às empresas que possuem universidade corporativa.
Dessa forma, pontuaremos 3 das inúmeras razões pelas quais a sua organização deve investir em uma universidade corporativa.
1. Melhor clima organizacional
Empresas que possuem universidade corporativa oferecem a seus colaboradores um ambiente de trabalho mais motivador e estimulante.
Prova disso é a pesquisa divulgada pela Harvard Business Review. A publicação aponta que trabalhar em uma empresa que possibilite o desenvolvimento e o aprendizado é o fator número 1 para que os colaboradores se sintam “felizes” em um ambiente corporativo.
2. Maiores índices de retenção
Outro benefício vivenciado por empresas que possuem universidade corporativa é o aumento no índice de retenção dos colaboradores.
Isso significa que menos empregados deixam o trabalho em busca de melhores oportunidades. Afinal de contas, uma empresa que estimula o aprendizado contínuo e oferece os meios de alcançá-lo é o sonho de consumo de qualquer funcionário, não é mesmo?
3. Gestão do conhecimento efetiva
Fazer uma boa gestão do conhecimento é um objetivo comum para as empresas. Isso acontece porque o ambiente corporativo é estimulante e propício para o desenvolvimento de teorias, técnicas, versões de projetos e novas formas de executar tarefas.
O grande desafio reside em encontrar uma forma de garantir que o conhecimento adquirido nas empresas seja cultivado e compartilhado — desafio este que é solucionado com a presença da universidade corporativa.
4 empresas que possuem universidade corporativa
Após recapitularmos conceitos e elencarmos algumas vantagens da prática, chegou a hora de conhecermos 5 empresas que possuem universidade corporativa.
São cases inspiradores de organizações que aproveitaram o crescimento da EAD e o surgimento de diversas metodologias de aprendizagem para disseminar a educação continuada na rotina corporativa.
Faculdade Unimed
A Faculdade Unimed não é nosso primeiro exemplo de empresas que possuem universidade corporativa à toa. Escolhemos a instituição por se tratar de um case realmente inspirador.
Além de funcionar como banco de conhecimento para os colaboradores do Sistema Unimed, a Faculdade Unimed enxergou a oportunidade de ampliar seu universo de atuação.
Atualmente, a Faculdade Unimed é credenciada como uma Instituição de Ensino Superior e oferece cursos completos de graduação, cursos livres e especializações a todos os interessados.
Visite o portal da Faculdade Unimed para conhecer mais sobre a iniciativa.
Universidade AmBev
A universidade AmBev foi criada em 1995, inicialmente como Universidade Brahma. O objetivo era oferecer treinamentos a todas as unidades e níveis hierárquicos da Companhia.
Atualmente, a universidade é segmentada em três macro-eixos temáticos:
- Liderança e Cultura;
- Funcional;
- Método.
Cada eixo conta com programas que estimulam o crescimento profissional em duas direções: na transição de funções e cargos (crescimento vertical) e na evolução dentro da própria função (crescimento horizontal).
Universidade do Hamburguer
Só de ler o nome, você saberia dizer de qual empresa esta universidade corporativa faz parte?
Se você respondeu McDonald’s, acertou em cheio!
A Hamburger University, ou Universidade do Hamburguer, oferece cursos e um espaço educacional robusto para os colaboradores da rede mundial de fast food. No local, são desenvolvidos valores relacionados à empresa por meio de treinamentos para toda a equipe.
Conheça melhor o projeto do McDonald’s no vídeo abaixo:
Universidade Corporativa Sebrae
A última de nossa lista de empresas que possuem universidade corporativa é o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
A Universidade Corporativa Sebrae foi fundada em 2008, e em 2015, realizou a formação de 3.456 multiplicadores de soluções do Sebrae.
Os cursos são direcionados para colaboradores, credenciados e parceiros do Sistema Sebrae – Agentes Locais de Inovação, Agentes de Desenvolvimento e Agentes de Orientação Empresarial – , que podem se cadastrar para acessar o portfólio de cursos oferecidos.
Os cursos podem ser realizados na modalidade EAD ou in company e conferem certificado.
Agora você já conhece 4 exemplos inspiradores de empresas que possuem universidade corporativa. Quer dar um passo à frente e oferecer você também um local de aprendizado e capacitação para seus funcionários?
A EAD Plataforma é uma solução completa, com excelente custo benefício, que permite que você crie, hospede e gerencie treinamentos corporativos.
Além de contar com diversas funcionalidades para tornar as capacitações mais dinâmicas, a plataforma permite o acompanhamento em tempo real do desempenho de cada colaborador. Interessante, não é?
Então, se você também deseja oferecer uma universidade corporativa, acesse essa página e confira como nossa solução pode te ajudar nessa tarefa.
- Como criar um Plano de Desenvolvimento individual de sucesso? - 3 de outubro de 2024
- Avaliação 360 graus: o que é e como implementar - 1 de outubro de 2024
- Vendas no varejo: como alavancar + 10 ações para implementar - 30 de setembro de 2024