benchmarking

Tudo o que você precisa saber sobre benchmarking: o que é, para que serve, tipos, vantagens, como fazer e ferramentas

Você alguma vez já parou para dar aquela “espiadinha” no que os seus concorrentes estão fazendo? Já pensou como a sua empresa tem se saído em comparação com a concorrência?

Fazer esse comparativo e olhar com um pouco mais de atenção para as outras empresas que atuam no mesmo mercado que a sua é uma prática necessária para se ter uma dimensão mais clara sobre o atual nível de competitividade do seu modelo de negócio e do valor que você consegue gerar por meio de suas soluções e estratégias.

Essa prática de olhar para o outro, fazer comparações e se inspirar em ações bem sucedidas tem um nome: benchmarking.

Nas próximas linhas deste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o que é benchmarking, as vantagens que isso pode trazer para a sua empresa e quais são os tipos de benchmarking:

  1. Benchmarking Competitivo;
  2. Benchmarking Genérico;
  3. Benchmarking Funcional;
  4. Benchmarking Interno;
  5. Benchmarking de Cooperação;
  6. Benchmarking de marketing.

Convidamos você a prosseguir com a leitura para conferir também quais ferramentas de benchmarking utilizar e, além disso, um passo a passo de como fazer benchmarking:

  • Escolha quais empresas você quer avaliar;
  • Defina o foco do benchmarking e os indicadores que serão analisados;
  • Colete os dados para o benchmarking;
  • Analise comparativamente as informações que você conseguiu coletar;
  • Monte um relatório com as conclusões da sua análise.

Benchmark: o que é e para que serve?

“Benchmark” é um termo em inglês que pode ser traduzido como “referência”. Logo, o benchmarking é uma prática muito comum no mundo dos negócios em que os resultados e as melhores práticas adotadas pelos principais players do mercado são tidos como referência para outras empresas.

É possível também definir o que é benchmarking como uma análise estratégica que busca fazer um comparativo entre a sua empresa e aquelas que atuam no mesmo setor que o seu.

O objetivo dessa comparação é analisar o desempenho das suas soluções e estratégias de negócio em relação aos seus concorrentes, tendo eles como referência.

Trata-se de um estudo da concorrência que favorece a obtenção de insights valiosos, tendo como inspiração boas práticas que deram certo em outras empresas e que podem ser adaptadas à realidade do seu modelo de negócio.

Além disso, o benchmarking serve também para que a empresa aprenda não apenas com os acertos de seus concorrentes, mas também com os erros, evitando cometê-los também.

Este vídeo da Caput Consultoria traz mais informações sobre o que é benchmarking:

Fique de olho: Exemplos de treinamento nas empresas para times de sucesso

Quais são os tipos de benchmarking?

Existem diferentes tipos de benchmarking para realizar análises comparativas e estabelecer pontos de referência para melhorar produtos, serviços e processos da sua empresa.

Confira abaixo quais são os principais tipos de benchmarking que você pode adotar no seu modelo de negócio.

1 – Benchmarking Competitivo

No benchmarking competitivo, utilizam-se os concorrentes como referência para as análises comparativas.

O objetivo desse tipo de benchmarking é avaliar como a sua empresa se sai em relação à concorrência.

Para a análise de benchmarking competitivo, costuma-se utilizar dados que a própria empresa concorrente divulga, como faturamento e participação no mercado.

Você também pode avaliar os produtos que os seus concorrentes desenvolvem e comercializam. 

No setor automotivo, por exemplo, é comum que uma empresa desmonte o carro da concorrente para avaliar os pontos fortes e fracos e obter insights sobre o que pode ser replicado nos automóveis dessa empresa que conduz o benchmarking competitivo.

2 – Benchmarking Genérico

Geralmente, o benchmarking genérico é aplicado nos casos em que busca-se comparar os processos entre as empresas. Porém, essas empresas não são necessariamente concorrentes.

Esse tipo de benchmarking é pertinente quando a empresa que realiza essa análise comparativa está interessada em melhorar os seus processos internos.

Por exemplo, empresas de diferentes setores se inspiram no modelo de produção enxuta criado pela Toyota, buscando reduzir custos e falhas, aumentar a produtividade das equipes de trabalho e garantir maior agilidade na execução das tarefas. 

3 – Benchmarking Funcional

No benchmarking do tipo funcional, o foco está em fazer análises comparativas entre empresas pertencentes a diferentes segmentos do mercado.

Apesar de não ser uma concorrente, a empresa com a qual é feito o benchmarking funcional desempenha funções semelhantes a sua.

Por exemplo, uma fábrica de alimentos ou de tecidos pode fazer o benchmarking do processo de fabricação de automóveis da Toyota para avaliar como é possível tornar o seu processo produtivo tão ágil quanto o dessa fabricante.

Essa é uma forma de aprender as melhores práticas e estratégias de empresas já estabelecidas e que são referência no mercado em que atuam.

4 – Benchmarking Interno

Como o próprio nome sugere, o benchmarking interno é feito dentro da própria organização.

A análise comparativa pode ser feita entre os diferentes setores da empresa e também entre lojas filiais.

Uma filial pode fazer o benchmarking interno para avaliar, por exemplo, como uma loja de outra cidade tem conseguido obter níveis excelentes de satisfação dos clientes.

5 – Benchmarking de Cooperação

No benchmarking de cooperação, duas ou mais empresas topam “trocar figurinhas”. Elas estabelecem uma parceria visando compartilhar suas experiências em diferentes ou semelhantes áreas do negócio.

O objetivo desse tipo de benchmarking é a ajuda mútua. Uma empresa mostra para a outra como obteve sucesso em um aspecto e, juntas, elas conseguem obter insights sobre quais melhorias podem ser implementadas.

6 – Benchmarking de marketing

O benchmarking de marketing tem como foco as práticas e estratégias de marketing bem sucedidas adotadas por outras empresas e com potencial de serem replicadas na sua empresa.

Esse tipo de benchmarking permite examinar a eficácia das suas estratégias em relação aos concorrentes e a outras empresas de segmentos diferentes que têm obtido bons resultados com tais estratégias.

No benchmarking de marketing, você pode avaliar aspectos como

  • geração de leads;
  • tráfego de visitantes no site da loja;
  • presença e posicionamento nas redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • campanha de remarketing;
  • tom e linguagem adotados para se comunicar com o público;
  • principais canais utilizados.

A partir da avaliação desses e de outros pontos, é possível criar um modelo que servirá como referência para a sua empresa na condução das estratégias de marketing.

Veja, neste vídeo da LabD, um resumo rápido das características do benchmark, além das definições dos princípios tipos de benchmarking:

Quais são as vantagens de fazer benchmarking?

O benchmarking, seja qual for o tipo que citamos anteriormente, é uma ferramenta de gestão valiosa. Por meio dele, é possível encontrar maneiras de aprimorar processos e produtos e alcançar resultados que tornem a empresa mais competitiva.

Confira abaixo outras vantagens de aderir ao benchmarking:

  • aumento da lucratividade;
  • maior produtividade;
  • favorece o autoconhecimento da organização;
  • acompanhamento das mudanças e inovações no mercado;
  • identificação das áreas do negócio que precisam ser melhoradas;
  • maior clareza sobre quais erros evitar cometer;
  • facilidade para tomar decisões importantes, como novos investimentos;
  • criação de um plano para colocar a empresa na rota de crescimento.

Veja também: 7 técnicas para investir no desenvolvimento organizacional

Benchmarking: como fazer a partir de 5 passos

Agora que você já sabe o que é benchmarking, os diferentes tipos e vantagens, que tal descobrir como fazer benchmarking?

Confira a seguir um passo a passo para implementar o benchmarking na sua empresa.

Para colocar tudo o que explicamos acima em prática, você pode seguir algumas etapas.

Passo 1 – Escolha quais empresas você quer avaliar

O primeiro passo de como fazer benchmarking consiste em selecionar as empresas para fazer a avaliação comparativa com a sua. Escolha aquelas que mais se destacam no mercado e que costumam apresentar um melhor desempenho.

Essas empresas podem ser tanto as suas concorrentes como também pertencerem a outros segmentos do mercado.

Passo 2 – Defina o foco do benchmarking e os indicadores que serão analisados

O passo seguinte é estabelecer quais áreas específicas serão o foco do seu benchmarking. Você quer avaliar o marketing? O processo produtivo? O atendimento ao cliente?

Para uma avaliação comparativa sólida, defina os indicadores de performance que fornecerão dados concretos.

Passo 3 – Colete os dados para o benchmarking

Esse é o momento em que você deve coletar os dados das empresas que serão o alvo do seu benchmarking e também os dados da sua empresa, tendo em vista que se trata de uma análise comparativa.

Passo 4 – Analise comparativamente as informações que você conseguiu coletar

Neste passo, você deve conduzir, de fato, a análise comparativa e avaliar o que deu certo nas outras empresas e que pode servir de inspiração para o seu modelo de negócio.

Além disso, é nesse momento que você deve identificar também os erros cometidos por outras empresas e que você deve evitar cometer na sua.

Passo 5 – Monte um relatório com as conclusões da sua análise

Por fim, no último passo de como fazer benchmarking, formalize as suas conclusões em um relatório e trace um plano para implementar as mudanças e melhorias com base na sua análise.

Mostre quais foram as oportunidades identificadas e as ameaças que devem ser evitadas.

São muitos os detalhes do benchmarking, por isso, trouxemos mais este vídeo, do canal Empresa Autogerenciável. Ele promete te ensinar a economizar 5 anos em 1, será mesmo? Confira:

Exemplos de ferramenta de benchmarking

O trabalho de benchmarking pode ser facilitado com o uso de boas ferramentas que vão te ajudar na coleta e análise de dados das outras empresas.

Alguns exemplos de ferramenta de benchmarking são listados a seguir.

SimilarWeb

A SimilarWeb é uma plataforma que possibilita o acesso a dados e indicadores sobre os sites de outras empresas que você quer monitorar.

A partir das informações coletadas pelo SimilarWeb, você pode ter novas ideias sobre como se diferenciar e tentar replicar determinadas estratégias, adaptando à realidade do seu negócio.

Dentre os dados que você consegue acessar com essa ferramenta de benchmarking, destacamos:

  • rankeamento global;
  • total de visitas;
  • páginas mais navegadas;
  • tempo médio de cada visita
  • bounce rate;
  • origem dos cliques e acessos.

Analytics das redes sociais

Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube são as principais redes sociais da atualidade e todas elas possuem uma ferramenta de analytics que permite, dentre outras coisas, coletar dados sobre a presença de outras empresas nessas plataformas.

Dessa forma, você consegue comparar a performance das suas campanhas online com a de seus concorrentes e o crescimento de outras páginas.

Veja também: Voe mais alto com 15 ferramentas de marketing digital grátis

Bom, o benchmarking é uma prática indispensável para empresas que querem se destacar no mercado e aumentar sua competitividade, não importa o tamanho ou o segmento em que ela atua.

Então, siga os passos que mostramos aqui e aprenda com os erros e acertos de outras empresas.

Confira: Empresas que possuem universidade corporativa: 4 exemplos para inspirar

Depois de descobrir as melhores práticas do mercado para aplicar em sua empresa, você vai precisar treinar seus colaboradores nessas técnicas. A solução ideal para isso é o treinamento a distância, via internet, por meio de uma plataforma corporativa de EAD online.

A EAD Plataforma é a melhor opção do mercado, ágil, prática e fácil de trabalhar, além de estar repleta de recursos como estes:

  • Fórum;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Relatório de desempenho;
  • Segurança SSL;
  • APIs de automação;
  • Integração com outras soluções;
  • Área de gestão de alunos;
  • Emissão de certificados;
  • Aulas ao vivo com chat;
  • Provas e exercícios online;
  • Cupons de desconto.

Faça um teste grátis e conheça tudo que a EAD Plataforma tem a oferecer para seu negócio. Marque também uma apresentação detalhada de como usar essa incrível solução de treinamento corporativo a distância.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy