blockchain na educação

Blockchain na educação: como essa tecnologia pode ser usada nesse setor?

O uso da blockchain na educação é mais uma prova do quanto essa tecnologia rompeu as barreiras do mundo das criptomoedas e, agora, está sendo aplicada nos mais variados setores econômicos e sociais de nosso cotidiano.

Governo, saúde, moda e logística são apenas alguns dos segmentos que, além da área de ensino, também estão se beneficiando com a segurança oferecida por essa rede.

Mas falando especificamente da blockchain na educação, estamos nos referindo ao uso dessa tecnologia para emitir e compartilhar diplomas, certificados e informações sobre os alunos de uma forma muito mais segura e transparente.

Aqui, vale destacar que esse é apenas um dos exemplos de utilização desse recurso, que também pode ajudar a reduzir o número de fraudes e de falsificações, e a proteger acervos intelectuais, entre muitas outras aplicações.

Como você pode ver, a rede blockchain não apenas confere muito mais segurança aos processos educacionais, como também otimiza e facilita o dia a dia de alunos, escolas, faculdades, universidades e demais empresas e órgãos públicos relacionados a esse setor.

Quer entender melhor como tudo isso funciona? Então basta continuar a leitura deste artigo para conferir todos os detalhes!

O que é a tecnologia blockchain?

Para falarmos sobre as formas de uso da blockchain na educação é bem importante, primeiro, explicarmos no que consiste e em como funciona essa tecnologia.

A blockchain pode ser definida como uma espécie de livro-razão, no qual os mais diversos tipos de dados e de informações podem ser registrados de uma maneira extremamente segura.

Isso acontece porque esses dados, uma vez inseridos nessa rede, se tornam criptografados, o que significa que para sofrerem qualquer alteração precisam, antes, ser decodificados.

O fato é que não adianta quebrar a criptografia de apenas um bloco. Para realizar qualquer modificação é preciso decodificar todos os blocos que formam a rede. Por isso, essa tecnologia é considerada tão segura.

A rede blockchain também recebe a característica de imutabilidade, e um dos motivos é que todos os blocos inseridos recebem um registro de data e hora. Dessa forma, se torna praticamente impossível fazer qualquer alteração e, menos ainda, excluí-los, mesmo por quem os criou.

5 formas de uso da blockchain na educação

Com esse conceito mais claro, fica muito mais fácil entender quais podem ser as aplicações da blockchain na educação, concorda?

Entre as diversas formas de uso dessa tecnologia no setor de ensino, as que mais se destacam são:

  • aprimoramento do processo de emissão e entrega de diplomas;
  • consulta simplificada a créditos e títulos educacionais;
  • otimização do processo de compartilhamento das informações dos alunos;
  • aumento da proteção a acervos intelectuais;
  • redução do número de fraudes e de tentativas de falsificações.

Aprimoramento do processo de emissão e entrega de diplomas

O processo de emissão e entrega de diplomas de curso superior de graduação já é uma realidade no Brasil.

Com implementação amplificada desde 2021, o Diploma Digital é uma solução do Ministério da Educação que oferece muito mais segurança na existência, emissão e armazenamento desse documento.

Por meio de assinaturas com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), os diplomas digitais têm a mesma validade jurídica das versões impressas conhecidas e utilizadas até então.

Essa iniciativa só se tornou possível devido ao uso da tecnologia blockchain na educação, que tornou a geração e a entrega dos diplomas de curso superior muito mais prática, rápida, barata e segura.

Consulta simplificada a créditos e títulos educacionais

Se antes era preciso comparecer à unidade de ensino para buscar qualquer modelo de documento comprobatório de escolaridade, agora, com a tecnologia blockchain, isso não é mais necessário.

Por ser uma rede extremamente segura e descentralizada, escolas, faculdades e universidades podem permitir que alunos, ex-alunos e demais interessados, consultem créditos e títulos educacionais a qualquer tempo e de qualquer lugar.

Assim como o diploma digital que acabamos de citar, a veracidade das informações também podem ser atestadas por meio de assinaturas digitais e uso de chaves públicas de criptografia.

Otimização do processo de compartilhamento das informações dos alunos

Seguindo o mesmo princípio da aplicação anterior da blockchain na educação, o compartilhamento de informações sobre os alunos entre instituições de ensino se torna muito mais simples e otimizado.

A descentralização dessa rede permite que dados sejam vistos e tramitados de maneira segura e transparente facilitando, por exemplo, processos de matrícula e transferência escolar.

Aumento da proteção a acervos intelectuais

Lembra que citamos que os blocos que formam uma rede blockchain recebem a informação do dia e da hora que foram criados? Pois bem, trazendo isso para setor acadêmico, essa camada de segurança ajuda a proteger acervos intelectuais e a autoria de obras, estudos, pesquisas e projetos.

Com esse recurso é possível comprovar facilmente a quem pertence determinado artigo, por exemplo, bem como conferir a sua autenticidade, assim como acontece com os tokens não fungíveis, NFT, que é outro recurso que faz parte da tecnologia blockchain.

Redução do número de fraudes e de tentativas de falsificações

Infelizmente, o ramo da educação não está livre de ações de golpistas. De documentos falsificados à venda de falsos diplomas, muitas fraudes ainda podem ser encontradas nesse segmento.

Entretanto, esses golpes e tentativas de falsificações podem ser mitigadas graças à segurança característica da tecnologia blockchain.

Como dissemos, essa solução tem camadas de proteção como a criptografia e o registro cronológico dos blocos que impedem que informações e dados registrados sejam adulterados ou mesmo excluídos.

Na rede de ensino, esse recurso pode ajudar a elevar não apenas a segurança da emissão, armazenamento e guarda de documentos, mas também a realização de provas, simulados, concursos, vestibulares, entre outros.

E assim como mencionado logo no início deste conteúdo, a blockchain está sendo usada amplamente nos mais variados setores, tornando os processos muito mais seguros, transparentes, otimizados e eficientes. E como você pôde ver, na educação essas aplicações e resultados não têm sido diferentes.

Este artigo foi escrito pela Bitso, exchange internacional de criptomoedas na qual você pode comprar, guardar e vender os seus criptoativos.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy