como monetizar site

5 formas práticas e simples de implementar de como monetizar seu site

Criar um blog é uma das formas de ganhar dinheiro na internet. Se você já tem ou vai criar um e deseja aprender como monetizar seu site, está no lugar certo. Neste artigo, reunimos algumas das principais maneiras com as quais você pode conseguir isso. 

Antes de nos aprofundarmos no assunto, no entanto, vale ressaltar que apenas a criação do blog ou site não é suficiente para garantir bons resultados financeiros com ele. Para isso, é preciso planejamento e dedicação, oferecendo conteúdos de valor para os seus visitantes. 

Com os devidos esforços, é possível rentabilizar significantemente com suas páginas na internet. Não é à toa que, de acordo com levantamento da GrowthBadger, há mais de 600 milhões de blogs ativos dentre os 1.7 bilhão de sites existentes na web.

Além disso, segundo o WordPress, plataforma que hospeda blogs do mundo todo, seus usuários produzem cerca de 70 milhões de novas postagens todo mês. 

Assim, se você quer saber como monetizar seu site, continue esta leitura, que lhe explicamos tudo que precisa saber. Ao final, você terá aprendido:

  • O que é monetização de sites;
  • Como funciona a monetização de sites;
  • 5 formas de como monetizar seu site.

O que é monetização de sites?

A monetização de site é o processo de conversão do tráfego existente de um determinado site em receita. Há diversas formas  de fazer isso (veremos algumas delas mais adiante neste artigo), mas as mais populares talvez sejam o Google Adsense e outras formas de publicidade. 

Como funciona a monetização de sites?

De modo geral, as formas disponíveis para monetização de sites envolvem oferecer um conteúdo relevante de modo que o público se sinta atraído por ele, garantindo que você tenha um bom tráfego. 

No entanto, apenas um conteúdo de qualidade não é suficiente, é preciso que este chegue até as pessoas. De acordo com pesquisa  de 2021 da Statista com blogueiros em todo mundo, a principal forma de fazer isso é divulgando essas publicações nas redes sociais. 

Segundo o estudo, 90% dos entrevistados afirmaram que usavam as mídias sociais para direcionar tráfego para seus posts, enquanto 10% disseram que cooperaram com influenciadores para esse fim. Os serviços pagos foram utilizados por 13% dos entrevistados.

Assim, se você deseja monetizar seu site, a chave é a combinação da criação de conteúdo relevante e divulgação nos diferentes canais disponíveis para, em seguida, utilizar os bons resultados de tráfego a seu favor. 

5 formas de como monetizar seu site

Agora que você já sabe o que é monetização de sites e como funciona, vamos para algumas das formas por meio das quais você pode ganhar dinheiro com a sua página na internet:

1. Google AdSense 

O Google AdSense é um programa de publicidade digital desenvolvido para que blogueiros e proprietários de sites ganhem dinheiro com anúncios no Google. Funciona assim: você ganha dinheiro toda vez que alguém clica nos anúncios disponíveis em seu site.

Para aderir ao programa, você deve se inscrever e, em seguida, o Google fornecerá um código (conhecido como código do AdSense) que você precisará copiar e colar na parte de admin do seu blog. A partir daí, não deve demorar muito para os banners de anúncio aparecerem em seu site. 

Vale ressaltar que a quantidade de dinheiro que você irá receber varia conforme a audiência do seu site: um maior número de acessos pode significar mais cliques e, consequentemente, maior receita de AdSense. 

2. Posts patrocinados (ou Publieditorial)

Outra forma de monetizar seu site é com posts patrocinados. Basicamente, empresas pagam para você escrever coisas boas sobre elas no seu blog ou página na internet.

O que você precisa fazer é falar sobre um produto, serviço ou marca que você gosta, dizer aos seus leitores por que você o utiliza e informá-los como eles também podem se beneficiar com isso.

Quanto se ganha com estes posts depende de fatores, como o seu nicho de conteúdo, a frequência com que você escreve posts patrocinados e quanto a empresa em questão está disposta a pagar. 

De novo, a chave aqui é o tráfego no seu site: quanto maior sua audiência, maior o valor que você pode cobrar por post patrocinado.

3. Venda espaços para anunciantes

Vender espaços no seu site diretamente para anunciantes é outra forma de monetizar seu site. Como os posts patrocinados, esta forma de monetização envolve prospectar possíveis interessados: marcas e empresas cujo negócio se relacionem de alguma forma com o conteúdo que você escreve.

Isso porque além do seu site estar bem estabelecido, com um alto tráfego e boa taxa de conversão, outro fator de motivação para o anunciante investir em publicidade no seu site é se a sua audiência se relaciona com o público alvo da empresa em questão. 

A negociação do espaço publicitário pode ser feita através de pagamentos por visitantes ou pelo tempo que o anúncio ficará ativo. Também pode ser de acordo com a posição do banner no site: no caso de peças maiores e mais em evidência no site, podem ser cobrados valores mais altos. 

Para realizar a prospecção de anunciantes, é importante ter na mão um mídia kit que reúna informações que tornem seu site atraente para essas empresas. Antes de preparar esse material, é preciso garantir que as métricas do seu site sejam relevantes o suficiente, de modo que ele se configure em uma espécie de vitrine que irá trazer visibilidade para a marca.

4. Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados nada mais é do que a indicação de produtos ou serviços de uma empresa pelos blogs por meio de links rastreáveis. Se o visitante do seu site clica neste link e adquire o produto, uma parte do valor obtido com essa venda se reverte em comissão para você. 

Para impulsionar a receita utilizando este método, uma dica é procurar afiliar-se a marcas que tenham a ver com o seu nicho de atuação. 

Dessa forma, será mais fácil aproveitar as oportunidades de produzir conteúdos de valor ligados a estes produtos ou serviços, ao mesmo tempo que consegue gerar renda por meio das comissões.

Aprenda como criar um blog de afiliados com esses 4 passos e potencialize sua estratégia. 

5. Venda de cursos online

Num estágio mais avançado de criação e estabelecimento do seu site, você pode oferecer ao seu público cursos e consultoria online na sua área de atuação. 

Nos últimos anos, cresceu a busca por cursos online no mundo, o que faz desta uma modalidade promissora para ser explorada. 

Para montar um curso é preciso que você tenha conhecimentos aprofundados em um determinado assunto ou conjunto de habilidades e desenvolva um método de aula. Além disso, é importante ter desenvolvido, com seu site, autoridade perante sua audiência no tema do curso em questão.

Uma vez montado e ofertado o curso, mantenha-se engajado com sua audiência para além do seu site. Vale fazer postagens em blogs parceiros (guest posts), participar de palestras, podcasts e vídeos, tudo o que possa manter seu curso ativo, seguindo como uma novidade.

Para configurar e gerenciar seu curso online, você pode contar com os recursos para o ensino a distância da EAD Plataforma:

Agora que você já sabe como monetizar seu site, não perca tempo. Comece já a rentabilizar com as formas que apresentamos aqui!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy