como montar uma aula de artesanato

Como montar uma aula de artesanato? Descubra!

Muita gente se pergunta como montar uma aula de artesanato? Afinal, quem tem esse talento, quer contribuir para que outras pessoas também possam aprendê-lo.

E atualmente há muitas maneiras de ensinar. Pois, ainda que a maior parte das pessoas acreditem que um curso de artesanato precisa ser presencial, esse é um verdadeiro engano.

Com o crescimento tecnológico está mais fácil criar aulas, contribuir para que outras pessoas dominem a arte e consequentemente ganhar dinheiro com isso.

As próprias redes sociais colaboram para a divulgação do seu curso. E neste artigo vamos dar algumas dicas para você montar a sua aula de artesanato.

Como montar uma aula de artesanato?

Muitos artesãos possuem um grande talento, mas não sabem como podem transformar isso em curso para ensinar outras pessoas a dominarem a técnica.

A verdade é que, por mais difícil que pareça, montar um curso não é nenhum bicho de sete cabeças. E logo abaixo separamos um passo a passo que ajudará você nessa caminhada. Boa leitura!

Planejamento do curso

O primeiro passo para dar aulas de artesanato é planejar o seu curso. Nesse sentido, defina qual será o formato: online ou presencial, e também a duração que ele terá.

Ao entender o curso como um todo fica mais fácil pensar em quantas aulas podem existir, além de como dividi-las em módulos para facilitar o aprendizado.

Portanto, nessa etapa pense no curso de modo geral e posteriormente na sua divisão em módulos e na quantidade de aulas.

Escolha o seu público-alvo

Depois de elaborar o formato do curso é necessário pensar quem será o seu público-alvo. Entenda que nenhum curso abrange um público muito heterogêneo. Sendo assim, levante em alguns pontos como:

  • faixa etária;
  • sexo;
  • idade;
  • região que mora;
  • classe social.

Mesmo que o seu curso seja online é muito importante pensar quais são as cidades que seu público-alvo está. Até porque você terá que elaborar a estratégia do marketing digital voltado para esse público em específico.

Crie um roteiro para cada aula

Uma vez definido o cronograma e o público que você pretende atrair, crie o roteiro das aulas pensando especificamente nesse público.

Adapte a linguagem, o tempo que as aulas terão e a maneira como você as conduzirá. O roteiro serve para que você tenha um norte para seguir. Isso evita conteúdos repetitivos e aulas muito cansativas.

Se a ideia é trabalhar no online, uma boa dica é fragmentar bem as aulas e não criar vídeos muito longos. Isso ajuda bastante no engajamento.

Escolha os recursos tecnológicos

Um curso online precisa contar com bons recursos tecnológicos. Se você gravar um vídeo amador e não pensar em nenhuma didática de ensino, o seu curso se tornará cansativo.

Portanto, pense em como você pode agregar valor ao curso. Por exemplo, disponibilizando chats em tempo real, usando o Google Classroom para anexar atividades ou até mesmo criando aplicativos com dicas práticas.

Quanto mais dinâmica a sua aula de artesanato for, maiores serão as chances de você atrair pessoas interessadas em comprá-lo.

Você pode oferecer aulas em vídeo, aplicativos de aprendizado, e-book com o passo a passo para o aluno seguir e qualquer outro tipo de material que julgar pertinente.

Leia também:

Contrate profissionais para te ajudar

Um grande erro no momento de montar um curso de artesanato é acreditar que você pode fazer tudo sozinho. O ideal é que você foque no planejamento e nas aulas que ministrará.

Dessa forma, para editar vídeos contrate um editor profissional. Para escrever e-books contrate um redator profissional. Para fazer as artes do E-book e dos vídeos chame um designer profissional.

Com um bom time fica muito mais fácil criar um curso que chame a atenção do mercado. Entenda que você não precisa saber tudo, apenas delegar às funções.

Pesquise o preço de outros cursos no mercado

Logo após criar o seu curso é importante saber como o seu concorrente está trabalhando em relação a conteúdos oferecidos e preços cobrados.

Essa é uma análise importante, pois, mesmo que o seu curso seja diferenciado, se o valor ficar muito acima da média do mercado você terá dificuldade em vendê-lo.

Então é necessário saber como está o mercado, quais são os preços praticados, para então precificar o seu curso.

Ofereça materiais gratuitos para chamar o seu público

Com o curso montado e o preço determinado, você tem que pensar em algo para chamar a atenção do seu aluno. O que muitos fazem é oferecer um material gratuito.

Pode ser uma aula inaugural ensinando algumas técnicas básicas ou até mesmo um e-book introdutório. Lembre-se que o material gratuito não pode nem ser raso demais e nem muito profundo para não atropelar o curso.

Pense em algo que seja capaz de despertar o desejo no seu aluno de se aprofundar um pouco mais no conteúdo. Você pode distribuir esse material através de uma estratégia de marketing digital.

Quer saber como você pode fazer copys interessantes para atrair alunos para o seu curso? Então dá só uma conferida neste vídeo 👇

Crie redes sociais para divulgar o seu curso

Outro questão importante é divulgar o curso através de diversas redes sociais. Portanto, crie uma página no Instagram, Facebook, canal no Youtube. Enfim, esteja presente maciçamente no digital.

Ainda que você pretenda dar aulas no presencial, a divulgação do seu curso não pode se resumir somente no formato físico. Pois, atualmente o seu cliente está cada vez mais presente nas redes sociais.

Com o tempo você pode criar métodos ainda mais profissionais de divulgação como anúncios no Google ADS, patrocinar publicações no Facebook e até mesmo automatizar a emissão de e-mail marketing para prospectar novos clientes.

Escolha a plataforma para montar o seu curso

Por fim, você precisa escolher uma boa plataforma para montar o seu curso de artesanato deixando-o mais dinâmico e fácil de assistir.

E uma das melhores alternativas do mercado é a EAD Plataforma. Aqui você encontra tudo o que precisa para criar e vender os seus cursos online.

Você conta com total controle sobre o seu negócio, acompanha a evolução dos seus alunos em tempo real e ainda pode emitir certificados ao final do curso.

Dá para criar aulas ao vivo com chat, planos de assinatura com recorrência, fazer a gestão de alunos, aplicar provas e muito mais. Gostou? Então solicite uma avaliação grátis.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy