Como lidar com alunos indisciplinados no EAD e no presencial

Como lidar com alunos indisciplinados no EAD e no presencial

Lidar com alunos indisciplinados e desinteressados é um dos principais desafios de professores, seja no ensino presencial ou no EAD. 

Crianças de temperamento difícil costumam esconder toneladas de dor e se defendem contra os sentimentos ruins construindo paredes ao seu redor, onde se protegem da rejeição. 

Continue a leitura para entender como lidar com alunos indisciplinados, dicas práticas para a hora da aula e maneiras de motivá-los. 

Como lidar com alunos indisciplinados

A maioria dos professores, coordenadores e corpo docente só sabem lidar com alunos indisciplinados através de práticas de repressão, como castigo e punição. 

Porém, os novos estudos da educação mostram que a ação punitiva tende a piorar a situação, uma vez que os alunos acabam se sentindo revoltados e incentivados a desobedecer ainda mais. 

O ideal é investir em práticas mais concretas, de modo que, aos poucos, as crianças e jovens sintam-se mais motivados pelo processo de aprendizagem

Essa tarefa é complicada e requer resistência e, principalmente, paciência dos educadores. 

Não existe manual concreto de como lidar com alunos indisciplinados, principalmente porque o que dá certo para um, não necessariamente funciona para outro. 

Porém, trouxemos algumas dicas que podem ajudar a encontrar a melhor maneira de lidar com alunos indisciplinados. 

Como chamar a atenção de alunos indisciplinados em vez de levantar a voz

Chamar a atenção de alunos indisciplinados pode ser um dos principais desafios dos professores. 

Por isso, reunimos estratégias eficazes de chamar a atenção sem levantar a voz. 

Bater palmas ou estalar os dedos

Quando a sala de aula está barulhenta, bater palmas ou estalar os dedos é uma maneira muito mais positiva de chamar a atenção dos alunos do que tentar falar mais alto que eles. 

Basta escolher um padrão de batida e pedir aos alunos que repitam. 

Assim, o aplauso se espalha pela sala até que todos participem e parem de conversar. 

Toca aqui

Essa estratégia não só ajuda a atrair a atenção dos alunos, como também oferece uma oportunidade para que eles trabalhem juntos para devolver o silêncio à sala de aula. 

Nesta dica, levante a mão bem alto para que todos possam vê-la e à medida que cada aluno vê o sinal, ele também levanta a mão. 

Isso continuará a se espalhar até que todos os alunos estejam silenciosamente levantando as mãos e olhando para você em busca de mais instruções.

Apagar as luzes

Assim como o sinal do teatro quando uma apresentação está prestes a começar, um flash rápido das luzes pode alertar os estudantes de que algo está prestes a acontecer. 

Veja mais opções no vídeo a seguir. 

Como chamar atenção dos alunos: 10 dicas para melhorar o engajamento

Dicas para trabalhar com alunos indisciplinados

Inclua e busque ajudar os alunos difíceis

Por mais difícil que um aluno seja, é importante interagir de forma acolhedora, expressando positividade e tentando entender a causa dos problemas. 

Se um aluno sempre chega atrasado, por exemplo, ao invés de adverti-lo imediatamente, experimente demonstrar felicidade por ele ter ido à escola e atualize onde a turma está com o conteúdo. 

Ao final da aula, converse individualmente com esse aluno, expresse sua preocupação e explique as consequências daquele comportamento. 

Use frases encorajadoras e motivacionais

Frases encorajadoras contribuem para conectar os alunos ao conteúdo e integra os alunos difíceis que estão em busca de aprovação. 

Confira frases de incentivo para alunos da educação infantil para saber o que dizer para motivar os pequenos estudantes. 

Envie relatórios de progresso para os pais

Os pais têm papel fundamental na educação dos alunos e podem ajudar a lidar com alunos indisciplinados. 

Descreva de forma breve os avanços que o aluno vêm fazendo em relação ao seu comportamento e mostre que você vem observando progresso e tem boas expectativas para o filho deles. 

Use jogos e atividades lúdicas

A gamificação no EAD e nas aulas presenciais ajudam a dinamizar o conteúdo, aumentam o interesse da criança pela disciplina, enfatizam a importância de seguir regras, além de ajudar na sociabilidade e no autoconhecimento. 

Como dar aula para alunos indisciplinados

Na sala de aula presencial

Estabeleça regras

É importante estabelecer regras de convivência dentro da sala de aula e apresentá-las de forma amigável e negociável desde o primeiro dia de aula

Demonstre autoridade de forma natural

Muitos professores acreditam que a imagem de uma pessoa rígida garantirá o respeito dos alunos. 

Porém, a autoridade deve ser transmitida de forma natural, mantendo o tom de voz constante e sem instigar os alunos a desafiar o professor. 

Reforce bons comportamentos

Ao lidar com alunos indisciplinados, evite a exposição e a taxação do estudante como indisciplinado e impossível de ajudar. 

Uma maneira eficiente de garantir essa compreensão é reforçar os bons comportamentos.

Ou seja, em vez de destacar a má conduta, parabenize os que estão agindo corretamente.

No EAD

Estabeleça regras para que o aluno permaneça na sala de aula virtual

Assim como uma sala de aula comum, é importante estabelecer regras para o ambiente virtual de aprendizagem  também. 

O diálogo é essencial para o bom andamento da aula e para que a experiência seja mais prazerosa para alunos e professores. 

Use as funcionalidades da plataforma EAD a seu favor

Conhecer todas as funções da plataforma EAD que em a aula está sendo ministrada ajuda os professores a criar uma aula melhor, além de evitar possíveis brincadeiras durante as aulas. 

A maior parte dos aplicativos permite que o educador comande a reunião, desabilite anotações por outras pessoas, impeça que os demais participantes comuniquem-se entre si e desabilite microfone, câmera e compartilhamento de telas. 

Separe momentos para que o aluno possa tirar suas dúvidas

Separar um momento específico para tirar dúvidas pode ser uma alternativa para conseguir um melhor andamento da aula. 

Nos aplicativos em que essa função é possível, o professor pode desabilitar o microfone dos alunos durante a explicação e, de tempos em tempos, liberá-lo para a retirada de dúvidas.

Torne a aula mais atrativa

Uma aula pouco atrativa pode desencadear indisciplina, já que não consegue prender a atenção dos alunos. 

Por isso, tente ser criativo na hora de passar o conteúdo, mostrando materiais diversos, sites interativos, ilustrações, animações e atividades para EAD

Como motivar alunos indisciplinados

Seja no presencial ou no EAD, motivar alunos indisciplinados é uma tarefa constante e que necessita muita paciência e comprometimento dos professores. 

Reunimos as principais dicas deste artigo para motivar alunos indisciplinados: 

  • Não existe manual concreto de como lidar com alunos indisciplinados, principalmente porque o que dá certo para um, não necessariamente funciona para outro;
  • Procure maneiras alternativas de chamar atenção e pedir silêncio que não seja elevar a voz;
  • Inclua e busque ajudar os alunos difíceis;
  • Use frases encorajadoras e motivacionais;
  • Envie relatórios de progresso para os pais;
  • Use jogos e atividades lúdicas;
  • Estabeleça regras;
  • Demonstre autoridade de forma natural;
  • Reforce bons comportamentos;
  • Use as funcionalidades da plataforma EAD a seu favor;
  • Separe momentos para que o aluno possa tirar suas dúvidas;
  • Torne a aula mais atrativa. 

Agora que você já aprendeu como lidar com alunos indisciplinados, confira como motivar alunos EAD e torná-los fãs do seu curso e como despertar o interesse do aluno para a aprendizagem

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy