frases para o primeiro dia de aula para alunos

Frases para o primeiro dia de aula para alunos (e para a vida)

“I have a dream”. Por acaso, você conhece o famoso discurso do ativista Martin Luther King Jr.? Sem dúvida, esse é um grande exemplo do poder das palavras para motivar pessoas, o que também pode ser aplicado no seu curso. Por isso, listamos 15 frases para o primeiro dia de aula para alunos, como forma de te ajudar a começar com o pé direito.

Aliás, existem muitas maneiras de despertar o interesse dos estudantes, levando em conta o tipo de curso. Isso porque a turma de Educação Infantil tem um perfil bem diferente do Treinamento Corporativo, não é mesmo? Em todo caso, pode ser necessário “quebrar o gelo” até conseguir criar um vínculo entre a turma e o educador. 

Para tal, uma boa pedida é usar essas frases para o primeiro dia de aula para alunos junto com outros conteúdos digitais. Assim, você atende às demandas de pessoas que aprendem de modo visual, auditivo e cinestésico. E, para entender melhor sobre isso, confira um vídeo que explica sobre esses três estilos de aprendizagem.

Para inspirar: 5 frases para o primeiro dia de aula para alunos

Se você quer começar o curso com um teor motivacional, nós te ajudamos nessa missão inspiradora. Para isso, selecionamos cinco frases para o primeiro dia de aula para alunos, com foco em estímulos positivos.

“Você tem que agir como se fosse possível transformar radicalmente o mundo. E você tem que fazer isso o tempo todo.”

Autora: Angela Davis

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”

Autor: José de Alencar

“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”.

Autor: Raul Seixas

“A coisa mais difícil é a decisão de agir, o resto é apenas tenacidade”.

Autora: Amelia Earhart

“Você não pode colocar um limite para nada. Quanto mais você sonha, mais longe você pode chegar.”

Autor: Michael Phelps

Bônus: a mentalidade dos campeões

Adicionalmente, indicamos um vídeo que aborda não só a mente, como os desafios de um campeão. Afinal, muita gente sabe das medalhas do Phelps, mas poucos conhecem os percalços dos atletas até chegar aos pódios. 

Para chamar a atenção: 5 frases para o primeiro dia de aula para alunos

E, se a ideia é chamar atenção da turma logo no início do curso, temos outra lista para você. Portanto, veja essas frases para o primeiro dia de aula para alunos com ênfase no engajamento.

“Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós.”

Autor: Franz Kafka

“Quem é um manual de regras está apto a lidar com máquinas e não com pessoas.”

Autor: Augusto Cury

“Perante um obstáculo, a linha mais curta entre dois pontos pode ser a curva.”

Autor: Bertolt Brecht

“Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.”

Autor: Friedrich Nietzsche

“Se as vozes que você tem ouvido não tem contemplam, talvez o que falte seja a sua voz.”

Autor: Rita Von Hunty

Bônus: mais inclusão, equidade e diversidade

O ato de chamar atenção serve para muitos propósitos, até mesmo para mostrar outros pontos de vista. Pensando nisso, que tal “chamar a atenção” para o nosso papel social, a começar pela linguagem neutra de gênero?

Para a reflexão: 5 frases para o primeiro dia de aula para alunos

Por fim, se a finalidade é estimular o pensamento crítico, a dica é apostar em abordagens mais filosóficas. Nessa linha, vale acompanhar as reflexões dessas frases para o primeiro dia de aula para os alunos.

“Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter.” 

Autor: Martin Luther King Jr.

“A vida só se compreende mediante um retorno ao passado, mas só se vive para diante.”

Autor: Søren Kierkegaard

“A mulher negra é responsável pela formação de um inconsciente cultural negro brasileiro. Ela passou os valores culturais negros, a cultura brasileira é eminentemente negra, esse foi seu principal papel desde o início.”

Autor: Lélia Gonzalez

“O ser humano é o mesmo em qualquer lugar, em qualquer tempo, em qualquer que seja a sua condição. Você pode ser rico ou pobre, mas os problemas que afetam verdadeiramente o ser humano são os mesmos.”

Autor: Ariano Suassuna

“Está na hora dos pais ensinarem os jovens desde cedo que existe beleza e força na diversidade.”

Autor: Maya Angelou

Extra: educação para transformação social

Para fechar com chave de ouro, indicamos um TEDx para refletir sobre “A educação como instrumento de transformação social”. Falando nisso, vale lembrar que o ensino a distância (EAD) contribui efetivamente para ampliar o acesso ao conhecimento. 

Como diversificar as frases para recepcionar os alunos no primeiro dia de aula? 

Além dessa lista que preparamos, você também pode buscar as frases que te inspiram como educador. E isso definitivamente não se resume ao mundo acadêmico, já que também somos tocados por músicas e até por falas impactantes de pessoas, sejam famosas ou não. 

Justamente por isso, a dica final é trabalhar a flexibilidade cognitiva para “sair da caixa”, hoje e sempre. Ou seja, é importante estar aberto às novas formas de ensinar e aprender, tanto no trabalho e nos estudos, quanto na vida como um todo.

Enfim, esperamos que você tenha gostado dessas dicas de frases para o primeiro dia de aula para alunos. A propósito, aproveite para acessar mais conteúdos do blog e do Youtube, a fim de ter novas ideias para enriquecer seus cursos:

E até a próxima!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy