Descubra o que é e como implementar uma gestão democrática na escola

Você já ouviu falar da gestão democrática na escola? Trata-se de um modelo de gestão que leva em consideração as opiniões e interesses de todos os grupos que participam da comunidade escolar. 

A gestão democrática na escola tem ganhado força recentemente, já que um ambiente democrático constrói uma relação de confiança e segurança dentro da escola. Nesse modelo, todas as opiniões e demandas são ouvidas na hora da tomada de decisão.

Esse formato de gestão é importante para a construção do Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino, de forma que garanta uma boa convivência dos grupos pertencentes à comunidade escolar.

Até porque, de acordo com a LDB (Lei n. 9.394/96), as instituições públicas que ofertam a Educação Básica devem ser administradas com base no princípio da Gestão Democrática.

Percebeu a importância de se aplicar uma boa gestão democrática na escola?

Neste artigo você descobrirá o que é gestão democrática escolar e participativa, sua importância e ainda vai aprender como aplicá-la em uma instituição de ensino.

Preparado? Então boa leitura!

O que é gestão democrática escolar?

Gestão democrática escolar é uma forma de gestão que busca abarcar as necessidades de todos os grupos que compõem a comunidade escolar. Desse modo, esses diferentes grupos podem conviver de forma muito mais harmoniosa garantindo a autonomia escolar. 

Os grupos que compõem a comunidade escolar são:

  • Professores;
  • Alunos;
  • Pais e responsáveis;
  • Direção;
  • Equipe pedagógica;
  • Demais funcionários.

Os principais objetivos da gestão escolar democrática e participativa é garantir a participação desses grupos e fomentar a implementação de políticas educacionais comprometidas com a qualidade do ensino.

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”

Paulo Freire

Para isso, a comunidade escolar é dividida em quatro Instâncias Colegiadas. São elas:

  • APMF: consiste na Associação de Pais, Mestres e Funcionários, e similares;
  • Conselho de Classe: contém professores, equipe pedagógica e direção;
  • Conselho Escolar: contém alunos, professores, pais ou responsáveis, funcionários, pedagogos, diretores e comunidade externa;
  • Grêmio Estudantil: contém representantes dos alunos da escola.

Todos os grupos contém representantes dos segmentos da comunidade que buscam, em conjunto, a melhoria da qualidade no processo ensino e aprendizagem.

Nesse artigo publicado no site Meu Artigo é possível entender melhor o papel da gestão democrática nas escolas. 

Agora que você já sabe o que é uma gestão democrática escolar, precisa entender também qual a sua importância. 

Qual a importância da gestão democrática na escola?

A importância da gestão democrática na escola está na garantia de que todos os grupos que compõem a comunidade escolar possam ser ouvidos, sempre com o objetivo de garantir uma boa vivência escolar.

O interessante de se conviver nesse ambiente democrático é deixar os alunos preparados para conviverem com a democracia, tão importante nos dias de hoje.

Como dito anteriormente, esse tipo de gestão também é importante para a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, para que garanta uma boa convivência dos grupos que pertencem à comunidade escolar.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que contém a proposta educacional da escola. Nele, há a proposta de orientação das práticas educacionais e seus objetivos, bem como a proposta curricular e a gestão administrativa da instituição de ensino.

Além disso, a gestão democrática na escola garante um ambiente muito mais harmonioso e seguro para a resolução de problemas, uma vez que todos os grupos estão empenhados em solucioná-los. 

Tudo isso é feito para um único objetivo: garantir um processo de ensino e aprendizagem benéfico tanto para alunos, quanto para professores.

Mas como aplicar uma gestão escolar democrática e participativa? É isso que vamos lhe ensinar! Continue a leitura!

Como aplicar uma gestão escolar democrática e participativa?

Chegou o momento de ensinar como aplicar uma gestão democrática e participativa em uma instituição de ensino. Confira abaixo!

Estar de acordo com o PPP

Primeiramente, é importante que a gestão esteja de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola. 

Estar sempre disponível para ouvir

É necessário que a gestão esteja sempre à disposição para escutar as dores e desejos dos grupos da comunidade escolar. 

“A democracia não corre, mas chega segura ao objetivo”

Johann Goethe

Ser transparente quanto às tomadas de decisão

Todas as decisões da gestão precisam ser tomadas de forma transparente e comunicadas a todos, juntamente com a 

Ser imparcial nas decisões

É importante garantir que as decisões de ganho para um grupo não afetarão negativamente outros grupos.

Utilizar o diálogo para resolver conflitos

É necessário que todos os conflitos sejam resolvidos por meio do diálogo e as decisões sejam sempre tomadas em conjunto. 

Que tal implementar a gestão democrática na escola?

Uma gestão democrática na escola é capaz de garantir um espaço de acolhimento e diálogo. A escola não deve ser um local rígido para um bom desenvolvimento dos alunos. 

Desse modo, o papel do gestor em uma escola com gestão democrática e participativa é de mediar as questões e chegar a soluções em conjunto com os grupos que compõem a comunidade escolar. Não é papel do gestor tomar decisões sozinho e por conta própria. 

Se você quer implementar uma gestão democrática na escola à distância, a EAD Plataforma é a plataforma ideal para isso.

Com uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização, a plataforma oferece diversas funcionalidades, como:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Assinatura com recorrência;
  • Gestão de alunos;
  • Certificados;
  • Múltiplos Professores;
  • Provas.

Neste artigo você aprendeu o que é gestão democrática escolar e participativa, sua importância e como aplicá-la em uma instituição de ensino.

Gostou das informações? Então compartilhe este texto nas suas redes e ajude a divulgar a importância da gestão democrática na escola!

Veja abaixo outros conteúdos sobre gestão escolar que possam interessar:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy