Indicadores de avaliação de desempenho

Indicadores de avaliação de desempenho de funcionários: tipos e exemplos

Quando os colaboradores alcançam um desempenho de alto nível, todo mundo sai ganhando.

Para os profissionais, a boa performance é fundamental para que eles consigam se desenvolver e evoluir em suas carreiras. Para as empresas, o bom desempenho dos colaboradores impacta diretamente nos resultados do negócio, tornando-o mais competitivo e fortalecido no mercado. Para saber se a empresa realmente atingiu este nível, existem os indicadores de avaliação de desempenho de funcionários. 

Com essas ferramentas de gestão é possível medir e monitorar o desempenho dos colaboradores e identificar oportunidades de melhoria de maneira eficaz.

Por isso, é muito importante que seja feita a mensuração e a avaliação constante de seu desempenho, de modo a acompanhar o progresso individual e coletivo, corrigir e aprimorar o que for preciso e garantir condições que sejam favoráveis à alta performance.

Neste artigo, você vai conferir o que são indicadores, quais os principais tipos, por que eles são importantes e alguns exemplos que você pode implementar na sua empresa:

  1. Indicadores de produtividade, como taxa de conversão e ticket médio;
  2. Taxa de horas extras;
  3. Taxa de retrabalho;
  4. Absenteísmo.

O que são indicadores de avaliação de desempenho?

Os indicadores de avaliação de desempenho são ferramentas de gestão de pessoas que permitem quantificar os resultados relacionados à performance de um indivíduo ou de um grupo.

Tratam-se de instrumentos que ajudam a dimensionar o desempenho dos colaboradores e a evolução dos mesmos em direção a metas e objetivos previamente estabelecidos.

Veja também: Indicadores de clima organizacional: 5 exemplos para você começar a monitorar na sua empresa

Qual a importância dos indicadores de avaliação de desempenho de funcionários?

Os indicadores de avaliação de desempenho dos colaboradores são ferramentas importantes porque oferecem aos gestores dados concretos que dão um melhor fundamento para as tomadas de decisão.

Além disso, os indicadores favorecem também a comunicação interna e o engajamento dos funcionários. Eles passam a compreender com mais clareza o impacto de sua atuação nos resultados da empresa e o que pode ser feito para melhorar a performance.

Essas ferramentas tornam possível a otimização dos processos organizacionais e dos esforços individuais e coletivos. Os gestores se tornam mais capacitados para distribuir melhor as funções e extrair o potencial máximo de cada colaborador.

Veja mais: 6 indicadores de onboarding para assegurar o sucesso da sua integração

Este vídeo do “Gestão para Todos” traz explicações mais detalhadas sobre como escolher indicadores de desempenho paras o seu negócio, dê uma olhada:

Avaliação de desempenho: tipos de indicadores

Existem diferentes tipos de indicadores para avaliação de desempenho dos funcionários. Cada tipo busca avaliar a performance dos colaboradores sob diferentes enfoques.

Confira abaixo 3 dos principais tipos de indicadores de avaliação de desempenho.

1 – Indicadores de produtividade

Esse é um tipo de indicador que tem como foco mensurar o desempenho do colaborador no que se refere ao quanto ele consegue produzir utilizando o mínimo de recursos possíveis.

O funcionário é mais produtivo à medida que ele é capaz de produzir mais com menos.

2 – Indicadores de qualidade

Além de produzir mais utilizando o mínimo de recursos possíveis, o colaborador também precisa realizar entregas de qualidade. E este é o foco deste segundo tipo de indicador de avaliação de desempenho.

A intenção é mensurar a qualidade do trabalho dos funcionários, buscando apontar inconformidades, falhas na execução de tarefas, retrabalhos, desvios, atrasos, etc.

3 – Indicadores de capacidade

Por fim, temos os indicadores de capacidade. Ele é um pouco semelhante aos indicadores de produtividade. A diferença é que os de capacidade são mais voltados para a relação produção e tempo.

Ou seja, os indicadores desse tipo mostram quanto o funcionário é capaz de produzir dentro de um espaço de tempo.

Os indicadores de capacidade se referem ao quanto a empresa (ou equipe ou colaborador) é  capaz de produzir durante um determinado período.

Leia também: 8 indicadores de treinamento e desenvolvimento para medir o desempenho dos seus colaboradores

Você já viu como criar indicadores, mas como se faz sua gestão? Este vídeo da Siteware esclarece:

4 indicadores de avaliação de desempenho para usar com os seus colaboradores

Bom, agora que você já sabe o que são indicadores de avaliação de desempenho, qual a importância dessas ferramentas e quais os principais tipos, que tal conferir alguns exemplos de indicadores para avaliar a performance dos seus funcionários?

1 – Indicadores de produtividade 

Esse tipo de indicador de desempenho vai direto ao ponto, isto é: os colaboradores estão entregando o que é pedido?

Muito usados em equipes de marketing e vendas, veja dois exemplos:

Taxa de conversão de vendas

Mensura quantos contatos o vendedor consegue converter em clientes.

O cálculo é feito a partir da relação entre oportunidades geradas e vendas concretizadas.

Ticket médio

Outro indicador de avaliação de desempenho de funcionários do time de vendas é o ticket médio. Ele calcula, em média, quanto de receita cada vendedor consegue gerar para a empresa a partir de suas conversões.

3 – Taxa de horas extras

A taxa de horas extras pode ajudar na avaliação de produtividade dos colaboradores. O cálculo é feito a partir da relação entre o tempo a mais de trabalho e a jornada normal de horas.

Se esse índice estiver elevado, pode ser um indicativo de maior comprometimento e engajamento do colaborador. Porém, pode também ser um sinal de que o profissional não está dando conta de concluir suas tarefas dentro da jornada de trabalho normal.

4 – Taxa de retrabalho

Esse indicador de produtividade e qualidade mostra o tempo que precisou ser dedicado para refazer determinadas tarefas devido a falhas de execução. O cálculo da taxa de retrabalho é feito dividindo o tempo de retrabalho pelas horas produtivas totais.

5 – Absenteísmo

O absenteísmo é um indicador de avaliação de desempenho que calcula as horas que o funcionário precisou se ausentar das suas atividades. O cálculo do absenteísmo é feito dividindo as horas improdutivas pela carga horária que deveria ser cumprida idealmente.

Leia mais: Indicadores de de marketing digital indispensáveis para cursos online

E então, ficou claro para você o que são indicadores de avaliação de desempenho de funcionários?

Implemente os exemplos de indicadores que trouxemos aqui neste artigo e faça um acompanhamento mais eficaz da performance dos seus colaboradores, orientando-os a alcançar resultados cada vez melhores.

E se você quer garantir realmente uma excelente performance de todos eles, não deixe de promover treinamentos.

Para isso, uma ferramenta de EAD corporativo, como a EAD Plataforma, tem todas as funcionalidades que você precisa:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Provas e exercícios online;
  • Segurança SSL;
  • Emissão de certificados;
  • Fórum;
  • APIs de automação;
  • Integração com outras soluções;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Relatório de desempenho;
  • Área de gestão de alunos.

Marque agora uma apresentação e não deixe de fazer um teste grátis para ver na prática como funciona a EAD Plataforma.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy