melhores-editores-de-video

Conheça os 9 melhores editores de vídeo para criar produções incríveis!

No concorrido mercado da educação a distância, sai na frente quem consegue oferecer o melhor conteúdo na melhor plataforma. Para criar materiais dinâmicos e fora da caixa, uma das tarefas essenciais é conhecer os melhores editores de vídeo, que possibilitam a criação de conteúdos únicos e ágeis, como os alunos esperam. 

Para você ter uma ideia, a Porvir mapeou, em 2014, o perfil do jovem que estuda online. Na época, um dos resultados mais impactantes revelou que, na hora de tirar dúvidas, os estudantes buscam por videoaulas mais curtas, com até 5 minutos de duração. 

Se nessa época, agilidade e dinamismo já eram conceitos-chave, imagine nos dias atuais! 

Se você quer entender como elaborar conteúdo EAD em vídeo com qualidade, técnica, simplicidade e ferramentas inovadoras, prossiga na leitura. Vamos falar sobre os 9 melhores editores de vídeo do mercado! 

A importância de escolher os melhores editores de vídeo

Autonomia, agilidade e dinamismo são palavras de ordem nos dias de hoje. Por isso, encontrar alternativas para produzir videoaulas criativas pode ser um grande trunfo na hora de engajar alunos EAD

Você já ouviu falar no mundo VUCA

A denominação, que vem ganhando popularidade ao longo dos anos, serve para caracterizar o mundo em que vivemos: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. 

Em linhas gerais, ele representa uma sociedade atual disruptiva, que rompe padrões e está repleta de urgências e anseios. 

Para quem busca aperfeiçoamento pessoal ou profissional, o VUCA ganha, ainda, um sentido a mais: representa a impaciência e a vontade de aprender rápido e de forma efetiva, para poder seguir rapidamente para um novo desafio. 

Por isso, diante desse cenário, resta, aos produtores de conteúdo, encontrar formas de remar a favor da maré. Conhecer os melhores editores de vídeo possibilita a criação de conteúdos perfeitos para quem tem urgência em aprender: longe de serem maçantes, vídeos produzidos com editores contemporâneos podem contar com técnicas modernas e efeitos capazes de prender a atenção.

9 melhores editores de vídeo

Que tal conhecer nossa seleção com os 9 melhores editores de vídeo? Temos a certeza de que, com um conteúdo arrojado e diferenciado, e vender cursos online será bem mais fácil!

1. YouCut

Vamos começar pelas versões mobile, ou seja, aplicativos para criar vídeos e editá-los no celular. Nossa primeira dica é o YouCut, uma aplicação gratuita direcionada para aparelhos com o sistema operacional Android. 

Se você busca praticidade e um sistema didático de edição, o YouCut pode ser uma boa dica, que saber por que? Porque com uma interface simples, a ferramenta possibilita diversos tipos de edição de vídeo: de cortes a inserção de trilha sonora (lembre-se de usar músicas sem direitos autorais!), passando pelo controle de tempo e velocidade do vídeo. 

Outro diferencial do aplicativo é sua interface direta com as redes sociais: por meio dele, é possível compartilhar conteúdo diretamente com o perfil do Instagram da escola de cursos online

2. iMovie

Agora, vamos uma sugestão para quem tem aparelhos celulares com o sistema operacional IOS. O iMovie é a opção gratuita para quem quer editar vídeos de forma simples pelo celular. 

Após importar a gravação para o iMovie, é possível adicionar fotos, música, imagens e qualquer conteúdo adicional que complemente o vídeo. 

Além disso, seu projeto no iMovie pode ter transições, slow motion ou títulos diferentes; basta querer!  

3. Inshot

Outro aplicativo para celular, o Inshot permite a realização de edições simples, como pequenos cortes, edições e melhorias no vídeo. É uma alternativa com versão básica gratuita e está disponível para IOS e Android.

O único detalhe no arquivo final disponibilizado pela aplicação é a presença de uma marca d’água. No entanto, caso ela atrapalhe seu conteúdo, você pode optar por assistir ao anúncio final para ter acesso à versão sem marcas. 

Para ter acesso a funcionalidades mais complexas, ferramentas mais elaboradas e efeitos diferenciados, é preciso comprar os recursos disponíveis no APP.

4. Videoleap

Já escolheu o melhor cenário para gravação de videoaulas, produziu um conteúdo descolado e quer caprichar na edição? Então pode contar com o Vídeoleap

A ferramenta, também exclusiva para IOS, tem funcionalidades que agradam a videomakers amadores e profissionais, como efeitos especiais, alto controle de cor e efeitos sonoros únicos. 

5. Adobe Premiere

Que tal subir um pouco o nível de complexidade dos melhores editores de vídeo? Vamos falar agora sobre softwares para quem gosta de edições detalhadas e profissionais. 

Sendo assim, nossa primeira indicação “pro” é o Adobe Premiere. A alternativa, parte do pacote Adobe de softwares, é bastante robusta, e oferece recursos inimagináveis para editar seus vídeos. 

O Premiere funciona gratuitamente por 30 dias. Depois desse período, é preciso comprar a licença de uso do programa na loja Adobe. 

6. Final Cut

Nossa segunda dica para experts em edição é o Final Cut, uma ferramenta de edição profissional disponível exclusivamente para usuários Mac. 

Embora tenha essa restrição de disponibilidade, o Final Cut é um dos melhores editores de vídeo por ter uma interface mais intuitiva, o que torna a familiarização com as ferramentas e funções mais fluida. 

Assim como o Premiere, o Final Cut tem um período de teste gratuito de 30 dias. Após isso, também é necessário adquirir a licença de uso. 

7. Renderforest

Se você quer fazer vídeos animados incríveis sem gastar tanto tempo e recursos – e sem precisar baixar programas – a Renderforest é uma ótima opção para você.

Com uma grande variedade de templates que vão desde vídeos educacionais, animações com personagens até apresentações corporativas, você certamente encontrará o que está procurando.

O editor de vídeos da Renderforest é simples e intuitivo, mesmo para quem não tem experiência em criação de vídeos. Lá, você pode inserir suas fotos, músicas, vídeos e narração, além de contar com um banco de mídias gigantesco. Você pode utilizar a versão gratuita ou assinar um plano para usufruir de muitos outros recursos. Por ser uma ferramenta traduzida para o português, ela vem conquistando cada vez mais o público brasileiro.

8. AfterEffects

Por fim, mais uma indicação do pacote Adobe. O AfterEffects é ideal para quem quer produções de vídeo mais divertidas, com toques de animação ou efeitos 3D. 

Mas não se engane! Apesar de ser indicado para produções com ares cinematográficos, o AfterEffects é um software de uso profissional, portanto, não vá achando que sua intuição é suficiente para operá-lo! É importante buscar tutoriais e até mesmo cursos online para aprender a alcançar resultados interessantes na ferramenta. 

9. Clipchamp

Uma ótima saída para quem não tem experiência em edição de imagens e precisa trabalhar de forma colaborativa é o editor de vídeo do Clipchamp. Ele oferece áudios e templates de vídeos facilmente customizáveis, além de ser bem intuitivo e funcionar por meio do “arrastar-e-soltar”.

São diversos recursos disponíveis, como giros, combinação de clipes, balanceamento de cores, planos de fundo, filtros e transições. Tem uma versão gratuita e três opções pagas, que cobrem diferentes necessidades de produção visual. 

Recentemente, lançou o Clipchamp Teams, um recurso que permite a criação de equipes dentro da plataforma para edição de projetos em conjunto.

Conhecer os melhores editores de vídeo já é um grande passo para começar a produzir conteúdos únicos. Entretanto, lembre-se de que, além de uma boa edição, é preciso ter um roteiro de qualidade e muita desenvoltura em frente às câmeras! 

Se quiser mergulhar mais fundo nas possibilidades de diferenciação para o material do seu curso, aproveite o fim desta leitura para conhecer outros formatos de conteúdo EAD

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy