dropshipping vale a pena

Vantagens e desvantagens do dropshipping: confira se vale a pena!

Já ouviu falar em dropshipping? Se você tem um negócio online ou está pensando em abrir o seu, é provável que tenha esbarrado com o termo nas suas pesquisas. Esse é um modelo de negócios que dá a possibilidade de vender sem ter estoque. Afinal, será que vale a pena?

De fato o dropshipping é uma modalidade atrativa, principalmente pelo baixo investimento. Com ele, não há necessidade de espaço para armazenamento ou gestão de estoque. Por isso, o modelo ganhou destaque entre os que sonham em empreender, mas têm verba limitada. 

Se este é o seu caso, saiba que o dropshipping tem suas vantagens e, como sempre, há desvantagens que precisam ser colocadas na balança na hora de definir em qual modelo de empresa investir. 

Neste artigo, vamos te mostrar se trabalhar com dropshipping e se vale a pena ou não. 

O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo de negócios que propicia a venda online, mas dispensa a necessidade de ter um espaço de armazenamento. Por outro lado, é preciso ter bons fornecedores para garantir o funcionamento do negócio. Como assim? Vamos explicar! 

Em um e-commerce tradicional, o empreendedor precisa ter um espaço, nem que seja um quarto vazio na própria casa, para organizar os produtos que serão colocados à venda. Sempre que um comprador aparece, esse produto é retirado do estoque, embalado e enviado diretamente para o endereço indicado. 

Dessa forma, você tem total conhecimento do seu estoque, sabe o que precisa ser reposto,  o que está em sua última unidade, qual produto não fez boas vendas e assim por diante. Esse modelo parece ótimo, certo? Porém, o investimento é alto e, como falamos acima, nem todos podem dispor desse ambiente em casa ou alugar um armazém, por exemplo.

O dropshipping surge como uma alternativa viável pela simplicidade na operação. E é aqui que entram os fornecedores. Você precisa ter ao seu lado bons parceiros, porque quando o cliente fizer uma compra no seu e-commerce, esse pedido será repassado ao terceirizado, que fará o manuseio e envio. 

Nesse caso, seu papel é quase como um intermediário. O comprador realiza o pedido em seu site e você o conecta com quem está apto a atendê-lo. 

Como o dropshipping funciona? 4 etapas

Ainda na dúvida se esse modelo é bom para seu negócio? Vamos detalhar como o dropshipping funciona!

Selecionar produtos e fornecedores

Essa é a etapa mais importante de quem quer usar o dropshipping. Deve-se, primeiramente, identificar quais tipos de produtos pretende vender no e-commerce e, então, buscar fornecedores de confiança, que estejam alinhados com suas diretrizes e sejam comprometidos. 

Aposte em fornecedores que tenham uma boa comunicação com você. 

Ter uma loja virtual

Agora que você fez o portfólio, monte sua loja online. Há vários sites que ajudam a fazê-la de forma gratuita. Liste os produtos. Procure ter fotos de cada um deles para que o comprador não tenha dúvidas quanto ao modelo e tamanho. Não se esqueça de descrever bem o produto, detalhando as medidas e outros detalhes.

Além disso, deixe um espaço para o cálculo do frete e tempo de envio. Essa parte é muito importante, principalmente para quem atua no dropshipping. 

Não sabe onde criar a sua loja? Veja nossas dicas de plataformas de vendas online.

Repassar o pedido ao fornecedor

Algumas plataformas de e-commerce podem fazer uma integração direta com o fornecedor quando entra um novo pedido. Porém, se esse não for o seu caso, estabeleça um fluxo de trabalho com o fornecedor para enviar a ele as informações do pedido, o que evita dores de cabeça. 

Enviar ao cliente

No dropshipping, cabe ao fornecedor o manuseio e envio do objeto comprado ao endereço indicado pelo cliente. Em seguida, você recebe sua parte no valor da venda. 

Vantagens e desvantagens do dropshipping

Como todo modelo de negócios, o dropshipping tem vantagens e desvantagens. Se você ainda está na dúvida se o dropshipping é furada ou não, veja o que listamos abaixo!

Vantagens do dropshipping

Confira as principais vantagens do modelo dropshipping:

Baixo custo

Esse é um dos maiores atrativos do dropshipping. Se o investimento em um novo negócio te preocupa, com o dropshipping, você conseguirá abrir sua loja online gastando o mínimo possível, pois, a princípio, basta o investimento na plataforma e divulgação. 

E, se você está se questionando como é feito o pagamento dos fornecedores, a resposta é: você paga conforme a demanda. Bem simples, certo?

Veja algumas outras ideias de como ganhar renda extra na internet.

Variedade

Outra vantagem do dropshipping é poder ter uma variedade maior de produtos, sem se preocupar com o local onde vai armazená-los. Com isso, você pode ficar mais antenado nas tendências e ampliar o portfólio para escolha do consumidor final. 

Marketing

A gestão logística é uma etapa que requer atenção, além de mão de obra para quem tem um negócio online. Por outro lado, se você trabalha com dropshipping, essa parte será feita pelos seus fornecedores. 

Sem essa etapa para administrar, você pode focar em outras áreas que também são muito importantes, como o marketing e o atendimento ao cliente

Maior alcance

Uma das vantagens do dropshipping é que você pode buscar fornecedores dentro e fora do Brasil. Essa opção requer ainda mais cuidado e atenção na hora de fechar um negócio, mas a vantagem é poder expandir ainda mais seu portfólio de venda.

Desvantagens do dropshipping

Agora que exploramos as vantagens do dropshipping, chegou a hora de analisarmos as desvantagens.

Dependência dos fornecedores

A principal desvantagem do dropshipping, com certeza, é a dependência dos fornecedores. Logo, batemos na tecla da necessidade de fechar negócio com empresas confiáveis, que cumpram prazos e respeitem contratos. 

Se o fornecedor não cumprir a própria parte, isso afeta a experiência do cliente e, consequentemente, sua imagem enquanto vendedor. Além disso, se tiver fornecedores internacionais, ainda há as taxas alfandegárias que podem atrasar a entrega. 

Uma dica interessante é procurar por mais de um fornecedor do mesmo produto. 

Prazos de entrega

Outra desvantagem do dropshipping são os prazos de entrega. Fique sempre atento aos prazos dos seus fornecedores. Escolha pessoas que cumpram com sua parte. E sempre deixe bem claro no site o prazo que a encomenda leva até chegar ao comprador, sobretudo em casos de fornecedores internacionais. 

Trocas e devoluções 

Como o manuseio do produto é por conta do fornecedor, você não tem como checar se foi enviado corretamente ou se houve algum erro no pedido. Isso é um sinal de atenção para o controle de qualidade da sua loja, uma vez que você não consegue garantir que o processo está sendo feito da melhor forma. E sabemos o quanto o consumidor pode ser exigente.

 Em caso de algum problema, você precisará responder por ele. 

Risco de ruptura de estoque

Sabe quando o cliente compra algo, paga pelo produto e, na hora do manuseio, é que você descobre que está sem estoque? Pois é, isso é muito comum em dropshipping, mas impacta diretamente a experiência do cliente. 

Logo, você precisa estar sempre muito alinhado com seus fornecedores para reduzir esses riscos. 

Trabalhar com dropshipping vale a pena?

Após ler todo esse artigo, você ainda pode estar se questionando: trabalhar com dropshipping vale a pena? Ou dropshipping é furada?

E não há uma resposta fixa para isso. Depende muito do objetivo com sua loja online. O ideal é sempre pesquisar bastante sobre as alternativas, considerar quais suas estratégias e ver o que os concorrentes estão fazendo. 

Em outras palavras, o dropshipping é uma solução segura e viável se você e seus fornecedores estiverem alinhados e seguirem todas as normas estabelecidas. 

Se você está pensando em abrir um negócio online, já considerou a venda de cursos? Há várias plataformas para criar e disponibilizar cursos online, inclusive a EAD Plataforma. 

Para  saber começar, temos um artigo completo que te ensina a criar cursos online. Confira! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy