exemplos de empreendedorismo digital

Confira as histórias de sucesso de 5 exemplos de empreendedorismo digital

O que é preciso para criar um negócio online lucrativo e que se torne uma referência em seu setor de atuação? Já podemos adiantar que não existe uma fórmula pronta, mas uma maneira eficaz de encontrar a resposta é conhecer a história de alguns exemplos de empreendedorismo digital.

Um empreendimento online bem-sucedido pode surgir da observação apurada de novas tendências tecnológicas ou da adaptação de um negócio que já existe no mundo físico. Até mesmo uma ideia que você tenha para atender uma demanda pessoal pode dar vida a uma empresa…

Existem muitas e diferentes maneiras de alcançar o sucesso e neste post vamos conhecer 5 pessoas de diferentes áreas que se tornaram referências de como empreender na internet. Suas histórias servem de inspiração para muita gente e certamente você vai se identificar com pelo menos uma delas.

Ficou curioso para conhecê-las e saber como ser um empreendedor digital de sucesso, não é? Então continue a leitura!

5 exemplos de empreendedorismo digital

A pesquisa Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, da Hero Spark, revelou que mais da metade dos empreendedores digitais brasileiros (54%) começaram seus negócios há menos de um ano. Para quem já é parte desta estatística ou pretende fazer em breve, ter uma referência para se espelhar é fundamental. 

Se você ainda não encontrou a sua, está no lugar certo! Conheça abaixo a trajetória de quatro brasileiros e um americano que se tornaram exemplos de empreendedorismo digital.

1) Felipe Ramos Fioravante

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Felipe Ramos Fioravante, mas certamente conhece o iFood e provavelmente já o usou. A grande sacada do nosso primeiro exemplo de empreendedorismo digital foi perceber que os brasileiros buscavam cada vez comodidade na hora de comprar lanches e refeições.

E a aposta deu certo. De acordo com uma pesquisa do Instituto QualiBest, a quantidade de pessoas que não tinha um aplicativo de entrega instalado no smartphone caiu de 54% em 2018 para 28% em 2020. E o iFood é o preferido de 6 em cada 10 usuários.

Fioravante viu a empresa que lançou como startup em 2011 logo ser adquirida pela Movile e se fundir ao seu principal concorrente, o Restaurante Web, para se tornar líder do setor na América Latina. O sucesso cresceu ainda mais com as restrições impostas pelo coronavírus: apenas em junho de 2020 foram 39 milhões de pedidos.

Atualmente, o aplicativo de delivery conta com mais de 236 mil restaurantes parceiros e emprega 3 mil funcionários, além de ter mais de 160 mil entregadores ativos. Para saber mais da história do iFood, assista ao vídeo abaixo:

2) Luiza Helena Trajano

A história do Magazine Luiza é um dos cases de inovação mais impressionantes do Brasil. E não é pra menos: Luiza Helena Trajano foi uma pioneira das lojas virtuais e transformou um negócio familiar que parecia caminhar rumo à falência em um gigante do e-commerce.

Luiza já havia se provado quando assumiu o negócio dos tios e criou um império com mais de mil lojas espalhadas pelo país. Porém, foi no momento de maior dificuldade, quando as ações do Magazine Luiza despencavam na Bolsa de Valores, que ela mostrou porque é um exemplo de empreendedorismo.

Ao lado do filho, Fred Trajano, conhecido como “o cara do e-commerce”, Luiza decidiu apostar as fichas no digital e adotar a estratégia omnichannel, integrando totalmente as operações física e online. Não poderia ter dado mais certo, como comprova a fortuna de US$ 5,1 bilhões da empresária.

Para saber mais de sua trajetória, recomendamos que você assista à entrevista que Luiza Helena Trajano concedeu para o programa “Roda Viva” em 2020:

3) Gary Vaynerchuk

Quem gosta de acompanhar as novidades do marketing digital conhece bem o nome de Gary Vaynerchuk. Esse americano de origem soviética é o exemplo clássico de empreendedorismo nos Estados Unidos, tendo começado ainda na infância lavando carros e montando uma barraca para vender limonada.

Vaynerchuk mostrou seu tino para os negócios digitais quando transportou a loja de vinhos da família para o ambiente online. Depois, ao perceber o potencial dos conteúdos audiovisuais na internet, lançou um canal no YouTube, produziu mais de mil episódios do programa Wine Library TV e viralizou.

Todo o conhecimento que adquiriu durante os anos de trabalho duro foram contados em livros e palestras e transformaram Vaynerchuk em referência de empreendedorismo digital. Atualmente, é investidor e consultor de gigantes como Facebook, Twitter, Snapchat e Uber

Para saber mais sobre a vida e a carreira de Vaynerchuk, assista ao vídeo abaixo, do canal Passo a Passo Empreendedor:

4) Tânia Gomes

A trajetória de Tânia Gomes no empreendedorismo digital foi impulsionada por uma frustração pessoal. Depois de passar anos sofrendo para encontrar sapatos que coubessem nos seus pés pequenos, resolveu buscar por conta própria uma solução para ela e outras mulheres que passavam pela mesma situação.

Após vender sua parte em uma empresa de marketing digital, Tânia entrou em contato com os principais fabricantes de calçados do Brasil para montar o estoque da sua própria loja virtual. E assim nasceu a 33e34 Shoes, que vendia apenas sapatos de numeração baixa.

Depois do sucesso com esse empreendimento, Tânia passou a dar palestras sobre temas focados em mulheres e startups. Atualmente, é CMO da Green Buddy, foodtech que promove uma alimentação 100% natural para animais de estimação.

Para conhecer um pouco mais da visão empresarial de Tânia Gomes e pegar algumas dicas de empreendedorismo digital, confira sua participação em ciclo de conversas do Sebrae:

5) Marco Fishben

Encerramos nossa lista com um exemplo de empreendedorismo digital no segmento da educação. A plataforma Descomplica foi criada depois que Marco Fishben decidiu juntar a experiência como professor com os conhecimentos adquiridos no curso de Engenharia.

Depois de mais de uma década ensinando Física em cursinhos, Marco teve a ideia de usar os conceitos de escala e processos replicáveis para chegar a um público maior. Com o advento do YouTube, suas aulas em vídeo logo se popularizaram e assim nasceu um empreendedor da educação.

Criado em 2011, o Descomplica foi pioneiro, criou uma grande comunidade de alunos e professores e ainda hoje é referência. Para se ter uma ideia do tamanho do sucesso, a plataforma realizou em 2016 a maior aula online ao vivo do mundo, reunindo mais de 1 milhão e 200 mil estudantes na véspera do ENEM.

Quer saber mais sobre o que o Marco Fishben pensa de empreendedorismo e educação? É só assistir ao vídeo abaixo do canal Faculdade Descomplica:

Como prometemos no início do post, você conheceu aqui histórias de profissionais de diversas áreas e perfis completamente diferentes para te inspirar e ajudar com seu negócio online. Agora é com você!

Se quiser mais exemplos de empreendedorismo digital, sugerimos que você conheça também os clientes da EAD Plataforma. Quem sabe, depois de descobrir as inúmeras possibilidades de como trabalhar com EAD, você não tem a ideia para criar seu próprio negócio online?

Boa sorte!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy