fluxo de caixa empreendedorismo

Fluxo de caixa no empreendedorismo: como aplicá-lo no seu negócio?

Garantir uma vida financeira corporativa pode ser desafiador, principalmente quando se empreende sozinho. Isso porque, na correria do dia a dia, esquecer de pagar uma conta ou cometer erros na contabilidade são práticas muito comuns. 

Por isso, o controle do fluxo de caixa dentro do empreendedorismo é fundamental, afinal, ele ajuda a evitar  prejuízos.

Como base, o fluxo de caixa mostra a posição dos lucros de uma empresa, ajudando a padronizar as contas e a entender, por exemplo, quais serviços e produtos são mais ou menos rentáveis. 

A olho nu, ou seja, sem parâmetro do que entra e sai de dinheiro, dificilmente seu negócio começa o próximo mês com saldo positivo. 

Caso sua situação não seja das melhores, tenha em mente que essas dificuldades são normais e solucionáveis. Por isso, neste artigo, vamos dar um passo à frente para criar um fluxo de caixa para pequenos empreendedores. 

Gostou da ideia? Então, continue lendo até o final. 

O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é uma ferramenta contábil que serve para controlar as entradas e saídas de dinheiro das empresas. Sua função é manter o equilíbrio das contas, evitando o saldo negativo na contabilidade. Em outras palavras, é um registro de tudo que move no setor financeiro do estabelecimento.

De modo geral, as entradas representam os resultados das transações de produtos e serviços, isto é, a venda de bens e ativos e o recebimento de dívidas. Já as saídas significam os gastos necessários para a operação, como, por exemplo, a compra de matérias-primas, o pagamento de funcionários e fornecedores, o aluguel do imóvel e afins. 

No empreendedorismo, um bom fluxo de caixa acontece quando todas as informações, como ganhos e gastos, são registradas detalhadamente. Por isso, você deve ter disciplina e atenção para que nenhum detalhe seja esquecido. 

Nesse sentido, um fluxo de caixa positivo é quando você tem dinheiro suficiente que cubra suas contas. Em contrapartida, um fluxo de caixa negativo é quando as despesas excedem o dinheiro que entra na empresa, tornando-se um possível problema para o bom andamento dos negócios.

Contas a pagar x contas a receber 

Para gerenciar o dinheiro da sua empresa, é fundamental que você diferencie as contas pagas e recebidas, pois, se misturar ambas, provavelmente sua contabilidade entrará em colapso. 

Nesse sentido, as contas a pagar são aquelas que saem do orçamento da empresa, isto é, o dinheiro que você deve, tais como:

  • aluguel;
  • água, luz e telefone;
  • fornecedores;
  • despesas comerciais;
  • folha de pagamento dos funcionários.

Por outro lado, as contas a receber representam o dinheiro que entra a partir do pagamento dos seus clientes pelos bens e serviços fornecidos por você, sendo uma parte relevante para a rentabilidade da sua companhia. Um exemplo são as parcelas de clientes que realizaram compras a prazo.

Quais são os benefícios do fluxo de caixa? 

Manter o fluxo de caixa atualizado tem uma série de benefícios, o que leva muitos empresários a utilizar essa ferramenta de gerenciamento. Sendo assim, confira as principais vantagens do fluxo de caixa.

Evita gastos impróprios 

Uma das grandes vantagens do fluxo de caixa no empreendedorismo é a possibilidade de arquivar todas as despesas na plataforma. 

Com uma visão detalhada sobre tudo o que entra e sai, é possível guardar dinheiro para investir em recursos importantes, como compra de materiais ou contratação de funcionários, assim, diminuindo a chance de realizar gastos desnecessários. 

Melhora a tomada de decisão 

Como agir sem pensar não é uma boa alternativa para quem mexe com dinheiro, essa ferramenta ajuda a identificar os tipos de custos, projeções e entradas de capital, agilizando as tomadas de decisão mais importantes. 

Monitora os recebimentos 

Gerenciar as entradas de dinheiro permite avaliar o recebimento de vendas ou de juros, por exemplo. Além disso, esse monitoramento constante ajuda a decidir o momento mais adequado para aumentar os preços dos produtos. 

Como fazer o fluxo de caixa corretamente? 

Montar um fluxo de caixa no empreendedorismo exige o cumprimento de algumas regras que você mesmo deve estabelecer. Como dica, determine a melhor forma de organizar seu fluxo: diariamente, semanalmente ou mensalmente. 

Outro ponto relevante é que a ajuda de um contador para executar esse trabalho pode ser extremamente valiosa, uma vez que ele é um profissional de gestão financeira que entende a dinâmica dos cálculos.

Por outro lado, se você tem poucos recursos e não pretende contratar um especialista a curto prazo, as dicas abaixo ajudam na montagem do fluxo de caixa para pequenos empreendedores. Se este é o seu caso, mãos à obra!

Passo a passo para criar o fluxo de caixa 

1. Anote suas movimentações financeiras 

Registre todas as mudanças na contabilidade da sua empresa, pois, desta forma, você garante que nenhum dinheiro ficará de fora e suas contas fecham corretamente. 

2. Divida suas despesas e receitas 

Ao categorizar suas receitas e despesas, a tendência é que você não desperdice dinheiro, pois você terá conhecimento sobre a origem dos rendimentos e como usou seus recursos. 

Sendo assim, separe as receitas em:

  • investimentos;
  • impostos;
  • serviços e operações;
  • folha salarial. 

Já as despesas podem ser divididas em:

  • vendas;
  • retorno de investimento (ROI);
  • financiamento. 

3. Estabeleça uma rotina 

O setor financeiro é composto por várias funções, sendo que muitas delas ocorrem mensalmente, como o pagamento de salário, por exemplo. 

Mesmo assim, não existe um padrão específico para montar o fluxo de caixa, pois vai depender da disponibilidade e entendimento do empreendedor digital. Contudo, algumas dicas podem ajudá-lo neste processo, como separar as ações:

  • diariamente: planeje as despesas do dia anterior, salve documentos, fotos e contratos;
  • semanalmente: analise as operações da semana anterior;
  • mensalmente: avalie os dados e detecte os pontos mais fortes e fracos do planejamento para reorganizar o que for preciso. 

Além disso, para facilitar os seus registros, você pode investir em uma plataforma de gestão financeira. Inicialmente, a planilha do Excel, por exemplo, pode ser útil para separar os lançamentos até o momento de contratar uma boa plataforma de gestão. 

Saiba mais: Controle financeiro de uma pequena empresa: como fazer?

Vender cursos EAD: Como gerar fluxo de caixa dentro do empreendedorismo? 

Um dos maiores desafios para quem vende cursos on-line é lidar com o dinheiro recebido. Por isso, entender como funciona o fluxo de caixa no empreendedorismo é fundamental em um mercado de plena ascensão, uma vez que sua ideia é se destacar entre os demais e, possivelmente, expandir os negócios.

Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa e criar cursos de alto impacto para seus colaboradores. E quem pode ajudá-lo nessa empreitada é a EAD Plataforma

Contar com uma boa plataforma de ensino à distância vai ajudar você a oferecer um serviço de qualidade e evitar reclamações.

A EAD Plataforma conta com diversas funcionalidades que vão facilitar sua vida e de seus alunos, confira algumas delas:

Agende uma demonstração personalizada e faça um teste gratuito agora mesmo, você vai ver que a EAD Plataforma é a melhor opção para seus cursos on-line ou para sua plataforma de treinamento empresarial.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy