Blog EAD Plataforma 19-10-2018 modelos de EAD

Conheça os principais modelos de EAD em que você pode investir

O mercado de educação a distância está cheio de possibilidades e diferentes modelos de EAD, para quem está pensando em investir nessa área.

Claro, tudo dependerá do seu planejamento e objetivos. Porém, não importa o curso que você tem em mente, através da EAD você conseguirá colocar no ar.

Utilizando o ensino a distância, é possível montar desde o mais simples curso livre até uma graduação completa,. Afinal, esse é um formato extremamente flexível.

Mas as opções não param por aí. Existem outros modelos de EAD que você pode transformar no seu novo negócio.

Leia esse artigo até o final, para conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

Quais são os principais modelos de EAD?

Primeiramente, conheça quais são os modelos de EAD mais populares no mercado. Nesta lista você encontrará informações sobre oito formatos, sendo eles:

  • Cursos livres;
  • Cursos de graduação;
  • Cursos técnicos;
  • Cursos de extensão;
  • Cursos preparatórios;
  • Cursos de certificação;
  • Cursos corporativos;
  • Cursos profissionalizantes.

Cursos Livres

Quando alguém está pensando em começar a trabalhar com educação a distância, e começam a cogitar modelos de EAD, os cursos livres quase sempre são a primeira opção.

A principal característica dos cursos livres é a sua curta duração. Por essa razão, eles não necessitam de nenhuma chancela de órgão oficiais.

Ou seja, quem está cogitando trabalhar como produtor de conteúdo pode colocar um curso livre no ar de forma simples e rápida.

Os alunos podem procurar um curso livre com uma finalidade profissional, mas também por curiosidade ou, até mesmo, por hobby. Há um mercado enorme para se explorar!

Cursos de graduação

Esse é um dos modelos de EAD que dispensa apresentações. As graduações são os cursos superiores de longo prazo, oferecidos por universidades e faculdades.

Entretanto, para oferecer um curso de graduação é necessário contar com uma chancela especial do Ministério da Educação (MEC). Ou seja, esse é um processo um pouco mais complexo.

Atualmente, esse os cursos universitários estão ganhando cada vez mais espaço no ambiente digital, em relação ao físico.

Aliás, a expectativa é que até 2023 o número de matrículas para cursos de graduação via EAD ultrapasse o de matrículas em cursos presenciais.

Cursos técnicos

Agora vamos falar sobre os cursos profissionalizantes, que são um dos modelos de EAD mais comuns.

Esses cursos costumam ter uma duração entre um ano e meio e até dois anos, oferecendo todo o ensino técnico que os alunos precisam para atuar em determinada profissão.

Assim como as graduações, eles necessitam de uma autorização especial do Ministério da Educação para poderem ser oferecidos.

Cursos de extensão

Os cursos de extensão estão entre os modelos de EAD de maior sucesso. Podemos dizer que esse tipo de curso serve como um complemento à graduação dos alunos.

Eles costumam ter uma duração um pouco maior do que a de cursos livres, mas assim como esse formato abordam temas bastante específicos.

Geralmente, quem busca por uma extensão deseja se especializar em uma determinada área, dentro do seu campo de formação.

Por exemplo, um profissional formado em administração pode decidir seguir uma carreira na área de seguros. Sendo assim, ele precisará estudar para se aprofundar nesse setor. Ou seja, um curso extensivo pode ser a solução para isso.

Cursos preparatórios

Dando continuidade, os cursos preparatórios também são uma opção que funciona bem através da educação a distância.

Existem milhares de pessoas se preparando para realizar o sonho de passar em provas de vestibular e de concursos públicos.

Consequentemente, elas costumam procurar cursos, para potencializar suas chances. Esse é o principal papel dos cursos preparatórios.

Então, por que não fazer isso através de um curso online, sem sair de casa? É muito mais prático e cômodo para os estudantes.

Caso esse seja o modelo de EAD que se encaixe melhor no seu perfil, você  pode ser o professor que contribuirá para que essas pessoas alcancem seus objetivos. Uma missão muito importante, não é mesmo?

Cursos de certificação

Atualmente, existem no mercado os mais diversos tipos de certificação. E, acredite em mim, elas podem ser decisivas na disputa por uma vaga de emprego.

Há certificações para tecnologia, ferramentas de marketing, processos de trabalho, entre muitos outros segmentos.

E, assim como no caso dos vestibulares e concursos públicos, as pessoas costumam buscar cursos que as ajudem a estudar, para obter esses certificados.

A grande parte dos empreendedores que optam por oferecer cursos de certificação são profissionais especialistas no assunto em questão.

Cursos profissionalizantes

Semelhantes aos cursos técnicos, a função dos cursos profissionalizantes também é preparar profissionais para o mercado de trabalho.

Contudo, há uma diferença crucial entre os dois, já que os cursos profissionalizantes, em sua maioria, não possuem chancela do MEC.

Porém, mesmo com essa limitação, é uma opção com alto número de alunos, devido o seu custo-benefício. Além do mais, são bastante eficientes em seu propósito.

Cursos corporativos

Por fim, as empresas também podem se beneficiar da educação a distância. Entre os modelos de EAD, os cursos corporativos podem ser uma ferramenta eficiente para capacitar colaboradores.

Os cursos corporativos também conhecidos como in company são desenvolvidos especialmente para os funcionários de uma empresa.

Eles podem ser aplicados para especialização de equipes, com cursos de capacitação e atualização, ou ainda para o treinamento sobre normas e processos da empresa.

Essas são apenas algumas das possibilidades. Isso porque há empresas que conseguem oferecer, até mesmo, cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

Enfim, a melhor maneira de oferecer cursos corporativos é através da EAD, justamente pela flexibilidade desse formato para os colaboradores.

Contrate uma plataforma EAD para ajudá-lo

De fato, os modelos de EAD são muitos. Mas, independente da sua escolha, a melhor opção para colocar o seu curso no ar é utilizando uma plataforma EAD.

Afinal, esses softwares possuem todas as ferramentas que você precisará, para ter um curso de educação a distância completo.

Totalmente customizável, ela dará a autonomia que você e a sua possível equipe precisarão para montar, gerenciar e operar o curso.  

Em suma, o melhor investimento que você pode fazer como um empreender dessa área é a contração de uma plataforma EAD.