Diferencial competitivo: o que é, qual a importância e como ter?

Diferencial competitivo: o que é, qual a importância e como ter?

Ter um diferencial competitivo é uma ótima maneira de se diferenciar da concorrência e conseguir destaque, especialmente meio a um cenário na qual a competitividade é extremamente acirrada, como o on-line. 

E sim, a gente sabe que nem sempre é fácil pensar em uma solução original e aplicável para se tornar diferente dos outros. Porém, isso está longe de ser impossível. Na verdade, basta seguir algumas dicas simples e colocar a mão na massa. 

Para te ajudar com isso, preparamos o artigo a seguir. Nele, você descobre:

  • o que é diferencial competitivo; 
  • qual a importância disso para os negócios; 
  • exemplos de vantagens competitivas; 
  • passo a passo de como se diferenciar da concorrência. 

Continue lendo e confira!

Afinal, o que é diferencial competitivo?

Um diferencial competitivo é um atributo que faz com que um negócio se diferencie da concorrência. Em outras palavras, é aquilo que faz com que os clientes escolham comprar de uma companhia, mesmo tendo outras ao seu dispor. É o que torna um empreendimento único aos olhos do público-alvo. 

Ou seja, é uma característica que desperta o interesse dos consumidores e os atrai para a marca. Dito isso, para um atributo realmente se tornar uma vantagem competitiva, é necessário:

  • gerar um valor para os consumidores; 
  • ser único; 
  • trazer lucros a longo prazo; 
  • poder ser monitorado. 

Exemplos de diferencial competitivo para você se inspirar

Para ficar ainda mais claro, confira estes exemplos de diferencial competitivo para você se inspirar: 

  • oferecer um atendimento ao cliente omnichannel — com todos os pontos de contato integrados — e 24/7; 
  • entregar um produto único e que se adéque às necessidades dos consumidores, como poder conversar com um professor em um curso on-line
  • oferecer opções de pagamento inovadoras e personalizadas; 
  • disponibilizar  um teste grátis do produto ou serviço etc.

Por que é essencial ter um diferencial competitivo em relação aos concorrentes?

Ter um diferencial competitivo pode representar o sucesso da estratégia de vendas de uma empresa — não importando a solução que ela oferece. Aliás, essa tática também é bastante útil para quem trabalha como infoprodutor, já que existe uma concorrência ainda maior no comércio on-line. 

Essa estratégia atrai mais clientes e aumenta o ticket médio — quanto cada cliente gasta no empreendimento. O melhor, tudo isso de maneira orgânica. 

Além disso, uma boa vantagem competitiva aumenta a taxa de fidelização dos clientes. Afinal, todo mundo prefere comprar de uma empresa que entregue  “algo a mais”, concorda? 

>>>> Veja mais: como trabalhar com infoprodutos? TUDO o que você precisa saber 

Como ter um diferencial competitivo? Passo a passo 

Agora que você já sabe o que é diferencial competitivo, está preparado para aprender como ter um? Então continue lendo e confira o passo a passo que separamos para você!

1. Conheça seu negócio 

O primeiro passo é conhecer seu empreendimento e as soluções que ele oferece. Isso é fundamental porque um bom diferencial competitivo deve fazer sentido com o plano de negócios da empresa. 

Ao estudar a fundo a companhia, também é possível descobrir os pontos fracos dela. Aliás, aprimorá-los pode vir a se tornar uma vantagem competitiva, como melhorar a qualidade do atendimento ao cliente. 

2. Saiba quem são seus concorrentes 

A ideia do diferencial competitivo é entregar algo diferente da concorrência. Para isso, é necessário conhecê-la bem, saber quem são os clientes, o que ela oferece, o que tem de diferente etc. 

Isso não significa que você deve copiar o que os outros fazem. Na verdade, estudar os concorrentes permite identificar oportunidades que eles ainda não apostaram e você pode investir para se sobressair. 

3. Estude seus clientes 

O terceiro passo é conhecer bem os seus clientes até porque a intenção é entregar um diferencial para eles. Portanto, analise bem a sua base de consumidores para descobrir o que eles consomem e quais são seus desejos e necessidades. 

Partindo disso, pense em soluções interessantes e que os concorrentes ainda não oferecem, como novos produtos ou serviços, ou até começar o atendimento pelo WhatsApp. Tudo é válido, desde que faça sentido com o perfil de consumidor da sua marca. 

>>>> Leia também: o que é Ideal Customer Profile? 4 exemplos, benefícios e mais!

4. Seja original 

Ao pensar em um diferencial competitivo, tenha em mente uma única palavra: originalidade. Isso significa que seu empreendimento precisa apresentar uma característica realmente única e que os clientes só encontram nele. 

Sim, isso pode parecer bem complicado, mas ao concluir os passos anteriores você percebe que as ideias fluem com mais facilidade, porque você tem dados para embasar suas ideias. 

Uma dica aqui é não se deixar preso. Abra sua mente para soluções inovadoras, peça a opinião da sua equipe, se inspire em outras empresas. Uma opção pode ser pensar no que você não deve fazer e tentar imaginar o total oposto disso. 

Além de ser uma dinâmica divertida, essa estratégia pode abrir a possibilidade para uma maior interação dos colaboradores e fazer surgir as melhores ideias para o momento. 

5. Use a tecnologia ao seu favor 

Para finalizar, aproveite que tecnologia está avançando a cada dia que passa e use-a ao seu favor. Aposte em softwares e ferramentas para automação de tarefas, sites e plataformas de vendas bem estruturadas e esteja presente nas redes sociais. 

Só para exemplificar, imagine que você vende um curso on-line de culinária. Mantê-lo em um espaço completo e fácil de usar como a EAD Plataforma, é, por si só, um diferencial competitivo. 

No mais, exercite a sua criatividade e tente pensar em soluções “fora da caixa”. Assim, você consegue se destacar da concorrência e aumentar seus lucros.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy