Gestão do clima organizacional

Gestão do clima organizacional: o que é, qual o seu papel e as 4 etapas para gerenciá-lo

Você se preocupa com a gestão do clima organizacional na sua empresa?

Existem diferentes formas de definir o que é o clima organizacional. No geral, trata-se da maneira com que o ambiente de trabalho é percebido pelos funcionários que fazem parte da empresa.

O clima tem a ver também com as experiências que são oferecidas aos colaboradores da empresa e com o nível de satisfação, motivação e engajamento desses profissionais.

O clima organizacional exerce influência direta no desempenho individual e coletivo e deve ser tratado com bastante atenção pelos gestores.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar o que é e qual o papel da gestão do clima organizacional.

Continue a leitura para conferir também as etapas da gestão do clima organizacional para você implementar na sua empresa:

  1. Realize uma pesquisa de clima organizacional;
  2. Crie um plano de ação para melhoria do clima organizacional;
  3. Coloque em prática o plano de ação;
  4. Monitore o desempenho da gestão do clima organizacional.

O que é a gestão do clima organizacional?

A gestão do clima organizacional pode ser definida como um conjunto de boas práticas e estratégias que têm como foco garantir um ambiente de trabalho saudável para os colaboradores.

Esse tipo de gestão busca compreender a experiência que é oferecida aos funcionários da empresa e identificar oportunidades de torná-la mais satisfatória.

A gestão organizacional lida com aspectos relacionados, por exemplo, à motivação dos funcionários, à qualidade dos materiais e equipamentos de trabalho que são disponibilizados, aos conflitos internos, às relações interpessoais e ao reconhecimentos dos esforços.

Veja também: Comunicação empresarial: definição, tipos e dicas para melhorar esse aspecto no seu negócio

Qual o papel da gestão do clima organizacional?

O papel da gestão do clima organizacional é analisar e entender qual é a percepção coletiva que os colaboradores têm sobre a empresa e implementar as melhorias necessárias para garantir a satisfação e o melhor desempenho deles em suas funções.

Também cabe à gestão do clima organizacional trabalhar o relacionamento entre a empresa e seus funcionários e oferecer um ambiente harmonioso, sem perder de vista as diferenças de perfil, opiniões e objetivos pessoais entre os colaboradores.

Leia também: Motivação: 12 filmes para treinamento e desenvolvimento

Quais são as etapas da gestão do clima organizacional?

Agora que você já sabe qual o papel da gestão do clima organizacional, é hora de conferir quais são as etapas essenciais para implementar esse tipo de gestão e melhorar o clima na sua empresa.

1 – Realize uma pesquisa de clima organizacional

Tudo começa com uma pesquisa de clima organizacional. Com essa ferramenta, é possível fazer um diagnóstico e obter insights valiosos sobre a percepção dos colaboradores e, a partir da perspectiva deles, identificar quais mudanças precisam ser feitas para melhorar o clima da organização.

Dentre os principais fatores que podem ser analisados em uma pesquisa de clima, destacam-se:

  • qualidade do local de trabalho;
  • aspectos que desmotivam e motivam os colaboradores;
  • a maneira com que as tarefas são distribuídas;
  • capacitação dos colaboradores para as funções que exercem;
  • qualidade do relacionamento com os líderes.

Para saber como fazer sua pesquisa de clima organizacional, que tal assistir a este vídeo da Sólides?

2 – Crie um plano de ação para melhoria do clima organizacional

Com base na pesquisa de clima, você deverá criar um plano de ação para orientar a gestão e implementar as melhorias necessárias.

Nesse plano é preciso constar todas as estratégias usadas com o objetivo de tornar o clima organizacional mais harmonioso e favorável para o desempenho dos colaboradores.

Não deixe de criar um calendário para implementação de cada estratégia e apontar os responsáveis por colocá-las em prática.

Se você quer dicas de como criar um plano de ação, fique de olho neste vídeo da Siteware:

3 – Coloque em prática o plano de ação

Nesta etapa da gestão do clima organizacional, você deve colocar em prática todas as estratégias definidas no plano de ação, como:

  • melhoria da comunicação interna;
  • reconhecimento dos esforços;
  • treinamentos e investimentos em capacitação;
  • implementação de novas ferramentas de trabalho;
  • reuniões periódicas de feedback;
  • flexibilização do horário de trabalho;
  • delegação de tarefas de acordo com as competências de cada colaborador;
  • remuneração mais justa e competitiva.

Veja mais: 7 dicas para gestão de pessoas: como construir equipes de trabalho produtivas e engajadas

4 – Monitore o desempenho da gestão do clima organizacional

É muito importante acompanhar o desempenho da gestão do clima da organização. Para isso, é possível utilizar indicadores, como a taxa de turnover, retenção, satisfação e produtividade dos colaboradores.

A partir desse acompanhamento, é possível realizar os ajustes necessários para tornar o clima organizacional mais saudável e favorável para o alcance das metas e objetivos da empresa.

Leia mais: Segredo do suce$$o: o que é pedagogia empresarial e como lucrar?

Bom, agora que você já conhece as etapas da gestão do clima organizacional, dedique-se a esse importante aspecto da sua empresa.

Em vez de oferecer um ambiente hostil e pouco acolhedor para os seus funcionários, dê a eles a oportunidade de trabalhar em um local que valoriza e reconhece seus esforços, que sabe ouvir o que eles têm a dizer e que disponibiliza as ferramentas e condições ideais para eles desempenharem suas atividades da melhor maneira possível.

A EAD Plataforma pode ajudar sua empresa a treinar colaboradores, fazendo-os se sentir prestigiados e capacitados para suas tarefas.

Faça um teste grátis e conheça nossa plataforma de treinamento para empresas!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy