Blog EAD Plataforma 27-07-2018 Ferramentas de EAD

Ferramentas para EAD indispensáveis para os alunos do seu curso online

Para quem trabalha como produtor de conteúdo o que não faltam são ferramentas para EAD para o seu curso online.

As plataformas de ensino a distância oferecem uma gama de recursos gigantesca. Inicialmente, é natural se sentir perdido diante todas as opções.

Porém, é preciso que você foque em escolher quais delas serão realmente úteis para o seu curso.

Se você ainda não havia parado para pensar nisso, chegou o momento!

Então, conheça agora quais são as ferramentas para EAD indispensáveis para ajudar e encantar os seus alunos.

Quais são as ferramentas de EAD que devo trabalhar?

Os cursos online acontecem em um sistema que ficou conhecido como AVA (ambiente virtual de aprendizagem).Se quiser saber o que é AVA e qual o seu papel para a educação a distância, leia nosso artigo sobre o tema! 

É bem claro que todo contato em cursos do tipo acontecem de maneira totalmente remota.

Sendo assim, as ferramentas de EAD têm a função de aproximá-lo de seus alunos, para que vocês possam se conectar e trocar experiências.

Portanto, para ajudá-lo, listamos cinco ferramentas tecnológicas para EAD que você precisa adotar, sendo:

Biblioteca

Decerto você utilizará diversos livros, textos, artigos científicos e apresentações para embasar o conteúdo do seu curso.

Então, é importante que todo esse material seja disponibilizado aos seus alunos para que eles possam consultá-los em caso de dúvidas.

Isso porque tais ferramentas para EAD gratuitas  são importantes recursos de apoio no aprendizado e servirão para  antes, durante e depois do curso.

Afinal, os seus alunos podem resolver usá-los como suporte para executar o que aprenderam em exercícios ou no trabalho, não é mesmo?

A biblioteca é uma das ferramentas de EAD que não podem ser ignoradas.

Fóruns

Das ferramentas para EAD dessa lista a mais incrível de todas são os fóruns, por um motivo muito simples:eles permitem a conexão entre os seus próprios alunos.

Ou seja, habilitando os fóruns de discussão, no seu curso online, você permite que eles interajam entre si, tirando dúvidas e trocando informações.

Toda essa experiência é muito enriquecedora para os seus alunos, além de dar muito mais autonomia para todos os envolvidos.

Videoaulas

Uma dica: você não pode basear os seus conteúdos apenas em materiais, apresentações e leituras para os seus alunos.

As videoaulas também estão entre as ferramentas para EAD que ajudarão a tornar o seu curso online muito mais atrativo, atuando, também, como uma estratégia útil para engajar alunos.

Portanto, é preciso, sim, gravar aulas em que você será o interlocutor. Isso facilitará muito a aprendizagem dos seus alunos.

Além disso, talvez seja interessante disponibilizar suas aulas em áudio também.

Assim, seus alunos podem ouvi-las de maneira mais flexível, como durante o deslocamento para o trabalho, no trânsito ou no transporte público.

Outra vantagem é que utilizar a sua imagem ajudará a passar mais credibilidade e fortalecerá o seu relacionamento com o público.

Suporte ao aluno

Biblioteca, fóruns e videoaulas são formas de automatizar o processo de ensino. É por essa razão que, a cada dia, mais pessoas querem descobrir o que é EAD e aderir ao método de aprendizagem. .

Entretanto, é sempre importante sempre manter um canal aberto, para que os seus alunos possam lhe consultar sempre que for necessário.

Por isso, o suporte ao aluno também entrou para essa lista de ferramentas EAD..

O canal de suporte fica a sua escolha: E-mail, WhatsApp ou, até mesmo, um chat integrado à sua plataforma EAD.

É importante lembrar que você sempre deve estabelecer um prazo de retorno para as dúvidas que chegarem dessa maneira.

Blog

Por último, invista também em um blog para o seu curso online.

Ele tem muito a agregar não só aos seus alunos, mas também a sua carreira como produtor digital.

O blog pode se tornar um canal para atração, retenção e relacionamento com o seus alunos, e será uma ferramenta extremamente útil para a gestão de customer success em EAD

Apresentar notícias, artigos e materiais relacionados à área em que você atua é uma ótima estratégia para manter os seus alunos, ex-alunos e os interessados em adquirir os seus cursos sempre atualizados. Essa é uma das nossas indicações para quem quer entender como vender cursos online

Em síntese, a intenção ao utilizar o blog como uma das ferramentas de EAD é possibilitar que você se torne uma referência no assunto que domina.

Busque uma plataforma EAD para ajudá-lo

Onde é possível encontrar todas essas ferramentas de EAD prontas para começar a rodar o seu curso?

Só há uma resposta possível: em uma boa plataforma EAD!

Ela ajudará você a trabalhar todos esses recursos da melhor maneira, tornando seu trabalho  muito mais fácil.

Se você está buscando uma plataforma EAD de confiança, fale conosco!

A EAD Plataforma é uma das melhores opções do mercado. Se quiser conhecer nossa solução e desfrutar de todas as funcionalidades antes de tomar a decisão, você pode testá-la durante 7 dias para não ter nenhuma dúvida!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy