O mundo do ensino mudou. Com ele, surgiram novos processos e métodos. Porém, o pensamento estratégico e os cuidados com os processos pedagógicos devem continuar sendo priorizados. É aí que entra em cena a necessidade de realizar uma boa gestão na EAD.
Para saber o que é gestão na EAD, entender o que ela engloba, saber como adotá-la e conhecer suas vantagens, basta ler este post até o fim. Aproveite sua leitura!
O que é gestão na EAD?
A gestão na EAD nada mais é do que administração holística e completa do sistema de ensino à distância. Ela requer visão, atuação em diferentes frontes e inclui métodos, atividades e estratégias tanto no sentido prático, que engloba a estrutura e a tecnologia envolvidas, como no mais conceitual. Ou seja, aquele baseado nas ideias, no planejamento e nas estratégias dos processos pedagógicos.
Quais as vantagens de adotar uma boa gestão na EAD?
O profissional e a instituição que valorizam boas práticas e as incluem em sua gestão na EAD conseguem oferecer um ensino remoto de mais qualidade. Afinal, com planejamento, é possível alinhar as demandas do perfil do aluno com os métodos de ensino, analisar o que está dando certo na concorrência e, assim, aumentar a base de estudantes.
De forma simples, podemos dizer que ao priorizar a gestão na EAD, é possível:
- ter mais visibilidade no mercado;
- melhorar a credibilidade e a reputação;
- garantir uma boa experiência de ensino para os alunos;
- gerar mais matrículas;
- se tornar uma referência em ensino remoto.
Quais são as bases da gestão na EAD?
Confira, agora, os processos e os pilares que toda boa gestão na EAD deve apresentar.
Gerenciamento administrativo
Trata-se da gestão mais burocrática do processo. No caso de uma instituição, ela deve ter um líder, isto é, um gestor que defina objetivos, que analise o impacto no orçamento e que avalie a viabilidade financeira de implementar o ensino EAD.
Esse gestor deve tanto conhecer sobre leis, como de assuntos contábeis e pedagógicos, uma vez que o ensino remoto também deve seguir as políticas institucionais e a legislação de ensino.
O gestor também precisa determinar métricas que possam avaliar as diretrizes tomadas e analisar se elas estão funcionando. Além disso, deve ter conhecimento sobre os diferentes métodos e estruturas do EAD, como os chats, os fóruns de discussão e outras tecnologias que estimulem a interação dos alunos.
Nesse cenário, ela também inclui a infraestrutura. Ou seja, a quantidade de professores, de equipamentos de gravação, iluminação e áudio, assim como de softwares e plataformas que viabilizem as aulas.
Administração pedagógica
A administração pedagógica envolve o alinhamento da perspectiva do aluno e do professor. Logo, exige que o gestor se atente a questões como:
- gerenciamento de tempo de seu time;
- a realização de feedbacks constantes para os professores;
- avaliação contínua do desempenho da equipe;
- análise da qualidade de conteúdo transmitida em aula;
- aplicação de métodos que potencializem a interatividade dos alunos;
- inserção de recursos e estratégias que fortaleçam os laços entre professores e estudantes;
- capacidade de solucionar conflitos;
- acompanhar tendências e novidades do setor, analisar seus aplicabilidades e adotá-las caso elas tragam resultados;
- alinhar interesses da instituição, da lei, dos professores e dos alunos.
Gestão de divulgação
Um curso online, seja ele livre ou de uma instituição, não deve contar só com o buzz gerado pela propaganda boca a boca. É fundamental também que ele seja bem divulgado.
Nesse contexto, vale a pena nutrir sua base de alunos com conteúdo informativo, promoções e comunicados com e-mail marketing. Também é importante ter uma presença ativa nas redes sociais tanto para tornar seu conteúdo conhecido para mais pessoas como para tirar dúvidas de alunos.
Também vale a pena investir em mídia paga, como em plataformas como o Facebook Ads, por exemplo, que permite que você segmente seu anúncio por público-alvo e a interesses ligados às temáticas de seus cursos.
Direcionar uma base de seu orçamento para isso configura uma boa medida, pois não apresenta alto custo e pode gerar uma boa visibilidade para sua instituição/curso.
Para saber como anunciar no Facebook, recomendamos que assista ao vídeo a seguir:
Como você viu ao longo deste texto, oferecer um bom ensino à distância requer método, estratégia e conhecimento.
Para que tudo isso seja aplicado com sucesso, contar com uma ferramenta que valorize tudo isso e que garanta não só o bom andamento das aulas, como também sustente processos como gerenciamento de matrículas, administração de professores, gestão de alunos e outras funcionalidades robustas fará toda a diferença.
Para isso, você pode contar com a EAD Plataforma, uma ferramenta de ensino à distância que faz parte da realidade de mais de 3 milhões de alunos.
Isso mesmo, mais de 3 milhões de pessoas conquistaram um bem maior, o conhecimento, utilizando a EAD Plataforma.
Para isso, nos bastidores da empresa, há um um time focado, que analisa feedbacks e que direciona todas suas energias para oferecer a melhor experiência de ensino remoto.
Não é à toa que EAD Plataforma conta com uma série de clientes para lá de satisfeitos!
O que está esperando? Vem para EAD Plataforma você também! Para isso, basta se registrar e testar a ferramenta por sete dias sem custo algum!
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024
- O que é treinamento corporativo híbrido e como implementá-lo? - 15 de novembro de 2024