Ferramentas para busca de palavras-chave: 5 melhores opções

Ferramentas para busca de palavras-chave: 5 melhores opções

Para criar uma boa estratégia de marketing digital,  é essencial saber usar as ferramentas para busca de palavras-chave corretas. Afinal, são elas que permitem analisar se  determinado termo tem mais chances de fazer com que seu conteúdo apareça na primeira página do Google. 

Porém, são tantas opções disponíveis, que é complicado saber qual escolher. Inclusive entre as plataformas gratuitas.

Pensando nisso, preparamos o artigo a seguir. Nele, explicamos o que é palavra-chave, por que é importante pesquisá-las e ainda indicamos 5 ferramentas para pesquisa e falamos sobre as principais funcionalidades de cada uma delas. Continue lendo e confira!

Primeiramente, o que é uma palavra-chave?

As palavras-chave são um tipo de instrumento de busca. Elas direcionam os buscadores de internet — como o Google — para que eles mostrem conteúdos que reflitam as intenções dos usuários durante as pesquisas.

Também conhecidas pelo termo em inglês, keyword, elas podem ser formadas por uma ou mais palavras e costumam representar um pequeno resumo sobre o objetivo de um artigo para blog ou vídeo do YouTube.

Só para exemplificar, curso de marketing digital EAD é uma palavra-chave de cauda longa — ou long tail —, porque é composta por mais de dois termos, enquanto marketing digital é de cauda curta — ou head tail, já que conta apenas com duas palavras. Ficou claro? 

>>>> Leia também: planejamento estratégico de marketing — inspire-se com 4 exemplos

Por que é importante pesquisar as palavras-chave?

Pesquisar as palavras-chave é importante para ter certeza de que o termo possui mais chances de ser mostrado primeiro pelo Google. Ou seja, um bom volume de pesquisas.

Além do mais, esse processo orienta a criação dos conteúdos, para assegurar que um texto ou vídeo se trata do assunto que ele deseja ver. 

Isso aumenta as chances de aparecer nas primeiras páginas de pesquisa, o que, por sua vez, eleva a possibilidade de ter mais cliques — ou visualizações — e de vender mais, caso essa seja sua intenção. 

Fora isso, buscar as palavras-chave com ferramentas específicas ajuda na produção de conteúdos ao mostrar temas relacionados e novas abordagens para um termo. 

Compreendeu o que são e qual a importância das palavras-chave? Então continue lendo para descobrir como saber o que estão pesquisando no Google!

>>>> Veja também: funil de conteúdo — o que postar em cada fase?

Como saber o que estão pesquisando no Google? 5 ferramentas para busca de palavras-chave 

Existem várias ferramentas para busca de palavras-chave, inclusive opções gratuitas. Aqui, apresentamos estas 5 para você:

  • Google Keyword Planner; 
  • UberSuggest; 
  • SEMrush; 
  • Google Search Console; 
  • Google Trends. 

Agora, veja como cada uma delas funciona e escolha a melhor para o seu plano de negócios!

1. Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma das ferramentas de palavras-chave grátis desta lista. Como o nome já indica, esse é um recurso oficial disponibilizado pelo Google. 

Com ele, é possível conferir o volume de busca de cada palavra-chave — quantas vezes ela foi pesquisada —, quais termos possuem maior concorrência por ranqueamento e até mesmo sugestões de keywords secundárias, que estejam relacionadas com as principais. 

Entretanto, ele não mostra os dados exatos. No lugar, a plataforma dá uma estimativa de acessos. Além disso, ela não possibilita fazer a análise dos sites concorrentes. Contudo, continua sendo uma opção bastante útil e utilizada no mundo inteiro. 

>>>> Confira: como vender cursos EAD usando o Google AdWords?

2. Ubersuggest 

Outra ferramenta para busca de palavras-chave gratuita é a Ubersuggest. Assim como acontece com o Google Keyword Planner, ela mostra volume de pesquisas, sugestões e até dados do nível de concorrência. 

Fora isso, a Ubersuggest é bem fácil de usar e tem uma interface limpa, facilitando o acesso. Outro ponto é que a plataforma dá sugestão de como criar um conteúdo com mais chances de aparecer nas primeiras páginas dos buscadores. Legal, não é mesmo?

3. SEMrush 

O SEMrush é uma das ferramentas para pesquisa de palavras-chave mais populares e isso ocorre porque ela é uma das mais completas. 

Nos planos pagos, é possível ter acesso a diversos recursos bastante úteis, como tendências de buscas por certos termos e o volume de pesquisa em números exatos. Isso, por sua vez, é extremamente útil na criação de conteúdos relevantes. 

Para completar, o SEMrush exibe quais sites ranqueiam melhor para as palavras-chave buscadas. Já a versão gratuita é mais limitada, com um número fixo de buscas por dia, mas ainda pode ser útil para o início da sua estratégia. 

4. AlsoAsked

Outra ferramenta para pesquisa de palavras-chave gratuita é o AlsoAsked. Com ela, você pode pesquisar sua palavra-chave principal, informar o idioma e o país, e ter acesso a perguntas relacionadas — que funcionam como keywords secundárias — sobre o que as pessoas também querem saber sobre determinado assunto. 

Porém, você não consegue visualizar os volumes de busca. Por esse motivo, essa é considerada uma ferramenta voltada para ter uma noção de quais termos usar no conteúdo. Portanto, é melhor utilizá-la com uma das outras que apresentamos neste artigo. 

>>>> Aproveite para conferir: ferramentas de outbound marketing — veja 9 opções!

5. Google Trends 

Para finalizar, precisamos falar sobre o Google Trends. Ela pode não ser tão completa quanto as outras citadas nesta lista, mas continua sendo bastante útil para pesquisar as melhores palavras-chave para a sua estratégia. 

Essa plataforma mostra o nível de popularidade dos usuários sobre determinado termo. Isso é, se ele é ou não muito pesquisado e ainda palavras relacionadas a ele. 

O melhor de tudo é que o Google Trends divide as análises por região. Desse modo, é possível ver o que faz sucesso onde você mora, facilitando a criação de conteúdos de pequenos e médios negócios, que atuam mais localmente. 

Para completar, se você estiver em dúvida entre duas palavras-chave semelhantes, a plataforma permite compará-las. Assim, você sabe qual possui um maior volume de buscas e pode investir nela. 

Essa também é uma opção gratuita. Porém, não mostra a quantidade exata de buscas ou apresenta uma análise da concorrência. Portanto, vale a pena usá-la em conjunto com uma das outras dessa lista. 

E aí, gostou de ver as principais ferramentas para busca de palavras-chave e já decidiu quais usar na sua estratégia? Então aproveite também para conferir nosso artigo: melhores táticas de inbound marketing para produtores de conteúdo!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy