Golden Circle é uma metodologia de liderança apresentada ao mundo em 2009 pelo americano Simon Sinek. Ele consiste em um estudo empírico no qual foram encontrados padrões e tendências que conectam grandes líderes e marca a história da humanidade e os diferenciam dos demais.
Apesar de ser uma empreitada ambiciosa, as respostas encontradas por Sinek parecem mais simples do que se imagina.
O sucesso e a capacidade de se destacar perante os concorrentes, na verdade, estão apenas na forma como cada um desses cases de sucesso se posicionam e como sua motivação é apresentada ao mundo.
Mas como assim? Para que serve o Golden Circle? Como aplicá-lo? O que está por trás desse conceito tão precioso?
As respostas para todas essas perguntas serão apresentadas neste guia completo que preparamos sobre o tema. Ficou curioso? Continue a leitura até o fim e tire todas as suas dúvidas.
O que é o Golden Circle?
O Golden Circle (ou círculo dourado, em tradução direta), é um conceito desenvolvido pelo americano Simon Sinek. Esse nome foi dado porque sua ideia é representada por três círculos circunscritos que denotam as etapas de persuasão do público.
Cada uma dessas fases, por sua vez, são representadas pelas seguintes perguntas:
- O que?
- Como?
- Por que?
O estudioso afirma que a grande maioria dos líderes e organizações seguem essa ordem de perguntas para apresentar sua proposta para o mundo, seja um produto, um serviço ou uma ideia.
Entretanto, as grandes lideranças, em seus respectivos campos de atuação, não seguiram essa ordem comum.
Segundo Sinek, o maior diferencial dentre as empresas e líderes que reuniram multidões em torno de sua “marca” e deixaram para trás todos os concorrentes foi inaugurar seu plano de comunicação com a sociedade por meio do “Por que?”.
A perspectiva do Golden Circle, portanto, acredita que a comunicação deve ser feita de dentro para fora. Primeiro, é preciso sublinhar o significado de sua missão no mundo.
- Qual é seu ideal?
- Que diferença você quer ver no mundo?
- Por qual motivo você se levanta todos os dias para fazer o que você faz?
A resposta para essas perguntas devem estar claras antes de se apresentar o produto, serviço ou ideia que você quer vender. Dessa forma, a inversão da ordem das indagações coloca o propósito como protagonista antes de qualquer outra coisa.
Sinek argumenta que, de forma biologicamente comprovada, nosso cérebro busca identificação com algo por meio do seu propósito.
Em suma, duas marcas podem ter o mesmo time de profissionais, orçamento e produtos. Entretanto, aquela que comunica sua missão e o propósito do seu produto como protagonistas de sua missão, estão mais próximos de conquistar a afeição do público.
Quais os maiores exemplos do Golden Circle?
O método criado por Simon Sinek e apresentado mundialmente durante uma apresentação no Ted Talk busca um desafio grandioso: buscar um denominador comum no sucesso de diferentes empresas e lideranças no decorrer da história.
Personagens esses que divergem significamente um do outros em momentos históricos, situação financeira, legado e objetivos. Afinal, para Sinek, a cola que une todas essas mentes inovadoras é somente uma coisa: o propósito da missão de cada um.
Em outras palavras, o pensador fala da do significado da missão de cada um desses protagonistas que se destacam entre todos os outros e reuniram milhares ou milhões em torno do seu ideal.
Essa perspectiva engloba termos tão amplos que as três figuras escolhidas por Sinek para representar sua tese são:
- a Apple, empresa de tecnologia;
- Martin Luther King, liderança militante pelos direitos civis dos negros nos EUA;
- e os Irmãos Wright, responsáveis pelo primeiro voo tripulado da história.
O pensador argumenta que havia uma grande diversidade de homens com uma boa oratória que sofreram preconceito e passaram por dificuldades durante o período segregacionista nos Estados Unidos.
Ele aponta também que há empresas de tecnologia que contam com o mesmo investimento, profissionais capacitados e produtos de qualidade como os da Apple.
Entretanto, o que fez Luther King reunir 250 mil em uma época sem redes sociais para assistir seu discurso em Washington, ou o que faz a Apple vender bem mais que seus concorrentes e ter uma fila quilométrica ao lançar um novo produto, é o propósito e visão de mundo desses dois exemplos.
Enquanto uma marca fala das qualidades dos produtos para fazer uma oferta, a Apple coloca em primeiro lugar a diferença que ela quer fazer no mundo. Esse é o segredo do Golden Circle.
>>> Veja a apresentação de Simon Sinek no Ted Talk de 2009:
Para que serve o Golden Circle?
Compreender para que serve o Golden Circle muda o mindset das lideranças para uma mudança de prioridades.
As marcas que seguem essa perspectiva abdicam de uma postura meramente utilitarista de suas soluções e passam a dispôr o impacto positivo para o mundo como um protagonista em detrimento das lucratividades.
Na verdade, o que a apresentação de Sinek mostra é que os principais líderes do segmento e que, paradoxalmente, mais lucram, são aqueles que investem no seu propósito, não em um esquema utilitarista e ultrapassado que não encanta o público.
O encanto do público que vai motivá-lo a se fidelizar a uma marca é enxergar que a marca tem a mesma missão e propósito que ele. Dessa forma, comprar um produto/serviço torna-se simbolicamente no compartilhamento de uma visão de mundo com a empresa.
E, no final das contas, a mudança no mundo passa por entender as necessidades do nosso público. Isso é, buscar soluções de mercado e uma comunicação que contemplem a resolução de suas dores e problemas.
Golden Circle para um mercado cada vez mais competitivo
Dessa forma, em um mercado cada vez mais competitivo em função da transformação digital, colocar o seu público em primeiro lugar e buscar inovações que dialoguem com o que eles buscam é fundamental para furar a concorrência e prosperar.
Colocar isso como prioridade na sua estratégia de negócio, além do mais, põe a experiência do consumidor como principal motor do seu sucesso.
A internet nos deixou uma concorrência ainda mais acirrada. Atualmente, a possibilidade de abrir um negócio e divulgá-lo nas redes sociais tornou a experiência empreendedora ainda mais acessível para todos.
Além disso, fica ainda mais fácil para o cliente avaliar todas as opções de produtos e serviços disponíveis na sua empresa e nos concorrentes. Com uma simples pesquisa no Google, ele pode ler conteúdos, assistir vídeos e ver relatos de consumidores sobre toda e qualquer empresa.
Portanto, quanto maior for o impacto da sua solução e o seu diferencial para responder às dores dos clientes, mais chances sua marca tem de se destacar. E isso precisa ficar bem evidente em sua estratégia de marketing, na maneira que você se comunica com o público e como você vende seu produto ou serviço.
Ter isso em mente já nos torna aptos a aprender como aplicar o Golden Circle no nosso próprio negócio.
Como aplicar o Golden Circle? Exemplos na prática
Por fim, como aplicar o Golden Circle no seu negócio? Como podemos ver, essa metodologia precisa está na base do planejamento estratégico da organização.
Afinal, é ela que vai nortear o mindset, a cultura organizacional e, principalmente, toda a comunicação empresarial com o público consumidor, colaboradores e shareholders.
Diante disso, é preciso alinhar os valores e a missão da companhia com o desenvolvimento de suas soluções e de como elas serão apresentadas ao público.
Vamos mostrar então dois grandes exemplos de como aplicar o Golden Circle: por meio da Nike, gigante do mercado esportivo, e pela EAD Plataforma, empresa de tecnologia para Educação à Distância. Confira!
Exemplos de Golden Circle na Nike
A Nike, por exemplo, posiciona primeiramente sua atitude por meio do seu principal slogan: “just do it!” (ou, “apenas faça!”). A base da estratégia da desenvolvedora de artigos esportivos está em mostrar seus valores. Ela é uma marca que faz acontecer, que busca a diferença no mundo por meio da sua atitude e mentalidade vencedora.
Esse posicionamento, por sua vez, ativa gatilhos que identificam os clientes com a marca. Eles desejam ser alguém que “faz acontecer” e comprar os artigos esportivos da Nike é uma atitude simbólica que os conecta com esses valores.
Portanto, podemos ver que a mágica por trás do sucesso da Nike ou de qualquer marca que deseja ser líder do seu segmento está na mudança da ordem das perguntas do Golden Circle.
A empresa do “just do it” mostrou que o “por que” deve viver antes do “o que”. E isso deve ser uma mentalidade que deve nortear todo o planejamento e modelo de ação dos líderes que desejam desejam aprender como preencher o círculo dourado de Simon Sinek.
Exemplos de Golden Circle na EAD Plataforma
Outro caso é o da EAD Plataforma. Ela é uma plataforma que acredita no poder transformador do digital para facilitar o acesso à educação e ao conhecimento de empreendedores que desejam utilizar esses novos recursos e canais a seu favor.
Pensando nesse efeito transformador, oferecemos uma plataforma de cursos online com o objetivo de facilitar o acesso de empreendedores digitais e instituições de ensino a uma estrutura de Educação à Distância completa e com riqueza de produtos pedagógicos.
Mais importante do que o que a EAD Plataforma vende, é a sua missão de levar os recursos disponibilizados pelo ambiente digital para pessoas que acreditam que podem fazer a diferença na vida de outros pela internet.
O produto existe, mas ele é um mero efeito colateral da missão transformadora da companhia. E por meio da atuação da marca no mundo online, busca-se criar as condições necessárias para que outros também sejam parte da transformação digital.
Gostou do conteúdo? Tiramos todas as suas dúvidas sobre o Golden Circle e o impacto dessa perspectiva de negócios para as organizações?
Ficamos muito felizes de ajudar! Nós da EAD Plataforma temos orgulho de contribuir com a educação de diversos empreendedores digitais Brasil agora para que assim você tenha os insumos e a motivação necessária para prosperar na internet.
Quer mais conteúdos enriquecedores que nem esse? Acompanhe as publicações periódicas do blog da EAD Plataforma. Até a próxima!
- Como aplicar a inteligência artificial no atendimento ao cliente? - 11 de outubro de 2024
- D2C: o que é, como aplicar para vender mais e melhor! - 10 de outubro de 2024
- B2B e B2C: entenda a diferença e como vender para cada um - 9 de outubro de 2024