O que é marketing viral? + 4 dicas para fazer uma ação de sucesso

O que é marketing viral? + 4 dicas para fazer uma ação de sucesso

Quem nunca se pegou cantando uma música que viu em uma ação comercial ou se deparou com um conteúdo sendo compartilhado diversas vezes, não é? Isso é o chamado marketing viral, que acontece quando uma campanha é difundida de maneira orgânica nas redes sociais. 

E sim, esse tipo de estratégia pode trazer vários benefícios para empresas de qualquer área, especialmente para aquelas que trabalham exclusivamente pela internet, como na criação de infoprodutos. 

Quer aprender como usar isso para alavancar as vendas? Então siga com a leitura, porque neste artigo explicamos o que é marketing viral, as vantagens e desvantagens dessa estratégia e ainda trouxemos 4 dicas de como elaborar uma ação de sucesso!

Primeiramente, o que é marketing viral?

Marketing viral é um tipo de estratégia de propaganda focada em um conteúdo que seja compartilhável pelos usuários das redes sociais. O nome vem da expressão viralizar, que significa que assunto foi repostado inúmeras vezes e, portanto, tornou-se um sucesso na internet. 

Devido a essa característica, as ações de marketing viral geralmente extrapolam o público-alvo da marca, sendo compartilhadas em larga escala por usuários das redes sociais de maneira orgânica. Isso é, sem que a empresa impulsione o conteúdo.

>>>> Leia também: marketing de indicação — escale seu EAD com essa estratégia 

Vantagens e desvantagens do marketing viral para as empresas

As ações de marketing viral podem ser muito vantajosas para as empresas. Dito isso, entre os principais benefícios desse tipo de estratégia, podemos destacar:

  • baixo custo de produção; 
  • maior divulgação do conteúdo; 
  • mais visibilidade para a marca; 
  • aumento da audiência nos perfis da companhia; 
  • possibilidade de aumento das vendas. 

Mas como nem tudo são flores, o marketing viral também possui desvantagens, como:

  • aumento da quantidade de mensagens nos perfis da empresa, sobrecarregando a equipe de atendimento ao consumidor; 
  • perda relevância rapidamente; 
  • campanha pode viralizar por razões negativas. 

Além disso, não é nada fácil viralizar uma ação de marketing. Grande parte do sucesso depende exclusivamente de sorte. Por isso, os negócios nem sempre têm o resultado desejado. 

>>>> Veja mais: marketing digital realmente funciona e vamos te mostrar como

Exemplos de marketing viral de sucesso para você se inspirar 

Compreendeu o que é marketing viral? Então confira abaixo alguns exemplos de campanhas do gênero que foram um grande sucesso no Brasil e no mundo e que podem servir de inspiração para criar conteúdos para sua marca!

Nissan

Em 2011, a Nissan lançou a campanha Pôneis Malditos. Com uma música chiclete, a ação logo se tornou um viral e ficou grudada na cabeça de muita gente. Relembre no vídeo abaixo:

Dove

As ações de marketing viral não precisam sempre ser engraçadas. Na verdade, é possível ter sucesso com uma campanha mais séria, como aconteceu com a Dove, que em 2013 lançou a peça Retratos da Real Beleza. 

Metrô da Austrália 

Também há casos em que as ações — ou, pelo menos, parte delas — viralizam anos depois do seu lançamento ou voltam a fazer sucesso. 

Isso aconteceu com uma campanha de conscientização do metrô de Melbourne, na Austrália. O vídeo tem uma música cativante, chamada Dumb Ways to Die, algo como maneiras estúpidas de morrer, em português, e viralizou nas redes sociais. 

Como fazer um marketing viral? 4 dicas práticas 

Agora que você já sabe o que é marketing viral, precisamos relembrar que o sucesso dessa ação depende de uma série de fatores, com o principal deles sendo a sorte. 

No entanto, é possível adotar algumas estratégias que aumentam as chances de criar uma boa campanha. E separamos 4 dicas de como fazer um marketing viral para você a seguir. Continue lendo para aprender!

1. Descubra o que está em “alta”

Um dos motivos que levam uma ação de marketing se tornar viral é o quanto ela está conectada com o momento. Isso significa que é necessário estar atento a quais conteúdos estão em “alta” nas redes sociais. 

Peguemos como exemplo a campanha da Dove, que falou sobre a beleza das mulheres reais, um assunto que estava sendo bastante discutido na época do lançamento.

Mas não é só isso. É possível escolher um meme e atualizá-lo, algum filme ou novela, música. Enfim, tem que usar a criatividade.

>>>> Leia mais: indicadores de desempenho de redes sociais — confira os 8 principais

2. Conheça bem seu público 

Você precisa conectar o assunto ou conteúdo que está em alta com o seu público-alvo. Não adianta apenas usar um meme que viralizou, por exemplo, se os clientes não o conhecem e nem consomem esse tipo de conteúdo. Ficou claro?

Desse modo, descubra quem é a sua persona, o que ela gosta de ver nas redes sociais e, principalmente, o que ela espera ver da sua marca. Tudo isso direciona o tom de voz da campanha. 

3. Brinque com as emoções

Tudo acontece muito rápido na internet. Afinal, são milhares de conteúdos para ver. Por isso, é preciso apostar nas emoções para captar a atenção dos usuários em poucos segundos e fazê-los querer compartilhar determinado post. 

Aqui, pode-se usar gatilhos mentais para despertar sentimentos de nostalgia, humor ou seguir por um caminho mais sério e tratar de temas mais profundos com delicadeza. Só não se esqueça de despertar alguma emoção no público. 

4. Seja simples 

Para finalizar, existem ações de marketing viral muito detalhadas. Entretanto, o melhor é manter a simplicidade da mensagem. Com isso, você passa o que deseja para o público e corre menos riscos de perder dinheiro, caso a campanha não viralize. 

Por esse motivo, aposte em vídeos curtos ou posts com imagens únicas, mas que entreguem algum valor ao público. Assim, você aumenta as chances de ter sucesso na sua estratégia. 

E aí, gostou de aprender sobre marketing viral? Então aproveite e confira mais dois textos sobre marketing do nosso blog: marketing de conteúdo e marketing de guerrilha e descubra como divulgar sua marca!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy