disparo de email marketing

Como fazer disparo de email marketing? 3 dicas para + resultados

Disparo de email marketing é uma estratégia de automação, na qual utilizamos ferramentas para o envio de emails em massa para uma lista de contatos.

De acordo com um relatório da agência de pesquisa Ascend2, 82% dos profissionais de marketing consideram o email um dos canais mais eficazes para suas estratégias de marketing de conteúdo. Não é à toa que tantas empresas e marcas a utilizam, não é mesmo?

Da nutrição de leads à divulgação de promoções, trata-se de uma prática versátil, que permite manter um relacionamento mais próximo com sua audiência/clientes.

Quer saber como isso funciona na prática?

Neste post, explicamos o que é disparo de email marketing, quais os principais tipos e como implementar essa estratégia. Além disso, ainda damos dicas de como melhorar seus resultados. Para ficar por dentro, é só ler até o final! 

O que é disparo de email marketing?

Disparo de email marketing é uma forma de automatizar o processo de envio de conteúdos para uma lista de contatos específica. Dessa forma, é possível enviar emails em massa, impactando um grande número de pessoas de uma só vez.

Entre os principais tipos de disparo de email marketing, temos:

  • boas-vindas – enviado para usuários que acabam de se cadastrar em uma lista;
  • promoções – espécie de catálogo com eventos promocionais ou produtos com desconto. Geralmente visto nos ramos de comércio e serviços;
  • datas comemorativas – mensagens de felicitações, comumente enviadas em datas específicas, como aniversário, época de festas ou datas relevantes para o segmento;
  • newsletter – comunicações periódicas que podem conter notícias, curadoria de conteúdos ou atualizações de projetos.

Como fazer disparo de email marketing? Passo a passo

Agora que você já entendeu o conceito, deve estar se perguntando: “o que é preciso para fazer isso na prática?”

Primeiramente, é necessário entender que uma campanha de email marketing é muito mais do que simplesmente enviar emails para as pessoas.

Para alcançar os resultados esperados, é importante ter critério e seguir alguns passos. Mas, não esquenta, pois estamos aqui para te ajudar!

Confira como planejar uma estratégia de disparo de email marketing:

1. Construa uma lista de contatos

O primeiro passo para fazer disparo de email marketing, como você deve imaginar, é construir uma lista de contatos. Há diversas formas para fazer isso, da criação de landing pages à produção de materiais ricos para distribuir em troca desses emails.

O ponto chave aqui é produzir conteúdos que despertem o interesse das pessoas, de modo que queiram mais, optando voluntariamente por receber suas mensagens.

2. Escolha sua ferramenta de disparo de email marketing

Também conhecida como ESP (Email Service Provider), uma ferramenta de disparo de email marketing nada mais é do que um recurso por meio do qual você irá enviar suas mensagens e gerenciar suas campanhas.

Além de permitir que você desenvolva um layout personalizado, esse tipo de ferramenta reduz as chances de que sua mensagem caia na caixa de spam.

Você pode optar por um disparador de email marketing gratuito ou pago, tudo depende de suas preferências e necessidades. Alguns exemplos, são:

  • MailChimp;
  • Nitronews;
  • ConvertKit;
  • HubSpot;
  • SendInBlue.

Alguns desses disparadores de email marketing possuem planos gratuitos, com funcionalidades limitadas, que atendem bem pequenos projetos. Outros são pagos, mas oferecem um período de avaliação gratuito para que você possa testá-los.

Precisa de ajuda para escolher? Então, confira este post: Escolha sua ferramenta de email marketing gratuita – 5 opções com prós e contras

3. Organize sua lista de contatos

A segmentação é parte relevante para uma boa estratégia de email marketing. 

Ela é importante para medir o desempenho de suas campanhas com diferentes grupos e, o mais importante, direcionar os conteúdos para as pessoas certas.

4. Organize a estrutura do seu email marketing

A forma como seu email é estruturado também impacta na maneira como as pessoas percebem sua mensagem. Por isso, ao definir o design do seu template, siga a identidade visual da sua marca. O mesmo vale para a construção do texto.

5. Capriche na chamada para ação (CTA)

Um bom CTA não pode faltar em sua comunicação. Seja uma lista de promoções ou atualizações de um projeto, cada mensagem deve ter um objetivo bem definido.

Encoraje as pessoas a conferirem mais sobre os produtos em seu site, convide-as para ver outros conteúdos no blog, solicite o compartilhamento da mensagem etc.

6. Acompanhe os resultados e otimize suas campanhas

Muitos pensam que o trabalho está concluído após o disparo do email marketing, mas, não é bem assim.

Toda estratégia deve ser monitorada, a fim de verificar sua efetividade. Faça testes, experimente e siga lapidando os processos, sempre buscando aumentar sua taxa de abertura, bem como cliques e conversões.

3 dicas para obter mais resultados com disparos de email marketing

Uma boa estratégia de email marketing pode fazer toda a diferença nos seus resultados. Por isso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar seus números. Confira:

1. Jamais compre listas de contatos

Apesar de parecer vantajoso, comprar lista de leads pode prejudicar a imagem da sua marca. Isso porque, os endereços de contato presentes nesse tipo de listas podem pertencer a pessoas que sequer conhecem a sua empresa.

Imagine que estranho seria receber um email de uma empresa, para a qual jamais passou seus dados? Se você já passou por isso, sabe do que estamos falando, né?!

Ao fazer isso, você entrará para a lista de spam de várias pessoas, prejudicando a entrega de sua mensagem até mesmo para aquelas que poderiam se interessar.

Portanto, o correto é construir suas listas de contatos do zero, com pessoas que de fato tenham interesse e autorizem o envio de emails para seus endereços.

2. Atente-se ao melhor horário para disparo de email marketing

Esta é uma dúvida comum entre os profissionais que trabalham na área. Afinal, qual é o melhor dia e horário para disparo de email marketing?

Um levantamento realizado pela Omnisend nos dá um bom direcionamento.

De acordo com o estudo, a terça-feira é o dia que apresenta as maiores taxas de abertura (11,36%), e na sexta, temos as mais altas taxas de conversão (5,74%).

Gráfico da taxa de abertura de email marketing por dia da semana
Taxa de abertura por dia da semana. Fonte: Omnisend.

Quanto ao melhor horário para disparo de email marketing, os resultados mais expressivos no que se refere à taxa de abertura se dão às 8h (20,32%), 13h (22,39%) e às 16h (22,7%).

Gráfico da taxa de abertura de email marketing por hora
Taxa de abertura por horário. Fonte: Omnisend.

Para conferir mais detalhes sobre conversão e desempenho de disparos em diferentes horários e dias, confira o estudo completo da Omnisend.

É importante ter em mente que esses dados trazem uma abordagem ampla e generalizada da questão. Neste sentido, vale lembrar que cada nicho possui suas particularidades.

Portanto, o recomendado é fazer testes, a fim de identificar o que funciona melhor para o seu negócio.

3. Tenha um cuidado especial com o assunto do email

O assunto de um email marketing é como o título de um texto: uma única frase, que pode ter o poder de encorajar a abertura do email ou seu descarte para a lixeira.

O objetivo é ser instigante, mas sem apelar para clickbaits baratos.

Para isso, é necessário que você conheça muito bem sua audiência e saiba quais são seus gostos e necessidades. Além dos já mencionados testes e mais testes.

Que tal aprimorar sua estratégia de email marketing hoje?

Entender como fazer disparo de email marketing é importante para todo tipo de negócio. Afinal, essa é uma estratégia que está mais do que consolidada, utilizada por muitas empresas para estreitar o relacionamento com seus clientes.

Quando bem aplicada, tende a gerar bons resultados. E, apesar de parecer um pouco complicada no início, na prática, não é nenhum bicho de sete cabeças.

Com as dicas deste post, você certamente vai tirar de letra!

Inclusive, há diversas ferramentas pagas no mercado que facilitam este fluxo de comunicação. Contudo, você pode até mesmo optar por um disparador de email marketing gratuito, o mais importante sempre será a qualidade da sua mensagem e sua adequação às necessidades e expectativas de seus contatos.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, não deixe de conferir os posts abaixo:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy