Aprenda como fazer a sua própria identidade visual no Instagram: passo a passo + exemplos!

Quem tem um negócio, principalmente digital, e não está presente no Instagram, certamente está perdendo uma grande oportunidade de crescimento. E uma das ferramentas ideais nesse processo é a identidade visual no Instagram. 

Segundo um relatório da We Are Social em parceria com a Hootsuite de 2022, o Instagram é a 3ª rede social mais utilizada no Brasil, com cerca de 122 milhões de usuários. É muita gente, não acha? Não é à toa que é uma ótima rede para ter uma conta comercial

O Instagram serve como uma espécie de vitrine da sua empresa. É por isso que você precisa estar presente por lá, mostrando não apenas o seu produto ou serviço, mas também os valores da sua marca. E é por meio da sua identidade visual que você consegue fazer isso. 

Neste artigo você vai aprender o que é identidade visual e sua importância para uma marca, além de aprender como definir e criar a sua identidade visual no Instagram! 

Preparado(a) para utilizar essa rede de forma mais estratégica? Então veja tudo isso a seguir!

O que é identidade visual?

A identidade visual consiste em todos os elementos gráficos e visuais que representam uma marca. Isso engloba o logo, a fonte da letra, a paleta de cores, as imagens e os layouts que representam o negócio. 

Tudo o que você utiliza na sua marca comunica algo e por isso deve ser muito bem pensado. Ou seja, por meio desses elementos, a marca consegue passar quais são os seus valores e objetivos, tornando-se única e se destacando dos concorrentes. 

Por exemplo, quando falamos em Nubank ou Coca-Cola, quais são as cores que vêm primeiro à sua mente? Com certeza são o roxo e o vermelho, não é mesmo? E até mesmo que você não perceba, ao se deparar com essas cores por aí pode ser que você se lembre dessas marcas, mesmo que nem seja proposital. 

A identidade visual, portanto, é um dos principais elementos que geram identificação, confiança e engajamento para uma marca. Quer saber mais sobre a sua importância? Então veja a seguir!

Saiba mais: Copy para instagram: 3 dicas para criar textos persuasivos que geram resultados

Por que a identidade visual é importante no Instagram?

O Instagram é uma rede social completamente focada em conteúdo visual, seja em formato de imagens ou vídeos, e essa característica permite um consumo de conteúdo mais rápido. Quando se quer comunicar algo rapidamente o melhor é utilizar o poder da identidade visual.

Pense nos exemplos citados acima do Nubank e da Coca-Cola. Não seria bom para a sua marca que somente vendo um post seu o seguidor já fosse capaz de te reconhecer? E se você for uma marca importante para ele, automaticamente irá demorar mais tempo consumindo aquele conteúdo ao invés de rolar o feed procurando por outra postagem. 

Quando se trata de Instagram, a atenção do usuário é tudo o que você quer e precisa! Por isso, investir em uma identidade visual que permite o reconhecimento da sua marca sem muitos esforços é muito importante para combater a concorrência e se destacar no mercado. 

Esse mecanismo de familiaridade também é um grande aliado na hora do processo de escolha e da tomada de decisão, porque quando há familiaridade ambos acontecem de forma mais automática. Além disso, a identidade visual também oferece um ar muito mais profissional para a sua comunicação. 

É por isso que a identidade visual é tão importante nos dias de hoje, principalmente no mundo digital e ainda mais em redes pautadas no visual, como é o caso do Instagram! 

Agora que você já entendeu o que é e qual a importância, chegou a hora de aprender melhor como definir e criar a sua identidade visual no Instagram.

Saiba mais: Sem ideias para postar no Instagram comercial? Veja algumas inspirações que podem ajudar

Como definir identidade visual no Instagram?

Antes de sair por aí criando a sua identidade visual no Instagram, é necessário primeiro defini-la com planejamento estratégico. Afinal, como você já viu, cada detalhe visual da sua marca comunica algo.

É importante destacar que a sua identidade visual não deve ser uma no Instagram, outra no Youtube e mais outra no seu site. Para ser efetiva, ela precisa ser consistente, ou seja, ser a mesma em todos os canais e também nas embalagens, assinaturas de email e capas dos infoprodutos

Dito isso, mãos à obra: aprenda como definir identidade visual no Instagram com um passo a passo.

1.Estabeleça os objetivos

O primeiro passo não poderia ser diferente. Você precisa estabelecer muito bem os objetivos da sua marca. Para isso, responda às seguintes perguntas.

  • Qual é o seu produto?
  • O que você quer comunicar nas suas redes?
  • Qual (ou quais) sensação você quer passar para o seu público?
  • Qual é o objetivo principal da sua marca? 
  • Quais são as palavras que se relacionam com a sua marca?

A partir das respostas dessas perguntas ficará mais fácil definir os passos seguintes. 

2.Defina o público-alvo

É muito importante também definir qual será o seu público-alvo, porque essa decisão impacta diretamente na linguagem que será utilizada nos seus posts, nas imagens e até mesmo nas cores! 

O ideal é que você crie uma persona ideal para a sua marca com nome, idade, gênero e classe social, e utilize ela como ponto de partida de todas as suas comunicações. Mas não se esqueça de que essa persona não é criada do nada, mas sim com dados que informem quem são as pessoas que mais se beneficiarão do seu produto. 

3.Escolha a paleta de cores

A partir dos seus objetivos e público-alvo, você pode partir para a escolha da paleta de cores. A paleta de cores são as cores que representam a sua marca. E essas cores devem se manter nas suas imagens do feed.

“Mas por que isso é importante?” você deve estar pensando. E a resposta é bem simples. Por repetição as pessoas vão começar a assimilar sempre o conjunto de cor escolhido à sua marca. E já vimos anteriormente a importância de ser reconhecido em um mundo com tanta concorrência, não é mesmo?

Para isso, você deve escolher a sua paleta de cores de acordo com o que você quer comunicar. Por exemplo, cores mais vibrantes dão uma sensação de agilidade e força, enquanto que cores mais suaves trazem a sensação de tranquilidade. 

Todas essas dicas servem tanto para marcas quanto para pessoas que querem monetizar o Instagram, mas que não possuem um produto ou empresa. Por exemplo, um perfil específico para dicas de estudos em casa, ou então um perfil para falar sobre livros. Afinal, qualquer um pode utilizar uma identidade visual para o seu Instagram!

Ao terminar o passo a passo você terá tudo definido para finalmente começar a criar a sua identidade visual no Instagram. Agora vamos falar como você pode criá-la e ainda dar dicas de ferramentas que pode utilizar da sua casa com praticidade! 

Como criar identidade visual no Instagram?

Chegou a hora de colocar a mão na massa e aprender como criar a identidade visual no Instagram com estratégia e conhecer algumas ferramentas que podem te ajudar nesse caminho. 

Paleta de cores

Já falamos aqui sobre a importância da paleta de cores. O ideal é que você não force ou abuse muito das cores, mas sim insira elas estrategicamente nos posts. 

Se você não souber nem por onde começar, pode utilizar os sites Color Hunt e ColorSpace para te ajudar. No Color Hunt você encontra paletas de cores completas, enquanto que no Color Space você inclui uma cor principal e ele te oferece várias opções de paletas a partir da cor inicial. 

Bio

A bio do Instagram também comunica muito, afinal, quando o usuário entra no seu perfil, uma das primeiras coisas que ele se depara é justamente a bio. 

O ideal é que você descreva a sua empresa ou o seu produto na bio, seja claro e não se esqueça de incluir um link para mais informações (pode ser o seu site ou um canal de vendas).

Como a bio do Instagram só permite que você inclua um único link, você pode utilizar serviços chamados de agregador de links, que transformam esse link em vários outros, como é o caso do Linktree e do Utapy

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por EAD Plataforma (@eadplataforma)

Imagens

A escolha das imagens que você pretende usar nos seus posts também são muito importantes para comunicar e devem estar de acordo com os seus objetivos. 

Alguns bancos de imagens gratuitos na internet são:

Além disso, você também pode criar filtros personalizados para incluir nas suas imagens. Isso fará com que elas sejam ainda mais personalizadas e únicas. 

Os melhores sites e aplicativos para criação de filtros são:

Layout

Por fim, você precisa criar o seu layout. O layout consiste em todos os recursos gráficos que estão presentes no post e é aqui que as pessoas têm mais dificuldade.

Existem diversos modelos de layout pela internet, mas lembre-se que o ideal é que o seu seja único e totalmente personalizado pela sua marca. Se você tiver muitas dificuldades na criação, procure obter templates editáveis e mude as características de acordo com o que você estabeleceu para a sua identidade visual. 

Se tiver condições, existe a possibilidade de procurar algum designer que possa criar a sua identidade respeitando tudo o que foi definido para a sua marca. Se esse não for o seu caso, o Canva conta com uma infinidade de templates pré-prontos e também a possibilidade de criar templates do zero, com muitos recursos de criação. 

Agora que você aprendeu como criar a identidade visual para Instagram, é importante destacar que apenas o visual não é o suficiente. Certifique-se que o conteúdo que você está oferecendo é de qualidade e agrega na vida dos seus seguidores.

Aposte em mais de um tipo de conteúdo. Não poste apenas sobre o seu produto, mas também dicas e informações que ajudem e instiguem o seu seguidor (desde que esteja alinhado com os seus objetivos de marca).

Identidade visual para Instagram: exemplos para inspiração

Se depois de aprender tanto sobre identidade visual no Instagram, mesmo assim você está com dificuldade de visualizar na prática, pode se tranquilizar porque agora chegou a hora de conhecer alguns exemplos de marcas que utilizam muito bem o visual para se estabelecer no mercado. 

Nubank

Veja na imagem abaixo como o Nubank utiliza o roxo em suas comunicações, além de layouts, fontes e imagens modernas, exatamente o que representa por ser uma banco digital. 

Coca-Cola

O feed da Coca-Cola segue com o vermelho e a fonte que todos conhecem, além de fotos que remetem o lado positivo de compartilhar momentos com outras pessoas, justamente a ideia que a marca quer passar quando o seu cliente toma uma Coca-Cola. 

EAD Plataforma

Nosso último exemplo é justamente a EAD Plataforma. Na imagem abaixo você consegue reparar na utilização do tom de verde em todas as comunicações. 

Também há publicações que geram humor e conversam com uma audiência moderna que utiliza plataformas à distância para dar aulas ou oferecer cursos, além de dicas que agregam ao conhecimento dos seguidores.

Saiba mais: Como colocar legenda no Instagram: aprenda a legendar Stories, Reels e IGTV!

Chegou a hora de criar a sua identidade visual para o Instagram!

Em resumo, a identidade visual no Instagram é uma ótima aliada para o estabelecimento de uma marca no mundo digital. A forma como a sua marca se apresenta por meio das cores, logomarca e layouts influencia em como o público a vê.

É essencial criar familiaridade e identificação do público com a marca. Dessa forma, o processo de escolha na hora da compra acaba sendo mais pessoal e automático.

É por isso que neste artigo você aprendeu como definir e criar a sua identidade visual no Instagram e ainda conheceu diversos exemplos para te inspirar. Chegou a hora de colocar a mão na massa e transformar a relação dos seus seguidores e clientes com a sua marca! 

E se você já tem ou quer ter um negócio de vendas de cursos online ou infoprodutos para divulgar no Instagram, a EAD Plataforma é o que faltava para completar o seu negócio!

A EAD Plataforma é uma plataforma de hospedagem que conta com mais de 1.400 clientes ativos, 2 milhões de horas de conteúdo em mais de 50 mil cursos. 

A nossa Plataforma Comercial permite que você venda cursos online sem dor de cabeça, funcionando como uma loja virtual com carrinho de compras e disponível para o público 24h. 

Você também conta com diversas outras funcionalidades:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Assinatura com recorrência;
  • Gestão de alunos;
  • Certificados.

E muito mais!
O que achou da EAD Plataforma? Faça um teste grátis e comece agora o seu negócio!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy