ChatGPT ideias de post

ChatGPT: como usar a IA para ter ideias de posts e outras dicas

Ter ideias de posts é um grande desafio para qualquer pessoa que trabalha com produção de conteúdo. Porém, não precisa ser assim. Há diversas maneiras de encontrar temas em alta, e uma das mais recentes e promissoras é o ChatGPT.

O ChatGPT é uma ferramenta conversacional baseada em Inteligência Artificial (IA) capaz de entender e se comunicar em linguagem natural. Com acesso a um banco de dados gigantesco, a plataforma consegue realizar uma infinidade de tarefas.

Inclusive, muitos produtores de conteúdo já estão usando o ChatGPT no marketing digital, para ter ideias de posts para Instagram, blog e outras mídias, por exemplo. 

Ou seja, se você ainda não o utiliza, esteja ciente de que está perdendo tempo.

Mas, como fazer isso na prática?

Neste post, explicamos o que é o ChatGPT, como ele funciona e como utilizá-lo para ter ideias de posts para alimentar suas redes, além de outras dicas. Boa leitura!

Como encontrar ideias de post? 7 dicas

Encontrar ideias para post nem sempre é uma tarefa fácil, apesar disso, a internet está sempre demandando mais e mais conteúdos. 

Ao invés de simplesmente dar dicas para postar no blog, resolvemos fazer melhor: separamos as melhores formas de encontrar ideias de post, assim, você terá uma fonte inesgotável de temas para abordar. Confira:

1. Monitore assuntos em alta na mídia

Falar sobre assuntos que estão em alta é a melhor forma de engajar sua audiência, já que as pessoas sempre querem se manter atualizadas. Portanto, acompanhe as principais fontes de notícias do seu nicho e aproveite cada oportunidade.

2. Pesquise no Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra os assuntos mais buscados na plataforma no momento. Se há buscas é porque há gente interessada, logo, são ótimas ideias de posts para abordar nas suas redes.

3. Pergunte para sua audiência

Ninguém melhor para dizer o que seus leitores querem ler do que sua própria audiência, concorda? Logo, você pode utilizar o campo de comentários e até mesmo as caixinhas de pergunta do Instagram para ter ideias para posts.

4. Consulte o BuzzSumo

O BuzzSumo é mais uma maneira de ficar por dentro dos principais assuntos do momento. Basta jogar uma palavra-chave e a ferramenta mostra os assuntos relacionados a ela que estão em alta.

5. Acompanhe seus concorrentes

Outra ótima fonte de ideias para posts são os seus concorrentes. Isso mesmo! Acompanhar o que outros criadores de conteúdo do seu nicho estão fazendo pode gerar ótimos insights de temas e estratégias.

6. Atualize e aprofunde conteúdos antigos

Para oferecer um bom conteúdo nem sempre é preciso criar um post novo, do zero. 

Você pode investir em melhorar conteúdos antigos do seu blog, aprofundando mais no assunto e trazendo novas informações, ou também pode reciclar publicações de suas redes sociais, atualizando-as.

7. Utilize o ChatGPT para gerar ideias de post

Provavelmente um dos assuntos mais falados do momento, o ChatGPT é uma fonte inesgotável de ideias para posts em todos os tipos e formatos imagináveis.

Aliás, esta é uma plataforma tão incrível que merece uma atenção maior, concorda?

A partir de agora, vamos nos aprofundar no tema e te mostrar como usar o ChatGPT para ter ideias de posts e otimizar sua produção de conteúdo.

Confira também: Como criar um blog de afiliados em 4 passos para potencializar sua estratégia

Como o ChatGPT pode ajudar a ter ideias de posts?

Se você não esteve fora do planeta nos últimos tempos, certamente já ouviu falar de uma das maiores novidades dos últimos tempos em tecnologia: o ChatGPT. Trata-se de uma ferramenta incrível, capaz de revolucionar o mundo e trazer novas perspectivas.

Mas, vamos por partes. Primeiro, vamos entender o que é essa ferramenta, como ela funciona e aí, então, veremos como utilizar o ChatGPT para ter ideias para posts.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um sistema conversacional baseado em Inteligência Artificial. A plataforma é uma iniciativa da OpenAI e se assemelha muito com um chatbot, só que muito mais potente.

Com acesso a um banco de dados gigantesco, a IA pode responder qualquer tipo de pergunta feita pelos usuários e realizar uma série de tarefas. A linguagem é tão natural, que interagir com ela é como conversar com uma pessoa em um bate-papo.

O ChatGPT é uma ótima ferramenta para o marketing digital. E, além de outras funções, pode nos ajudar com ideias de post para instagram e dicas para postar no blog — incluindo até mesmo questões relacionadas a SEO.

Como usar o ChatGPT?

O uso da ferramenta, de modo geral, é bem simples.

Primeiramente, você deve acessar o site do ChatGPT e fazer o seu cadastro gratuito na plataforma. Caso já tenha uma conta, é só fazer login. Após isso, basta digitar comandos na barra de texto localizada na parte inferior da tela e enviar. 

Você vai perceber que o ChatGPT é como um bate-papo, onde enviamos um comando, pergunta ou solicitação e ele responde. Você pode conversar com a IA, a fim de entender seu funcionamento ou simplesmente ir explorando-a.

Ah, e não se preocupe com o fato de estar tudo em inglês. Ao enviar comandos em português, a IA responderá no mesmo idioma.

Que tal aprofundar um pouco mais e entender como usar o ChatGPT para pedir dicas para postar no blog? Vamos lá!

Como usar o ChatGPT para ter ideias de posts?

Primeiramente é importante que você esteja ciente de uma coisa: quanto melhor você descrever sua ideia, melhor será o desempenho da ferramenta. Isso porque ela utiliza os inputs inseridos para entender e entregar o que o usuário pede. 

Isto é, quanto mais informações você der a ela, melhor será o resultado.

Portanto, ao invés de simplesmente enviar um comando como: “liste ideias de posts para blog”, experimente se aprofundar um pouco mais, descrevendo sua ideia.

Por exemplo: “tenho um blog sobre pintura e gostaria de fazer uma série de conteúdos para divulgar o curso de desenho que lancei recentemente. Você poderia me dar ideias de posts para mostrar as vantagens de um curso como esse?”

Simulamos esta pergunta e o resultado você confere na imagem abaixo:

como usar o ChatGPT?
Print da tela com a resposta fornecida pelo ChatGPT para a pergunta citada. Fonte: ChatGPT – OpenAI.

O “pulo do gato” está em combinar a sua criatividade com a eficiência advinda do enorme banco de dados ao qual essa plataforma tem acesso.

Quer mais dicas sobre como usar o ChatGPT para ter ideias de posts e alimentar suas redes sociais? Confira o vídeo abaixo:

Recomendações importantes para o uso do ChatGPT com segurança

Muitos empreendedores têm delegado ao ChatGPT a tarefa de produzir conteúdos de forma integral, o que pode ser um erro.

Apesar de ser muito mais fácil, rápido e prático, isso pode gerar alguns problemas. Isso porque, apesar de a ferramenta emular muito bem a interação humana, ela ainda é, essencialmente, um robô.

Portanto, mesmo que decida utilizá-la dessa forma, é interessante que você dê a sua cara aos conteúdos, adaptando os textos conforme o tom de voz da sua marca e personalizando-os de acordo com as características da sua persona.

Outra coisa que deve ficar clara é que, apesar de ser incrível, a ferramenta não é perfeita. Ela ainda erra, por isso você deve prestar atenção e conferir se está tudo certo antes de postar.

O erro é do ChatGPT, mas é a sua imagem que está em jogo.

Leia também: Comece um blog corporativo para o seu curso EAD. Descubra o porquê!

ChatGPT e marketing digital: a combinação perfeita

O ChatGPT é uma ferramenta muito útil, isso ninguém pode negar. Agora, ao invés de simplesmente pedir que ele faça o texto, o ideal é utilizá-lo como uma ferramenta de suporte. Ou seja, levantando ideias de post, desenvolvendo a estrutura do texto, pesquisando e trabalhando conceitos, revisando o produto final etc. 

Uma coisa é certa: com o ChatGPT você nunca mais ficará sem ideias para posts, seja no Instagram, no seu blog ou em qualquer outra mídia ou rede social.

Agora, se você está em busca de uma boa plataforma para seus cursos, nós temos a solução ideal!

A EAD Plataforma é uma ferramenta completa, que oferece uma experiência de ensino/aprendizagem sem igual, tanto para alunos quanto para professores.

Além disso, é muito fácil de usar e conta com um preço acessível. Encontre tudo o que você precisa para oferecer a melhor experiência de ensino a seus alunos.

Agende uma demonstração ao vivo para conhecer suas funcionalidades. Ou ainda, experimente a ferramenta gratuitamente pelo período de 7 dias e confira todo seu potencial na prática. Clique e conheça!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy