como fazer live no instagram e youtube ao mesmo tempo

Como fazer live no Instagram e YouTube ao mesmo tempo? 3 opções para avaliar!

Depois de um período de adaptação no início da pandemia, as lives já viraram uma realidade para os produtores de conteúdo. Segundo uma pesquisa da Livestream, 82% dos seguidores de uma marca preferem transmissões ao vivo a posts sociais. 

Mas agora fica a pergunta: tem como transmitir ao vivo em duas redes sociais diferentes? Sim! Na matéria de hoje você vai entender como fazer live no Instagram e YouTube ao mesmo tempo.

Antes de tudo, é importante saber que, apesar de o mecanismo das transmissões ao vivo nas duas redes ser parecido, ainda é preciso contar com aplicativos que integrem as transmissões. 

A boa notícia é que as opções básicas desses softwares auxiliares estão disponíveis gratuitamente – e você pode escolher o que melhor se encaixa no seu nível de, digamos, experiência tecnológica.

Sem mais delongas, vamos começar a avaliar as opções (dividimos entre iniciante, intermediário e especialista). Boa leitura e boas lives!

3 formas de aprender como fazer live no Instagram e YouTube ao mesmo tempo

1. Para iniciantes: site Loola TV

Se você está começando a estruturar agora suas redes sociais profissionalmente, o Loola TV pode ser uma boa opção. Com recursos mais básicos e fáceis de mexer, esse é um software totalmente online (você não precisa nem baixar para começar a usar).

Se optar pela versão gratuita, o site te dá 180 minutos de live por mês – com 480p de resolução da imagem. Você também pode pagar pelos planos com transmissões ilimitadas, que saem a partir de 19 dólares mensais. 

Ao fazer a transmissão, você consegue ver quantas pessoas estão assistindo – e ainda conta com um recurso de chat na lateral, para fazer interações ao vivo.

Como usar

Passo 1: Para entender como fazer live no Instagram e YouTube ao mesmo tempo, comece acessando o site do Loola TV. Na página inicial, clique no botão amarelo “vamos começar”.

 

Passo 2: Faça o login com sua conta do Gmail (importante: precisa ser o mesmo e-mail cadastrado no YouTube). Na sequência, leia e aceite os termos e condições (inclusive em relação à sua conta do Instagram).

Passo 3: No menu superior, clique no ícone da engrenagem. Vai abrir uma tela com a configuração das redes sociais. Habilite o YouTube e o Instagram.

Passo 4: Agora você já consegue usar o painel principal do Loola TV. Dos ícones embaixo da tela de vídeo, o único que está disponível na versão gratuita é o de “disposição”. Clicando nele, você pode definir o título da sua live.

Passo 5: Para finalizar, é só clicar no botão “go live”, que fica no canto superior direito. E pronto! Esse é o primeiro (e mais simples) jeito de como fazer live no Instagram e YouTube ao mesmo tempo.

2. Para intermediários: OBS Studio + app Instafeed

O OBS Studio é um dos softwares mais usados para transmissões ao vivo nas redes sociais. Com funcionalidades mais avançadas, ele permite mixagem de som, edição de cenas, criação de vinhetas e muito mais. Você pode conferir mais detalhes neste vídeo:

Para lives apenas do YouTube, o próprio OBS dá conta sozinho. Porém, para transmitir simultaneamente no Instagram, ele precisa da ajuda de algum app. Aqui falaremos sobre o Instafeed (que é gratuito para até 5 lives).

A grande sacada de usar esses dois softwares juntos é que a live do YouTube é replicada no Instagram, simplificando a operação. Confira os detalhes!

Como usar

Passo 1: Primeiramente, é preciso baixar o software OBS Studio. Após instalar e abrir o programa, clique em “configurações” e depois no ícone “saída”. Então você verá a seção de transmissão. Complete os três campos com as seguintes informações:

  • taxa de bits do vídeo: 2500 Kbps
  • codificador: Software x.264
  • taxa de bits de áudio: 192

Passo 2: Na sequência, clique no ícone “transmissão”, no painel à esquerda. É aqui que você vai colar a chave de transmissão do YouTube. Para entender como e onde pegar esse código, é só conferir este vídeo:

Passo 3: Depois de colar o código no OBS Studio, sua live já começou no YouTube! Agora falta replicá-la no Instagram – e para isso vamos usar o Instafeed. Acesse o site, clique em “go live on Instagram” e faça seu login.

Passo 4: Neste momento, volte na janela da sua live no YouTube e copie o link da URL. Depois volte na tela do Instafeed, clique na aba “YouTube” e cole o link que você acabou de copiar.

Passo 5: Para finalizar, clique no botão “create new broadcast”. Pronto!

3. Para especialistas: OBS Studio + plugin Multi RTMP + Yellow Duck

Esta é a opção mais completa para aprender como fazer live no Instagram e YouTube ao mesmo tempo. Porém, é também a mais complicadinha de mexer – isso porque envolve 3 programas diferentes.

A grande vantagem é que esse conjunto é multiplataforma por si só. Ou seja, se você quiser fazer a live com mais uma rede social (com o Facebook, por exemplo), também é possível!

Como usar

Passo 1: Como vimos na opção anterior, você precisa ter o OBS Studio baixado e instalado no seu computador. Feito isso, você pode passar para o próximo passo.

Passo 2: Aqui é necessário baixar o plugin Multi RTMP. Acesse este link e clique em “go to download”. Vai abrir uma página do GitHub, e é só você escolher a versão de acordo com seu sistema operacional (Windows ou Mac). Depois de baixar, você deve extrair o arquivo zip e clicar em instalar.

Passo 3: Agora vamos integrar suas contas do Instagram e do YouTube. Para fazer isso, é preciso copiar a chave de transmissão e o código do servidor (já vimos como fazer no YouTube, mas no Instagram é um pouquinho diferente). Para facilitar a explicação, você pode conferir neste vídeo:

Passo 4: Enfim, como a Querlen fala no vídeo acima, para integrar o Instagram você precisa baixar mais um app – que é o Yellow Duck. Depois de fazer o login do seu Instagram dentro do Yellow Duck, você vai cair nesta tela (e é só colar o código).

Passo 5: Finalizando as configurações, você conseguirá visualizar o Instagram e o YouTube no painel do lado esquerdo. Ali, é só clicar em “iniciar” em cada uma das redes sociais e já começar a transmitir a live integrada. Só falta mais um detalhe!

Para o YouTube, não é necessário clicar em mais nada. Para o Instagram, logo depois de clicar em “iniciar”, volte no app do Yellow Duck e aperte o botão “start broadcast”. 

E pronto. Ufa! 

Leia também: 11 dicas de marketing para YouTube: cresça e apareça com estratégias infalíveis!

E aí, o que achou deste conteúdo?

Esperamos que ele tenha te ajudado a entender como fazer live no Instagram e YouTube ao mesmo tempo. A dica é testar mais de uma opção e ver com qual você se adapta melhor!

No mais, como está a sua produção de conteúdo para cursos e aulas? Se você ainda não conhece a ferramenta da EAD Plataforma, saiba que com a gente você pode hospedar seus vídeos e desfrutar de uma série de funcionalidades para fazer a gestão dos seus cursos.

Quer conhecer nossa estrutura bem de perto? Comece com um teste gratuito de 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy