Como criar cursos on-line grátis

Como criar cursos on-line grátis? Confira o passo a passo neste post!

Muitos tutores e professores possuem grande conhecimento em suas áreas, todavia, quando o assunto é educação à distância, alguns não sabem como criar cursos on-line grátis.

A verdade é que com o avanço da tecnologia, hoje existem muitos recursos que permitem elaborar cursos em plataformas gratuitas e divulgá-los de inúmeras maneiras na internet.

Além disso, essa é uma forma bem interessante de ampliar os horizontes e ganhar escalabilidade, oferecendo o conteúdo para um grande número de pessoas.

Neste artigo vamos mostrar um minucioso passo a passo para ajudar você na criação do seu curso on-line, assim como na venda dele pela internet. Dá só uma conferida.

Como criar cursos on-line grátis? Passo a passo

Por mais que pareça difícil pensar em como criar cursos on-line grátis, a verdade é que hoje em dia com o avanço da tecnologia, há muitas maneiras de se fazer isso. E para ajudar nessa empreitada, separamos abaixo um passo a passo para você seguir.

1. Escolha o tema do seu curso

O primeiro passo é escolher o tema do seu curso. Assim sendo, pense em qual é a sua área de expertise ou em qual assunto você possui conhecimentos profundos.

Você pode escolher um tema amplo, como fotografia, ou um tema mais específico, como fotografia de paisagem. É importante escolher um assunto que seja relevante e interessante para o seu público-alvo.

Lembre-se de que deve ser um tema no qual você tenha um amplo domínio pois, caso contrário, você pode comprometer a sua imagem logo de início. Então invista um bom tempo pensando no tema.

2. Defina os objetivos de aprendizagem

Após escolher o tema do seu curso, defina os objetivos de aprendizagem que você deseja que os alunos alcancem ao final dele.

Por exemplo, se o seu curso for sobre fotografia de paisagem, um objetivo de aprendizagem pode ser ensinar aos alunos como escolher a melhor hora do dia para tirar fotos de paisagem.

É importante estabelecer os objetivos para que você desenvolva um curso claro e conciso. Isso porque, sem metas estruturadas, o curso pode ficar vago e não atender às expectativas dos estudantes.

3. Escolha uma plataforma para criar curso on-line grátis

Existem diversas plataformas gratuitas disponíveis para criar e disponibilizar cursos on-line, sendo uma das principais a EAD Plataforma.

Ela oferece uma série de recursos, como fóruns de discussão, avaliação e acompanhamento de progresso dos alunos. E a boa notícia é que ela dispõe de uma versão inteiramente gratuita.

Nessa versão você pode ter uma quantidade ilimitada de alunos, produtos ilimitados, aulas ilimitadas e armazenamento de 1GB. Na medida em que o seu curso ganha corpo, você pode migrar para uma versão mais sofisticada.

Essa é uma excelente maneira para quem quer começar, mas não dispõe de muitos recursos financeiros. O bom, é que você pode escalar o seu negócio, e só depois de ganhar alunos é que decidirá se quer migrar para uma versão melhor ou não.

4. Escolha software de edição de imagens e vídeos

Para criar conteúdo visual atraente para o seu curso, você precisará de um software de edição de imagens e vídeos. Existem diversas opções gratuitas disponíveis, como o Canva e o Lightworks.

Esses softwares permitem que você crie imagens e vídeos profissionais sem a necessidade de conhecimentos avançados em edição. Essa é uma boa opção para quem está começando.

Assim você evita que seus vídeos sejam muito amadores, o que pode espantar os alunos. Lembre-se que vídeos profissionais são mais atraentes, e fazem com que os estudantes se interessem pelo seu conteúdo.

Leia também:

5. Crie os conteúdos do seu curso

Com os objetivos de aprendizagem definidos e a plataforma escolhida, é hora de criar os conteúdos do seu curso. É importante desenvolver um curso atraente, que seja fácil de seguir e que atenda aos objetivos de aprendizagem definidos anteriormente.

Utilize imagens e vídeos para torná-lo mais interativo. Além disso, interaja com os alunos por meio de fórum e amplie os canais de comunicação. Enfim, pense em maneiras de melhorar o contato com o aluno.

Quanto mais próximo o aluno se sentir do professor, melhor será a experiência dele com o seu curso, e com isso ficará muito mais fácil dele indicar o curso para outras pessoas.

6. Pense no suporte oferecido ao aluno

Oferecer suporte aos alunos é fundamental para garantir que eles tenham uma experiência de aprendizagem positiva. Pense em como você pode oferecer suporte a eles, como fóruns de discussão, sessões de perguntas e respostas, grupos de WhatsApp e até mesmo por e-mail.

É importante que os estudantes saibam que têm um canal para tirar dúvidas e receber orientações. Se você optar pela versão gratuita da EAD Plataforma poderá oferecer suporte para todos os seus alunos via e-mail, sem custo.

Lembre-se que a falta de suporte necessária para tirar dúvidas, poderá fazer com que os alunos desistam do seu curso, aumentando assim o índice de evasão.

7. Avalie como vender o curso on-line

Uma das etapas mais importantes para quem está em busca de oferecer um curso on-line é a venda. Afinal, se você não vender o seu curso não terá receita para pagar os custos, ainda que eles sejam pequenos.

Por isso, é fundamental criar uma boa estratégia de marketing pensando em quais redes sociais você irá divulgá-lo, adotando estratégias de marketing de afiliados, ou até mesmo pensando em como criar um tráfego pago para eles.

Muitos tutores ainda optam por oferecer alguns materiais gratuitos como iscas digitais para atrair alunos, como artigos em blog, e-books e outros materiais interessantes.

8. Monitore o desempenho do seu curso

Por fim, após criar e disponibilizar seu curso, é importante monitorar seu desempenho. Afinal, essa é uma maneira de avaliar se as estratégias que você está usando, estão realmente surtindo o efeito desejado.

Lembre-se também de utilizar as ferramentas disponíveis na plataforma escolhida para acompanhar o progresso dos alunos e avaliar se os objetivos de aprendizagem estão sendo alcançados.

Além disso, solicite feedback deles para entender como pode melhorar o curso e torná-lo ainda mais eficiente. É por meio do monitoramento que você pode promover uma melhoria contínua.

Agora que você já sabe como criar cursos on-line grátis é só começar. E se tiver alguma dúvida sobre como usar a EAD Plataforma, é só entrar em contato conosco e solicitar uma demonstração grátis.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy