Como ser um afiliado digital? Tudo o que você precisa saber para se tornar um

Não é preciso muito tempo navegando pela internet para se deparar com uma propaganda ou uma chamada para se tornar afiliado digital. 

Entre as inúmeras promessas, as que mais chamam atenção é a oportunidade de trabalhar em casa e de ganhar muito dinheiro.

O que nem todos imaginam é o mercado, apesar de ser muito rentável, exige esforço, dedicação, estudo e muito trabalho. 

Você está pensando em se tornar um afiliado digital? Então, veja agora as principais informações que você precisa saber antes de começar!

O que é afiliado digital?

Um afiliado digital é uma pessoa que trabalha com a divulgação de produtos digitais, e até mesmo produtos físicos comercializados online, e recebe uma comissão por cada venda concluída. 

Assim, essa pessoa se afilia à plataformas e produtos, recebe um link individual, e passa a desempenhar o papel de vendedor, divulgando os produtos aos quais se filiou para receber seu pagamento sob forma de comissionamento. 

Por ser um trabalho que não exige grande investimento inicial e pode proporcionar altos ganhos, o mercado está em constante crescimento

Segundo um levantamento do Business Insider, o marketing de afiliados vem crescendo cerca de 10% ao ano desde 2015, e acredita-se que esse crescimento se mantenha, pelo menos, até esse ano.

Ou seja, uma ótima oportunidade para quem ainda não sabe como ser um afiliado digital, aprender e começar a atuar. 

Para entender melhor o que é um afiliado e como esse trabalho funciona, confira o vídeo abaixo, do canal Alex Vargas:

Como funciona o mercado de afiliados digitais?

Agora que você sabe o que é um afiliado, deve estar curioso para saber como esse mercado funciona na prática, não é?

Bom, é simples, mas para entender é preciso conhecer as partes que formam esse mercado para entender como funciona o afiliado digital. 

Para o trabalho de um afiliado dar certo, é preciso:

  • um produtor digital, que criará o produto que será divulgado;
  • um infoproduto que permite afiliação;
  • uma plataforma que será responsável por intermediar o contato entre o infoprodutor, o afiliado e os consumidores.

Nesse contexto, de forma prática, o mercado de afiliados digitais funciona assim: um infoprodutor, que deve preferencialmente ser um especialista em um determinado assunto, cria um produto para ser comercializado na internet.

Esse produto pode ser feito nos mais diferentes formatos, como e-book, audiobook, curso online, entre outros. 

Depois de finalizado, o produtor digital irá escolher uma plataforma, provavelmente analisando a questão das taxas, valores e regras para pagamento, para que o material seja hospedado. 

É por meio dessa plataforma que os alunos terão acesso ao produto.

E, também, o local que o afiliado digital irá fazer o seu cadastro para receber um link rastreável e personalizado para começar a divulgar o produto na internet. 

Assim, a cada venda feita por meio do link individual, o afiliado recebe a comissão já acordada no momento da inscrição. 

Esse processo também pode ser feito para produtos físicos comercializados online. Algumas empresas muito famosas nesse mercado são: Amazon, Magazine Luiza, Americanas, entre outras. 

A verdade é que, hoje, é possível encontrar produtos digitais e físicos dos mais diversos nichos para se tornar um afiliado digital. 

Como ser um afiliado digital? 3 práticas indispensáveis 

Que você deve se cadastrar nas plataformas para ser um afiliado digital já ficou claro, não é? Mas esse está longe de ser o único passo, na realidade, é apenas o primeiro — depois dos estudos, é claro.

Agora que você já entendeu quais as partes que compõem o mercado de afiliado digital e o que esse profissional faz, vamos a algumas práticas muito importantes de como ser um afiliado digital de sucesso. 

1. Faça uma boa escolha de produtos

Se seu foco ao escolher um produto para se afiliar for única e exclusivamente a comissão, existem grandes chances de não dar certo. 

Por isso, procure ficar de olho nos seguintes aspectos ao selecionar os produtos:

  • prefira temas que você tem maior afinidade para facilitar o planejamento de estratégias de venda (se você adora cozinhar, um produto na área de gastronomia pode ser muito interessante);
  • analise o produto criticamente, procure consumir o curso, e-book, etc, antes de divulgá-lo para entender se trata-se de um material de qualidade, assim como procure saber mais sobre o expert que o criou;
  • entenda para quem o produto é destinado e trace possíveis meios e estratégias de divulgação que você pode aplicar para entender se realmente vale a pena se afiliar. 

2. Estude sobre marketing de afiliados

Se nas vendas presenciais mais complexas existe a etapa da negociação, no mercado de afiliado o convencimento é um passo que inevitavelmente todo afiliado enfrentará.

Afinal, você, como divulgador de um determinado produto, deverá mostrar ao público-alvo como aquele material pode ajudá-lo e porque ele deveria comprá-lo. 

Por isso, estudar estratégias, ferramentas e plataformas é indispensável. 

Você não precisa ter um site ou blog próprio, por exemplo, mas durante os estudos perceberá que se o tiver, conseguirá resultados mais interessantes. 

Também é preciso entender como funcionam as redes sociais e de que forma elas podem ajudar a otimizar suas vendas.

E-mail marketing, SEO e anúncios também são temas que você irá se deparar no mercado de afiliados digitais, e é muito importante que você entenda, pelo menos, um pouco de cada um para definir suas estratégias de venda. 

3. Dedique tempo para fazer o trabalho

Sim, por mais que muitos vejam o mercado como uma fonte de renda extra, para muitas pessoas a afiliação digital já se tornou renda principal e um trabalho diário. 

Por isso, se você chegou a esse conteúdo por promessas de alta rentabilidade, saiba que é possível, desde que você invista tempo e se dedique para isso. 

Não basta pegar o seu link e jogá-lo em um grupo do Facebook uma vez por mês e esperar que milagres aconteçam. 

Para ter sucesso no mercado, é preciso pensar em estratégias, criar conteúdos, divulgar frequentemente, atualizar informações, tirar dúvidas de possíveis interessados e por aí vai. 

A lista é grande, mas com esforço é possível ser um afiliado digital integralmente. 

Comece como afiliado digital como parceiro EAD Plataforma

Depois de todas essas informações, certamente você já sabe como ser um afiliado digital e está pronto para dar os primeiros passos no mercado. 

E você pode continuar contando conosco nessa nova jornada como um parceiro da EAD Plataforma. Assim, você pode divulgar nossas soluções e receber comissões atraentes por isso. Além, claro, de contar com nosso suporte sempre que for necessário. 

Quer saber mais sobre isso? Então conheça mais sobre o nosso programa de parcerias. 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy