Se você já começou a produzir seus conteúdos de aulas e cursos, a fim de vendê-los na internet, deve estar se perguntando qual o melhor software de edição — para cortar, colar e adicionar efeitos e sons. Será que existe um editor de vídeo fácil de usar para executar tudo isso, e que ainda por cima seja gratuito?
A resposta é sim! E é justamente sobre esse assunto que vamos falar na matéria de hoje: criamos uma lista com não apenas uma, mas quatro opções gratuitas de editores de vídeo para iniciantes.
Provavelmente você já tenha ouvido falar do Windows Movie Maker, que é a opção mais básica para edição. Apesar de ser um pouco limitado, com transições mais simples, o software ainda é bastante usado por pessoas que desejam dar um up nos vídeos.
Porém, o objetivo da nossa lista é apresentar opções mais modernas — ainda que práticas e intuitivas — que ajudarão você a criar uma boa imagem para o seu curso.
Por isso, o ideal é você separar alguns minutinhos para ler atentamente os pontos positivos e negativos de cada software, para então escolher o que melhor se encaixa em suas necessidades. Boa leitura!
Seleção especial: escolha seu editor de vídeo fácil de usar
Por mais que cada software tenha suas peculiaridades, todos permitem que você faça montagens, crie vinhetas e adicione textos nos vídeos — e o melhor: você não precisa pagar por nenhum desses apps.
Assim, você consegue economizar para investir em uma estrutura para hospedar os vídeos depois de prontos, por exemplo. Ok, sem mais delongas, é hora de conferir nossa seleção de editores!
ClipChamp
O ClipChamp é um editor de vídeo fácil de usar, pois é online — você nem precisa baixar. É só criar uma conta gratuita no site e começar a editar (as exportações de vídeos são ilimitadas).
A grande facilidade do ClipChamp é que os recursos, apesar de básicos, atendem bem a edição de vídeos mais simples. A interface do site é bem intuitiva, e essas são algumas das ferramentas disponíveis:
Vale entrar no YouTube do ClipChamp, que está recheado de dicas práticas e rápidas para editar seus conteúdos. Esse vídeo explica certinho como o programa funciona:
Pontos positivos
- São diversos templates de vídeos já prontos, em várias categorias (como propagandas, slideshows e apresentações);
- O ClipChamp conta com uma extensa biblioteca de áudios;
- A exportação do vídeo é bem rápida, com imagens sem marca d’água;
- O site tem uma espécie de ferramenta para trabalho em grupo, na qual várias pessoas podem editar o mesmo vídeo.
Pontos negativos
- Por ser online, o editor pode apresentar certa instabilidade e baixa velocidade nos recursos;
- A qualidade final do vídeo pode deixar um pouco a desejar, pois a versão grátis exporta apenas em 480p (SD).
Leia também: Saiba como ter engajamento no YouTube em 7 passos
Wondershare Filmora
Um dos queridinhos na hora de editar vídeos rápidos, o Wondershare Filmora oferece ferramentas com efeitos bem atuais, que deixam o vídeo com uma cara profissional e diferenciada.
Você pode, por exemplo, adicionar figurinhas (stickers) e usar imagens de altíssima qualidade. O software também traz funcionalidades de correspondência de cor, tela dividida e edição de áudio. Diferentemente do ClipChamp, o Filmora precisa ser instalado no seu computador.
Conheça mais um pouco sobre o editor neste vídeo:
Pontos positivos
- As funções de corte são muito boas;
- É possível fazer o upload diretamente no YouTube e no Vimeo;
- Tem uma boa central de suporte, com perguntas e respostas em português;
- No canal do YouTube, existem vários vídeos (também em português!) que te ajudarão a entender melhor cada função de edição.
Pontos negativos
- Certas imagens têm marca d’água, o que significa que você precisa pagar para tê-las livres de direito.
Lightworks
O Lightworks é um software usado mundialmente por editores mais experientes, inclusive para a edição de filmes de cinema! Mas, trazendo para a nossa realidade, é bem rápido, prático e intuitivo para editar vídeos mais simples.
Bem completo e com recursos profissionais, o Lightworks tem alta precisão de corte de vídeo, o que traz um acabamento bem legal para seus conteúdos. Ah, é preciso fazer o download do app e instalar no seu dispositivo!
Você pode entender melhor sobre o Lightworks no vídeo a seguir (está em inglês, mas é só ativar a função “traduzir automaticamente” para o português):
Pontos positivos
- Apresenta boa variedade de filtros e efeitos;
- A renderização do vídeo é bem rápida;
- Faz a integração com outros softwares de edição, como o Boris FX;
- Está disponível para os sistemas Windows, Mac e Linux.
Pontos negativos
- Algumas funções mais avançadas, como a qualidade de vídeo 4K, só estão disponíveis na versão paga.
Leia também: Como divulgar um curso online e fazer de suas aulas um sucesso?
VSDC Free Video Editor
Na lista de hoje, o último editor de vídeo fácil de usar é o VSDC. A grande vantagem desse software é que ele já tem perfis de vídeo predefinidos, o que economiza bastante o seu tempo de edição. O download pode ser feito aqui.
Com vários efeitos de transição e funcionalidades para correção de cores, o app permite que você faça sobreposições e use muitos outros recursos criativos.
Além do mais, você consegue converter o vídeo para diferentes formatos (como MPEG, MP4, MOV e outros), e pode exportar no tamanho certo para publicar nas suas redes sociais.
Esse vídeo vai te ajudar a entender melhor sobre o VSDC:
Pontos positivos
- Boa seleção de filtros, efeitos e transições;
- Possibilita adicionar diferentes trilhas sonoras;
- Oferece opção de chroma key (ou fundo verde, que permite que você substitua por outro cenário na edição do vídeo).
Pontos negativos
- Na versão gratuita, o suporte não está incluso;
- É compatível apenas com o sistema Windows;
- Não apresenta recortes e ajustes profissionais.
Pronto para escolher seu editor de vídeo?
Agora que você já conferiu quais as melhores opções de um editor de vídeo fácil de usar, é hora de começar a editar seus conteúdos para continuar conquistando cada vez mais alunos.
Se você ainda não conhece a ferramenta da EAD Plataforma, saiba que com a gente você pode hospedar seus vídeos e desfrutar de uma série de funcionalidades para fazer a gestão dos seus cursos, como:
- Transmissão de aulas ao vivo com chat;
- Emissão e envio de cobranças por e-mail;
- Personalização da página com a sua cara;
- Criação de grupos de alunos e gerenciamento de matrículas.
Quer conhecer nossa estrutura bem de perto? Comece com um teste gratuito de 7 dias!
Muito obrigado pela sua leitura. Até a próxima matéria!
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024
- O que é treinamento corporativo híbrido e como implementá-lo? - 15 de novembro de 2024