frases sobre educação a distância

Frases sobre educação a distância: tecnologia, inclusão e futuro

Por acaso, você já ouviu falar da transição do mundo VUCA para o mundo BANI? Pois bem, guarde essas duas siglas, pois logo mais falaremos de ambos os conceitos. Afinal, elas são o pano de fundo para as nossas 15 frases sobre educação a distância (EAD).

Muito além de listar frases de EAD, é importante refletir sobre os novos paradigmas da nossa sociedade. A pandemia do Coronavírus, por exemplo, acelerou (e muito) as tendências de aprendizagem digital. Mas isso já vinha acontecendo, não é mesmo? 

Por isso, antes de entrar nas frases sobre educação a distância, vamos “voltar” uma casa no tabuleiro. Isso porque é importante considerar as expressivas mudanças sociais, visto que tudo isso se intensificou na pandemia. 

Até pouco tempo, falávamos do mundo VUCA: volatility, uncertainty, complexity e ambiguity. Ou seja, a sigla significa: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Por outro lado, agora se fala do mundo BANI: brittle, anxious, nonlinear e incomprehensible. Isto é, o momento que vivenciamos se traduz como: frágil, ansioso, não-linear e incompreensível.

5 frases sobre educação a distância e tecnologia

Agora que você já viu um vídeo que explica sobre os mundos VUCA e BANI, podemos prosseguir. Com esses conceitos em mente, vamos começar as frases sobre educação a distância com ênfase na contribuição das novas tecnologias.

“Ensino remoto não é ensino a distância. Educação a distância tem metodologias, estratégias e materiais específicos, frutos de estudos e experiências de vários anos. Estabelece uma comunidade virtual, cria sentimento de pertencimento, promove troca de experiências.”

Autora: Andrea Ramal

“A inovação na escola acontece quando os recursos tecnológicos são parte complementar, quase sua própria extensão do corpo, mas jamais ocorrerá sincronicidade no processo se sua base teórica e a capacitação contínua não se adaptarem.”

Autor: João Pedro Piragibe

“Na educação a distância, educadores e educandos não estão juntos fisicamente, porém estão conectados. Saem do contato físico para o contato virtual, vencendo barreiras de espaço e tempo, e também de paradigmas”. 

Autor: Jocelma Almeida Rios

“O ensino híbrido, ou blended learning, é uma das maiores tendências da educação do século 21, que visa potencializar e alternar diferentes situações de aprendizagem.  Esta proposta favorece momentos de criação, interação, colaboração e envolvimento entre os alunos e com as tecnologias digitais.” 

Autor: Túria Costa Lopes

“Precisamos sim das estruturas, das novas tecnologias, com métricas e indicadores que tenham maior eficácia, como suporte aos professores e aos gestores educacionais. Sendo engenheiro de formação, seguidor e usuário das modernidades tecnológicas na educação, penso que essas ainda em nossa geração, serão ferramentas de apoio aos mestres em suas salas de aula, alguns ainda com seus quadros negros e giz.”

Autor: Marcus Vinicius Rodrigues

Bônus: a aprendizagem digital é um caminho sem volta?

No vídeo a seguir, o professor Wagner Cassimiro trata do potencial das tecnologias no treinamento corporativo. Segundo ele, a aprendizagem digital veio para ficar, levando em conta esses cinco pontos-chave:

  1. economia de recursos em relação às aulas presenciais;
  2. eliminação de boa parte das barreiras comportamentais;
  3. mais conveniência aos participantes, evitando o deslocamento;
  4. melhoria na aderência às práticas da ciência da aprendizagem;
  5. amplo leque de ferramentas digitais para enriquecer os conteúdos.

5 frases sobre educação a distância e inclusão

Certamente, não podemos listar as frases sobre educação a distância sem falar do nosso papel social. Além de diminuir as distâncias geográficas, a EAD ainda estimula a inclusão, equidade e diversidade, bem como a acessibilidade para pessoas com deficiência

“Ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesmo.” 

Autor: Maria Montessori

“O ensino online pode ser um colete salva-vidas para aqueles que têm obstáculos, como distâncias geográficas ou deficiência física”.

Autor: Paul Levinson

“A educação é a chave para abrir outros direitos humanos.”

Autor: Katarina Tomasevski

“Inclusão é um direito daqueles que precisam, e incluir é um dever de todos.”

Autor: Letícia Butterfield

“Com a perspectiva de superar o atraso brasileiro, que exerce forte impacto econômico no país, a ampliação ao acesso à educação com EAD passa a ser, a partir daí, uma das molas propulsoras nesse campo.”

Autor: Rutineia de Oliveira Carvalho

Bônus: reflexões sobre as desigualdades do Brasil

Por falar em educação inclusiva, também precisamos olhar para as dificuldades de acesso às atividades escolares. De acordo com o levantamento do Unicef, isso afetou 3,7 milhões de alunos matriculados em 2020, mas que não tiveram condições de estudar em casa.

E essas tirinhas do personagem Armandinho ilustram bem esse cenário preocupante do país:

Fonte: TirasArmandinho

5 frases sobre educação a distância e futuro

Apesar das dificuldades vividas no Brasil e no mundo, o conhecimento ajuda a ampliar horizontes. Pensando nisso, as próximas frases sobre educação a distância são focadas na busca por um futuro melhor, para todas as pessoas.

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” 

Autor: Paulo Freire

“A EAD traz aspectos positivos ao contexto educacional, como democratização de oportunidades educacionais e possibilidade de se constituir em instrumento de emancipação do indivíduo no contexto social.”

Autor: Débora Valim Sinay Neves

“É sabido que o acesso ao ensino superior ainda é privilégio de poucos, dessa forma, entende-se que a EAD venha contribuir de forma significativa para o atendimento da população que não compõe as estatísticas universitárias”.

Autor: Cacilda Soares de Andrade

“O ser humano é aquilo que a educação faz dele.”

Autor: Immanuel Kant

“Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.”

Autor: Sir Arthur Lewis

Bônus: educação e ciência

Por fim, indicamos a live dos biólogos Átila Iamarino e Sônia Lopes sobre o impacto da pandemia na educação. Em especial, eles destacam a relevância do conhecimento científico para toda a sociedade.

E então, gostou das frases sobre educação a distância? Por sinal, não deixe de ler mais posts do blog para ficar por dentro das tendências ligadas às tecnologias educativas. E até mais! 😉

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy