storytelling na educaçã

Storytelling na educação: o que é + 7 dicas de como usar na sala de aula

Contar histórias é uma habilidade quase que natural do ser humano. Antes mesmo do surgimento da escrita, a prática de criar narrativas já existia por meio de desenhos e símbolos antigos. Nos dias de hoje, a contação de histórias pode ser observada em diferentes áreas, como no entretenimento, na publicidade e no marketing. E, no caso do storytelling na educação, ele se tornou uma ferramenta importante para educadores.

Trata-se de uma estratégia valiosa para a transmissão e absorção de conhecimentos sobre diferentes assuntos, melhorando significativamente o engajamento dos alunos.

Neste artigo, você vai entender o que é storytelling na educação e quais as vantagens de aderir ao storytelling na educação infantil e também no ensino de jovens e adultos, além de exemplos de aplicação na prática.

Continue a leitura para conferir também sete dicas valiosas de como fazer storytelling na educação:

  1. Conheça a sua audiência;
  2. Monte um roteiro para a sua história;
  3. Envolva os alunos no seu storytelling;
  4. Procure inserir exemplos reais e práticos;
  5. Crie bons “cliffhangers” para as próximas aulas;
  6. Incentive os alunos a fazerem uso do storytelling nos trabalhos;
  7. Utilize diferentes recursos de mídia.

O que é storytelling na educação?

Storytelling é um termo em inglês que significa contação de histórias. Aplicado à educação, o storytelling é uma estratégia em que se busca criar narrativas durante o processo de aprendizagem e ensino de modo a elucidar determinados temas e fazer com que os alunos assimilem com mais facilidade os conteúdos das aulas.

É possível definir o que é storytelling na educação como uma prática que busca gerar conexão entre quem ensina e quem aprende, contextualizando as informações em uma narrativa que soe familiar para o interlocutor e que desperte o interesse dele pela história que está sendo contada.

Cria-se uma jornada estruturada em início, desenvolvimento, clímax, conclusão e lição. Os tópicos a serem ensinados são pulverizados por toda a narrativa, gerando conexão emocional e interesse do aluno pelos desdobramentos da matéria.

A fragmentação da história em etapas serve para manter o engajamento do aluno e fazer com que, ao poucos, ele se relacione com os problemas enfrentados pelo “protagonista” da história, o que favorece a empatia.

Informações técnicas e termos com os quais os alunos não estão muito familiarizados são contextualizados na história que está sendo contada, facilitando a compreensão.

Ou seja, o storytelling na educação é uma estratégia facilitadora, que ajuda a transferir o foco dos alunos para o assunto que o professor está lecionando.

Neste vídeo, André Arcas, fundador da consultoria de evolução organizacional Evoluz, explica como criar um, bom storytelling:

Quais as vantagens de usar o storytelling em sala de aula?

O uso do storytelling em sala de aula pode trazer uma série de benefícios, tanto para crianças na educação infantil como para jovens no ensino médio e adultos na graduação.

Confira abaixo algumas das principais vantagens de aderir ao storytelling na educação.

1 – Maior engajamento dos alunos

Como bem mencionamos no tópico anterior, o storytelling é uma técnica capaz de gerar maior engajamento entre os alunos.

A narrativa criada para transmitir conhecimentos sobre determinados temas pode fazer com que os estudantes se envolvam na história e fiquem mais interessados em saber como será o “desfecho”.

O conteúdo é ensinado seguindo uma coesão narrativa, o que favorece o engajamento.

Veja também: Como manter a atenção dos alunos? Confira 7 dicas para melhorar o interesse e o engajamento nas suas aulas

2 – Humanização do processo de aprendizagem

O storytelling permite humanizar o processo de aprendizagem, aproximando os alunos dos “personagens” que são criados para ilustrar determinadas situações.

Os termos muito técnicos e “frios” dão lugar a situações práticas e cotidianas em que eles se aplicam. Isso faz com que os alunos se conectem melhor com os temas, se relacionem com os personagens e compreendam com mais clareza os assuntos lecionados.

3 – Melhoria na absorção dos conteúdos

A contação de histórias é uma técnica que facilita a absorção dos conteúdos que são ensinados na sala de aula.

Seja com o storytelling na educação infantil ou de jovens e adultos, essa é uma estratégia didática que permite que os alunos assimilem questões mais teóricas e complexas com situações práticas, palpáveis e próximas da realidade deles.

Vale conferir: Lousa digital para vídeo aula: transmita conteúdos de forma prática e moderna

4 – Reter a atenção dos alunos

Uma das maiores dificuldades que os educadores costumam enfrentar é conseguir fisgar e reter a atenção dos alunos.

Com o uso do storytelling em sala de aula, é possível despertar a curiosidade dos estudantes sobre um tema, fazendo com que eles se interessem por saber mais e fiquem mais atentos à explicação do professor.

Leia também: Como manter a atenção dos alunos? Confira 7 dicas para melhorar o interesse e o engajamento nas suas aulas

5 – Fomento à interdisciplinaridade

O storytelling é uma estratégia que serve também para fomentar a interdisciplinaridade, conectando diferentes temas de aulas anteriores e de outras disciplinas do curso.

Dessa forma, é possível oferecer para os alunos uma experiência de aprendizado mais completa, integrada e que favoreça a assimilação de conteúdos de maneira mais ampla.

Veja mais: Entenda o que é polidocência a importância da prática para o EAD

7 dicas de como fazer storytelling na educação

Se você tem interesse em descobrir como fazer storytelling na educação, saiba que separamos aqui 7 dicas essenciais que podem te ajudar nessa tarefa.

Confira a partir de agora quais boas práticas você precisa seguir para utilizar a contação de história como aliada na transmissão de conhecimentos para os seus alunos.

1 – Conheça a sua audiência

Para uma boa contação de história, é preciso que o storyteller conheça muito bem a sua audiência. Sabe para quem você está criando uma narrativa é fundamental para definir a linguagem mais adequada e empregar elementos narrativos que gerem conexão com o público-alvo.

Ignorar as características e o perfil da audiência – no caso, os alunos – pode fazer com que a sua estratégia de storytelling perca força e não seja tão eficaz quanto poderia ser no processo de aprendizagem e ensino.

2 – Monte um roteiro para a sua história

Toda boa história precisa de um roteiro sólido e bem estruturado. E com o storytelling na educação não é diferente.

É muito importante que você crie um roteiro para orientar a sua contação de história, indicando início, meio e fim e todas as nuances narrativas e pontos que precisam ser abordados durante uma aula específica ou durante todo o curso.

DICA: Como fazer um roteiro para aula EAD? 6 passos para um ensino dinâmico e efetivo

3 – Envolva os alunos no seu storytelling

O storytelling na educação tende a ser muito mais efetivo quando os alunos se veem parte da história que está sendo contada.

Em vez do distanciamento, aproxime os alunos e os envolva no seu storytelling. Busque inserir elementos interativos, que exijam a participação mais ativa dos estudantes na história.

Isso fará toda a diferença na absorção dos conteúdos e no engajamento da turma.

4 – Procure inserir exemplos reais e práticos

Para ilustrar a história que você está constando, nada melhor do que inserir exemplos reais e situações práticas.

Essa é uma estratégia de storytelling que favorece a compreensão do conteúdo que está sendo ensinado, fazendo com os alunos se relacionem melhor com a narrativa e se mantenham interessados.

Exemplos práticos são importantes também para aproximar o interlocutor da história, gerando mais engajamento.

5 – Crie bons “cliffhangers” para as próximas aulas

O “cliffhanger” é um elemento do storytelling que busca gerar no interlocutor certa expectativa para o que vem a seguir.

Você pode incorporar esse elemento na sua estratégia de storytelling de modo a manter os alunos interessados pelo que está por vir nas próximas aulas.

Isso também é uma forma de engajar a sua audiência, atiçando a curiosidade dos alunos.

6 – Incentive os alunos a fazerem uso do storytelling nos trabalhos

O storytelling na educação não deve ser uma exclusividade dos professores. Os alunos também também podem fazer uso da contação de história para apresentar seus trabalhos.

Quando o papel se inverte e o aluno se torna o contador de histórias, ele consegue mostrar que realmente tem domínio sobre a matéria e os assuntos lecionados no curso.

Leia mais: O que é sala de aula invertida e como ela pode tornar o ensino mais ativo?

7 – Utilize diferentes recursos de mídia

É possível sim fazer um bom storytelling baseado apenas na oralidade. Porém, que tal enriquecer a sua contação de histórias na sala de aula utilizando recursos multimídia?

Vídeos, fotos, gráficos, podcasts são exemplos de mídia que você pode incorporar no seu storytelling. Isso ajuda a tornar a experiência dos alunos mais interessante e menos monótona, além de deixar o seu curso mais completo e poderoso.

Exemplo de storytelling na educação

Para que você possa entender melhor como aplicar a contação de história em sala de aula, separamos aqui um bom exemplo de storytelling na educação.

É muito comum encontrar materiais didáticos em que acompanhamos a jornada de algum personagem ao longo dos capítulos. Dessa forma, o aluno aprende junto com esse personagem relacionável.

O storytelling também é muito utilizado na disciplina de História. O professor pode criar uma narrativa para ilustrar acontecimentos históricos e contar como eventos importantes ocorreram.

Outro exemplo de storytelling na educação é em disciplinas da área da saúde. Pode criar personagens para explicar o ciclo de evolução de doenças, formas de contaminação, tratamento, etc.

É possível aplicar o storytelling na educação a distância?

Sim. Se você trabalha cursos na modalidade EAD, o storytelling também pode ser aliado no processo de aprendizagem e ensino.

Como as aulas ocorrem em um ambiente virtual e online, é possível contar com recursos tecnológicos capazes de tornar a contação de histórias mais interessante para os alunos.

No EAD, você pode contar com a ajuda de diferentes mídias para criar uma narrativa que engaje os seus alunos e os faça querer aprender mais sobre determinados temas.

A prática de storytelling na sala de aula online tem o poder de reter a atenção dos alunos, a qual costuma ficar mais dispersa em aulas à distância devido a diferentes tipos de distrações.

O professor de EAD tem à sua disposição diferentes ferramentas midiáticas para criar histórias cativantes sobre as matérias a serem ensinadas, tornando mais rica e completa a experiência dos alunos.

Selecionamos este vídeo do canal Educanvas com algumas dicas de como usar storytelling na Educação:

E então, ficou claro para você o que é e como funciona o storytelling na educação?

A contação de histórias é uma estratégia especialmente valiosa quando falamos de educação à distância, tendo em vista o desafio de manter a atenção e o engajamento dos alunos.

Passe a implementar o storytelling nas suas aulas e cursos e ofereça um processo de aprendizagem e ensino mais dinâmico, criativo e eficaz.

E para garantir que seus conteúdos sejam bem gerenciados e disponibilizados agilmente para os alunos, use uma ferramenta de ensino a distância de qualidade, como a EAD Plataforma.

Veja algumas de suas vantagens:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Provas e exercícios online;
  • Emissão de certificados;
  • Área de gestão de alunos.
  • Fórum;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Relatório de desempenho;
  • Cupons de desconto;
  • APIs de automação;
  • Segurança SSL;
  • Integração com outras soluções.

Marque ainda hoje uma apresentação para entender cada detalhe e faça também um teste grátis para visualizar tudo na prática!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy