título para vídeo no YouTube

Como criar um bom título para vídeo no YouTube? Chame atenção!

O YouTube é hoje uma das principais plataformas de pesquisa utilizadas no mundo, sendo impossível negar a sua relevância para qualquer estratégia de produção de conteúdo online.

Segundo o Think With Google, 30% dos brasileiros afirmaram que passaram a consumir mais conteúdos em vídeo no YouTube em 2020.

E se você pensa em produzir vídeos para o YouTube e construir uma audiência sólida nessa plataforma, saiba que, além de oferecer um conteúdo relevante e de qualidade, é extremamente importante se atentar ao título dos seus vídeos.

Para atrair mais pessoas para o seu canal e gerar mais visualizações, é necessário elaborar títulos que instiguem os usuários a clicar no seus vídeos e que estejam otimizados para as buscas na plataforma.

Neste artigo, separamos 6 dicas de como criar títulos para vídeo no YouTube. Continue a leitura e confira também algumas ideias de títulos para vídeos para você se inspirar no seu canal:

  1. Seja o mais específico possível;
  2. Não subestime o poder do SEO;
  3. Utilize números nos títulos;
  4. Cuidado com os títulos clickbait;
  5. Faça uso de adjetivos fortes;
  6. Fique atento ao tamanho do seu título.

Leia também: SEO para YouTube: o melhor caminho para colocar seus vídeos no topo!

Qual a importância do título para vídeo no YouTube?

O título é um dos fatores determinantes para o usuário decidir se clica ou não em um vídeo. Sem bons títulos, os vídeos do seu canal acabam deixando de ganhar visualizações justamente por não terem sido capazes de despertar a curiosidade e o interesse do público no seu conteúdo.

Além disso, o título também é importante para posicionar melhor os seus vídeos tanto na página inicial do YouTube como nos resultados de busca na plataforma. Com um bom título para vídeo no YouTube, seus conteúdos são encontrados mais facilmente pelos usuários.

Veja mais: Como começar um vídeo no YouTube? 5 dicas para brilhar já nos primeiros segundos!

6 dicas de como criar um bom título para vídeo no YouTube

Para publicar um vídeo no YouTube, é obrigatório que ele tenha um título. Apesar de não haver uma fórmula mágica de como criar título para vídeo no YouTube, existem alguns macetes que podem te ajudar na elaboração de títulos criativos, instigantes e otimizados.

Confira abaixo 6 dicas fundamentais para você criar títulos melhores para os vídeos do seu canal no YouTube.

1 – Seja o mais específico possível

Um bom título para vídeo no YouTube precisa ser específico ao dizer do que se trata o conteúdo.

Em vez de, por exemplo, usar o título “Como comer de forma saudável”, você pode colocar “5 receitas saudáveis e rápidas para preparar o almoço da semana”.

Portanto,evite utilizar títulos vagos demais e muito abrangentes.

2 – Não subestime o poder do SEO

SEO significa Search Engine Optimization. Trata-se de um conjunto de técnicas que visam otimizar o seu conteúdo para as buscas feitas na plataforma, fazendo com que eles apareçam entre os primeiros resultados das pesquisas.

No que se refere à aplicação de SEO no título, utilize palavras-chave que estão em alta no momento entre o seu público. O ideal é que as palavras-chave sejam posicionadas logo no início dos seus títulos.

3 – Utilize números nos títulos

Títulos com números tendem a receber mais visualizações. Isso porque as pessoas têm um interesse maior em conteúdos organizados em lista, do tipo “5 dicas para…”, “Como fazer xxx em 10 passos”, etc.

4 – Cuidado com os títulos clickbait

O clickbait é um recurso que muitos canais utilizam para gerar mais cliques nos vídeos, geralmente fazendo uma “promessa” apelativa para induzir o usuário ao clique.

Esse tipo de “isca” para gerar mais views é completamente legítimo, desde que você cumpra no conteúdo do vídeo aquilo que foi prometido no título.

Na verdade, o YouTube costuma punir os canais que fazem falsas promessas nos títulos só para gerar cliques. Portanto, tome cuidado com o uso de clickbait.

Veja mais sobre isso neste vídeo do canal Nerds de Negócios:

5 – Faça uso de adjetivos fortes

O uso de adjetivos fortes no seu título pode ajudar a demonstrar o valor do seu conteúdo e instigar o usuário a clicar no seu vídeo. Por exemplo: “Conheça o MELHOR roteiro de viagem para conhecer a Europa”, “Confira 7 passos INFALÍVEIS para juntar seu primeiro milhão”, “O guia DEFINITIVO para viver de renda passiva”.

6 – Fique atento ao tamanho do seu título

Quando você for criar os títulos dos seus vídeos para o YouTube, preste atenção na quantidade de caracteres.

Títulos muito longos aparecem cortados nos resultados de busca e na página inicial do YouTube. Para que seus títulos apareçam por completo, procure mantê-los dentro do limite de 70 caracteres, melhorando a experiência dos usuários.

Leia mais: Introdução de vídeo: 7 dicas de como começar vídeos e aumentar visualizações no seu canal

Para que você crie títulos fantásticos, sl;ecoamos este vídeo da Pat Machadu, Youtuber que domina o tema, aperta “play”:

Inspire-se com 8 ideias de títulos para vídeos no seu canal do YouTube

Além das dicas que acabamos de citar, que tal se inspirar em algumas ideias de títulos para vídeos?

Confira abaixo 8 exemplos de bons títulos utilizados por grandes produtores de conteúdo do YouTube:

  1. MELHORES AÇÕES: 4 AÇÕES para investir em 2022
  2. DIVIDENDOS: Melhores Ações para ganhar Dividendos
  3. COMO GANHAR MIL REAIS POR MÊS sem trabalhar? 6 INVESTIMENTOS pra renda passiva!
  4. 11 ESTRATÉGIAS DE MARKETING QUE TODO MUNDO DEVERIA CONHECER
  5. 5 ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA VENDER MAIS EM 2021
  6. REPRODUZI a MAQUIAGEM mais LINDA da TAINARA REIS
  7. COMO VENDER! | Método com 4 passos SIMPLES e DIDÁTICOS!
  8. O Famoso Pudim de Pão que fica pronto em 10 minutos!

Saiba mais: Dicas de bordão para YouTube: saiba como criar o seu e confira alguns exemplos para se inspirar

A EAD plataforma é uma ferramenta de ensino a distância que ajuda a vender seus conteúdos. Ele conta com diversas funcionalidades para quem deseja divulgar conhecimento e ganhar dinheiro dessa forma:

  • Aulas ao vivo com chat;
  • Área de gestão de alunos;
  • Emissão de certificados;
  • Provas e exercícios online;
  • Cupons de desconto;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Relatório de desempenho;
  • Segurança SSL;
  • Fórum;
  • APIs de automação;
  • Integração com outras soluções.

Assista uma apresentação com nossos especialistas e não deixe de fazer um teste grátis para conhecer tudo que a EAD Plataforma pode fazer!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy