frases sobre conhecimento

15 frases sobre conhecimento para te motivar a estudar mais

Conhecimento é a única riqueza que jamais poderá ser tirada de nós. Portanto, nunca há tempo dedicado aos estudos que seja demais. Pensando nisso, selecionamos essas frases sobre conhecimento para te ajudar naqueles dias em que desistir parece uma opção.

É normal que o cansaço nos faça questionar o real propósito de investir em nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, a zona de conforto não tem esse nome à toa. 

Vivemos em um mundo hiperconectado, onde somos constantemente cobrados por performance. Aprender coisas novas é uma maneira de manter o cérebro ativo e, se for algo que te dá prazer, ajuda a relaxar e ativar os mecanismos de recompensa.

Daqui em diante, vou indicar uma frase e, em seguida, compartilhar algumas reflexões. Vamos começar?

5 frases sobre conhecimento e aprendizagem

Aprender não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, precisamos deixar de lado toda uma bagagem de orgulho e desculpas. É duro reconhecer que não sabemos de tudo.

Nossos professores mais queridos são aqueles que nos ajudaram no aprendizado, que nos guiaram pela mão. Isso é um processo, envolve paciência, carinho e respeito, muito mais do que apenas escrever na lousa e fazer explicações em sala.

1. O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém. – Dalai Lama

O sábio Lama nos leva a refletir sobre os momentos difíceis da vida. As lições aprendidas nesses momentos são duradouras – até que sejamos colocados à prova, não sabemos a força que realmente existe em nós. 

Somos seres multipotenciais e adaptáveis. É como diz o provérbio: “mares calmos não fazem bons marinheiros”. Aprender determinadas coisas, quando temos que superar desafios e obstáculos, faz parte da nossa natureza.

2. Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos. – John Locke

Essa é uma das mais interessantes frases de filósofos sobre conhecimento, uma vez que Locke parte de uma premissa básica. Ler muitos livros, participar de palestras, ter acesso a conteúdo de qualidade online… Nada disso terá real valor sem momentos de discussão e pausas para assimilar o que foi lido.

Questionar nos leva a compreender. O diálogo é uma das fontes mais antigas de aprendizado.

3. O conhecimento serve para encantar as pessoas. Não para humilhá-las. – Mário Sérgio Cortella

Um dos pensadores brasileiros mais aclamados da atualidade, Cortella nos lembra que acesso ao conhecimento caminha lado a lado com os privilégios da nossa sociedade. É claro que há exceções, mas não podemos esquecer que há uma série de camadas sociais: tempo livre, lazer, locomoção, alimentação, incentivo, acesso a boas escolas, entre outros.

Ou seja, não podemos jamais agir com arrogância por sermos inteligentes ou sábios em determinados assuntos. Não sabemos das histórias que compõem a vida, os desejos e a jornada do outro.

Isso vale para você também! Nunca diga que não é capaz de aprender algo novo, nem se cobre demais. Cada um tem seu tempo e, sem dúvida, toda trajetória é rica em beleza.

4. O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento. – Stephen Hawking

Eu conheço, você conhece, todos conhecemos aquela pessoa que acredita saber tudo sobre algo. Isso a torna pedante, muitas vezes até arrogante. E o pior: pode levá-la a cometer erros irreparáveis por falta de conhecimento.

Podemos citar aqui diversos cases modernos, como a “terra plana” ou o crescente medo das vacinas (que por diversas vezes salvaram – e ainda salvam – a humanidade).

A frase de Hawking nos mostra que nunca é tarde para se aprender algo novo, mesmo sobre aqueles assuntos que já dominamos. A ideia do pensamento científico é exatamente essa: questionar, evoluir, criar coisas novas a partir do que foi feito no passado.

5. Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância. – John F. Kennedy

O então presidente americano Kennedy ilustra muito bem aquela famosa sede por conhecimento.

Há sempre algo novo para se descobrir, sempre um terreno inexplorado. Quanto mais a ciência e a tecnologia avançam, maior é o entendimento de que somos pequenos e sabemos pouco (ou quase nada) sobre o infinito universo em que habitamos.

5 frases sobre buscar conhecimento

Nem sempre é possível ter uma vida acadêmica comum. Há pessoas que não puderam terminar seus estudos durante a juventude, mas anseiam por retomar a vida em sala de aula. Esse desejo de conhecer e se aprofundar nos torna co-criadores do mundo.

Se você também tem esse ímpeto, essas frases sobre buscar conhecimento podem te trazer alento e inspiração.

1. O dinheiro faz homens ricos, o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz grandes homens. – Mahatma Gandhi

De um ponto de vista antropológico, a sabedoria é a aplicação diária do conhecimento. Ao vivenciar uma determinada situação e aprendermos com ela, nos tornamos sábios, pois saberemos como agir melhor no futuro.

Conhecer muito e se isolar não traz sabedoria. Aplicar o que se sabe em prol do desenvolvimento sustentável e do bem-estar de todos, por sua vez, sim. Conhecimento e humildade caminhando juntos tornam alguém sábio, já dizia Gandhi.

2. Cada caminho para o conhecimento envolve diferentes regras e essas regras não são intercambiáveis. – Barack Obama

Essa é uma frase sobre conhecimento profissional, inclusive.

Obama reforça que cada jornada de aprendizado é única e digna de nota. Respeite seus momentos, aprenda a lidar com sua dificuldade e faça dela a escada para o sucesso.

Por outro lado, tenha empatia, lembre-se que um dia você também precisou que alguém te ensinasse, cometeu erros e aprendeu com eles.

3. Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses. – Sócrates

Com base nos ensinamentos de Sócrates, essa é mais uma frase de filósofos sobre o conhecimento que é capaz de nos ensinar algo profundo em poucas palavras.

Muito do que realmente importa está dentro de nós mesmos. As relações que desenvolvemos ao longo da vida, o que aprendemos, o que ensinamos, o quanto aproveitamos a maravilhosa oportunidade de estarmos vivos. Conhecer os próprios desejos profundos nos abre portas para a verdadeira plenitude.

Portanto, se você sonha em estudar algo apenas por prazer, faça-o. Comece agora mesmo. Ninguém nunca sabe quando esse conhecimento será necessário, mas a satisfação pessoal valerá a pena.

4. Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada. – Immanuel Kant

Kant foi um iluminista cujo principal objeto de estudo era o conhecimento em si.

Em suas obras, como “Crítica da Razão Prática” e “Crítica da Razão Pura”, ele compartilhou suas descobertas sobre a epistemologia (nome dado à teoria do conhecimento).

Como em frases anteriores, o filósofo nos provoca a pensar sobre a aplicação do conhecimento e a necessidade de saber viver em sociedade.

5. Nós estamos nos afogando em informação, mas sedentos por conhecimento. – John Naisbitt

Essa frase de Naisbitt fica ainda mais evidente em um mundo tão conectado, não é?

Hoje, é possível encontrar fragmentos de conhecimento sobre praticamente qualquer coisa. E tudo a poucos cliques de distância! O problema é que esses pedaços de saber muitas vezes estão fora de contexto, ou acabam sendo mal absorvidos por falta de entendimento e compreensão do que o autor quis transmitir.

Valorize o conhecimento e, antes de tudo, aprenda a diferenciá-lo de opinião. 

O modelo das escolas continua funcionando até hoje porque abre espaço para o diálogo entre alunos, enquanto mantém um professor como guia e intermediador. Ao final de uma aula, cada estudante terá seu próprio entendimento, mas todos saberão a mesma teoria.

5 frases sobre compartilhar conhecimento

Para finalizar, veja mais 5 frases sobre a relevância de compartilhar o conhecimento:

1. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. – Cora Coralina

Só quem já foi professor sabe bem o que a poetisa Cora Coralina diz: sempre que ensinamos algo, aprendemos novamente. Cada dúvida trazida por um aluno ajuda a ver um mesmo problema sob um novo prisma.

E nem apenas professores podem compartilhar o que sabem, viu? Aliás, essa é uma das frases sobre compartilhar conhecimento que todos deveríamos refletir sobre. Na vida profissional, por exemplo, o que você pode ensinar a um colega? Para os seus amigos, qual conhecimento seu pode ser útil?

2. Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. – Leonardo da Vinci

Leonardo foi um polímata (pessoa que estudou a fundo diversos assuntos) do renascentismo. Sua contribuição para o mundo ocidental é inegável, seja no âmbito das ciências naturais, artes, arquitetura ou medicina.

É natural que um sentimento de soberba tome conta de nós de vez em quando. Sempre que isso acontecer, lembre-se dessa frase do nosso amado “Leo” – talvez a soberba apenas demonstre a nossa fragilidade em saber tão pouco.

3. A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento. – Platão

Negar ajuda ou deixar de fazer algo importante quando se sabe exatamente o que deve ser feito, tudo isso é muito ruim.

Profissionais da saúde fazem um juramento que os coloca na obrigação de salvar vidas, mesmo que fora de seu local ou horário de trabalho. O mesmo vale para policiais e bombeiros. Advogados juram defender aqueles que os procuram de acordo com a lei, sem julgamento moral, enquanto psicólogos prometem sigilo às confidências de seus pacientes.

O que você pode fazer pelos outros com o conhecimento que possui? Quantas vidas pode transformar, seguindo a linha deste ensinamento de Platão?

4. A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído. – Confúcio

Na idade média, havia uma frase sobre compartilhar conhecimento que dizia: “A espada enferruja na bainha por falta de uso”. Tal como Confúcio nos ensina, é preciso aplicar o que aprendemos, pois carregar conhecimento nos torna responsáveis por muito do que acontece ao nosso redor.

5. Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida. O outro, a construir uma vida. – Sandra Carey

No mundo dos negócios, conhecimento é o maior ativo que alguém pode ter. Sandra tem uma carreira memorável, e cunhou muitas frases sobre conhecimento profissional.

Aqui, ela fala sobre o ego de muitos que ascendem para o alto escalão de grandes empresas. Conhecimento técnico não se sobrepõe às habilidades interpessoais, logo, um grande líder precisa valorizar ambos. 

Saber dar exemplo e ser inspiração são tão importantes para o time quanto o respeito que nutrem pela vida acadêmica de seu superior imediato. Por sinal, se você gostou dessa frase, leia o artigo sobre trilha de aprendizado organizacional.

E mais: aqui na EAD Plataforma você pode fazer um dinheiro extra compartilhando seus conhecimentos. Aliás, se ensinar for algo que realmente te dá prazer, essa pode se tornar a sua principal fonte de renda em um futuro próximo.

Conte com nossa experiência e o apoio da nossa equipe! Agende uma demonstração gratuita.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy