como-fazer-live-facebook

Como fazer live no Facebook? Passo a passo para explorar o melhor da plataforma em suas ferramentas

Saber como fazer live no Facebook pode ser o que faltava para impulsionar seu negócio na internet. Sabe por que? De acordo com o 99 Firms, os vídeos ao vivo do Facebook recebem 10 vezes mais comentários do que os vídeos normais.

Cientes desta tendência, as empresas de diferentes segmentos têm apostado no recurso. Por isso mesmo, em 2017, 1 em cada 5 vídeos do Facebook foi transmitido ao vivo, e, em 2018, o número de transmissões do Facebook Live atingiu 3,5 bilhões.

Quer fazer parte dos criadores de conteúdo que exploram a ferramenta? Continue a leitura e descubra como fazer live no Facebook pelo PC e pelo celular! 

Live no Facebook como estratégia de negócio? Entenda como funciona

Se você é um empreendedor digital, entende a importância da presença digital. Mas muito além de publicações esporádicas e desconectadas, destaca-se a empresa que sabe como explorar ferramentas diferentes para gerar aproximação com o público. 

Nesse sentido, entender como fazer live no Facebook pode aproximar o seu negócio do público por meio de uma estratégia bastante funcional: o marketing de relacionamento. 

Como fazer live no Facebook pelo PC? 

Chegou a hora de descobrir, na prática, como fazer live no Facebook pelo PC (computador). Preparamos um passo a passo ilustrado com cada etapa necessária a seguir para garantir uma transmissão de qualidade. 

  1. Em seu navegador, entre em seu perfil no Facebook.
  2. Acesse a área de status do Facebook  e clique em “Vídeo ao vivo”. Sua webcam será ativada. 
  1.  Configure a sua transmissão. No painel de configurações, você escolhe o tipo de transmissão. As modalidades disponíveis são: ao vivo agora, ao vivo para outras pessoas, programar evento de vídeo. Além disso, este é o momento de identificar a câmera e o microfone utilizados, bem como acertar detalhes nas configurações de stream e de transmissão;
  1. Por fim, ao clicar em “Transmitir ao vivo”, você descobre, na prática, como fazer live no Facebook! 

Simples, não é mesmo? 

Como fazer live no Facebook pelo celular?

A seguir, você descobre como fazer live no Facebook pelo celular. O processo é tão simples quanto o anterior, que mostrou como fazer live no Facebook pelo PC. Confira: 

  1. Abra o aplicativo do Facebook em seu smartphone
  2. Toque em “No que você está pensando?” 
  3. Busque por “Transmitir ao vivo” na barra de opçõesTransmissão ao Vivo Facebook Android
  4. Pronto! Sua transmissão será iniciada a partir da câmera do seu celular. 
  5. Para finalizar a transmissão, clique em “Concluir”. 

Dicas para bombar suas lives

Em nosso blog, produzimos um artigo completo com 7 dicas para fazer lives no Facebook de forma engajante e diferenciada. Abaixo, você confere um compilado com as melhores dicas dadas no artigo e mais alguns bônus! 

  1. Antes de transmitir, certifique-se da qualidade da sua conexão à internet. Cuide da sua conexão com a internet. Você pode fazer um teste de conectividade antes de iniciar a live utilizando ferramentas como o Speedtest;
  2. Quer ver o algoritmo do Facebook trabalhando para você? Então preencha a descrição da transmissão utilizando hashtags e palavras-chave. Dessa forma, você ajuda a plataforma a entender a essência do seu conteúdo e a entregá-lo para usuários com potencial de engajamento; 
  3. Faça lives com mais de 10 minutos. Este é o tempo médio de engajamento de um conteúdo no Facebook;
  4. Estimule os espectadores a uma ação ao longo de toda a live.Tem um curso online? Indique o link para a matrícula. Quer ganhar inscritos no YouTube? Divulgue seu canal. 
  5. Verifique o funcionamento de seus equipamentos antes da live: microfone, câmera e iluminação estão funcionando? Estes são 3 aspectos essenciais para a satisfação dos espectadores com o conteúdo ofertado; 
  6. Analise os dados após a live e trabalhe estratégias para otimizar o engajamento nas próximas transmissões. O próprio Facebook fornece, ao fim da transmissão, métricas valiosas para acompanhar o desempenho do trabalho feito;
  7. Estimule a participação dos espectadores com perguntas e respostas e participações especiais. Este é um caminho efetivo para afirmar sua credibilidade e despertar o interesse os seguidores;
  8. Faça sorteios e ofereça brindes ao longo da transmissão. Assim, você trabalha a ansiedade do público e faz com que eles permaneçam online até o final da transmissão. 

Agora você sabe como fazer live no Facebook pelo PC e celular. Quer saber mais sobre conteúdo audiovisual? Então leia nossos artigos sobre o tema: 

Como editar vídeos de maneira fácil?

Equipamento para streaming de vídeo

Como melhorar a iluminação de um vídeo?

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy