como fazer thumbnail

Aprenda como fazer thumbnail com 5 dicas práticas e 4 ferramentas online

Quem gosta de cinema sabe que, além do trailer, o melhor chamariz para o lançamento de um filme é um cartaz que consiga chamar a atenção e despertar a curiosidade do público. Essa também é a lógica que se deve ter em mente para entender a importância de saber como fazer uma thumbnail.

Na produção audiovisual para a internet, que inclui a produção de conteúdo EAD, essas imagens em miniaturas são como cartazes de filmes. Isso porque são determinantes para aumentar o número de visualizações e ainda criar a identidade visual de um canal de vídeos.

A parte boa é que você não precisará de um orçamento hollywoodiano para se destacar nas páginas de busca. Basta seguir alguns passos simples e usar as ferramentas adequadas – e é isso que você aprenderá a fazer lendo esse post. 

Confira!

Como fazer thumbnail em 5 passos simples

Se você chegou até aqui, mas ainda não está seguro se sabe bem o que são thumbnails, aqui vai um lembrete. Elas são aquelas fotos em miniatura usadas para facilitar as buscas na internet.

No caso dos vídeos, são as imagens que aparecem como resultado quando fazemos uma pesquisa sobre determinado assunto em uma plataforma como o YouTube. Ou seja, elas são a primeira coisa que o público vê e por isso têm influência direta na quantidade de views.

como fazer thumbnail

Isso significa que tanto faz se você quer aprender como vender pelo YouTube ou é um professor querendo saber como captar alunos EAD: a importância da thumbnail é a mesma. 

Logo abaixo você conhecerá 5 dicas preciosas para te ajudar a convencer as pessoas a assistirem seus vídeos:

1. Escolha a imagem mais adequada

A primeira dica pode parecer óbvia, mas é sempre bom lembrar que a thumbnail deve estar totalmente alinhada com o conteúdo do vídeo. Nem pense em usar imagens clickbait para provocar curiosidade na audiência e depois não entregar o que foi prometido.

Reserve um tempinho para dar uma boa garimpada em bancos de imagens gratuitas na internet. Neles é possível achar bastante material interessante para caprichar nas suas thumbnails.

Para ajudar sua pesquisa, confira abaixo uma lista com alguns bancos de imagens gratuitas:

Vale a pena lembrar novamente que a thumbnail é a primeira coisa que as pessoas veem e, por isso, não faz o menor sentido deixar para fazê-la por último. Nesse sentido, uma ótima dica é tirar algumas fotos de ângulos distintos já durante a gravação do vídeo para escolher a imagem mais adequada.

Por fim, mas não menos importante, a imagem também deve casar perfeitamente com o título do vídeo. As dicas sobre como você deve lidar com o texto na thumbnail estão no próximo tópico.

2. Seja direto no texto

A inserção de uma frase de impacto é outro elemento que ajuda uma thumbnail a se destacar. No entanto, como estamos falando de uma miniatura, é essencial que esse texto seja curto e direto para não cobrir toda a imagem.

Se você procurar “cursos online gratuitos” no buscador do YouTube, alguns dos resultados mais relevantes exemplificam bem como é possível casar imagem e um texto impactante em uma thumbnail:

como fazer thumbnail

Outros exemplos de títulos ainda mais diretos para o mesmo tipo de conteúdo que você encontrará na plataforma são:

  • 100 Cursos Grátis para Você
  • Cursos Grátis com Certificado
  • Top 10 Cursos de Tecnologia

O que também ajuda a chamar a atenção são os tipos e cores das fontes. Fique longe das letras cursivas e aposte no contraste entre o fundo e o texto para facilitar a leitura.

Uma boa pedida para ajudar na otimização do espaço do texto na thumbnail é o uso de emojis, desde que, é claro, isso combine com o conteúdo do vídeo e o perfil do seu público.

3. Adapte-se ao seu público-alvo

Foi-se o tempo em que as thumbnails eram apenas um frame de um momento de destaque do vídeo. Hoje existem várias ferramentas que permitem fazê-las do zero (sobre as quais falaremos mais adiante) e ainda customizá-las de acordo com a audiência que você quer atrair.

Se estamos falando de um curso online, por exemplo, uma boa pedida é combinar uma imagem relacionada com o tema da aula e um frame interessante do vídeo. Caso seu público goste de conteúdos mais descontraídos, use um frame inusitado com um título mais engraçado para conseguir mais visualizações.

Uma tática que costuma funcionar com públicos variados é atiçar a curiosidade. Nesse caso vale a pena usar uma imagem que não revele muito sobre o conteúdo do vídeo combinada com um texto instigante.

Use como exemplo o vídeo do canal Olá, Ciência sobre a eficácia de vacinas contra o coronavírus. O título chamativo faz uma pergunta cuja resposta interessa a muitas pessoas e, dessa forma, conseguiu mais de 40 mil visualizações em apenas dois dias.

como fazer thumbnail

4. Crie sua identidade visual

Pense bem: se você está lançando um curso online com várias videoaulas é essencial que seus alunos saibam identificar quais conteúdos pertencem ao seu canal para não ficarem perdidos. Se você estabelecer uma identidade visual desde o início, isso não será um problema.

Não estamos sugerindo que você bote rédeas na criatividade e use o mesmo formato de thumbnails para todos os vídeos. Mas vale a pena usar o mesmo estilo de fonte e a mesma paleta de cores, variando apenas as imagens de fundo.

Tente reproduzir a mesma identidade visual em outros materiais do seu canal, sejam banners ou outras imagens promocionais. Dessa forma, você estabelece sua marca e seu público reconhece seu trabalho instantaneamente.

5. Atenção a formato e tamanho

Mesmo podendo abusar da criatividade, não se esqueça que é preciso respeitar algumas regras relacionadas ao tamanho e ao formato das thumbnails para não criar imagens distorcidas ou pouco nítidas. Para isso, vale a pena ficar por dentro do padrão estabelecido pelo YouTube.

As thumbnails podem ser feitas em JPG, PNG, BMP ou GIF, desde que tenham um tamanho máximo de 2MB para upload. Já a resolução deve ser de 1280×720, na proporção 16:9. 

É importante não apenas ter essas medidas em mente como também lembrar do relógio que mostra a duração do seu vídeo. Tenha atenção redobrada para não deixar que ele fique por cima do texto ou de um detalhe importante da imagem.

Ferramentas para criação de thumbnails

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre como fazer thumbnail, vamos falar de alguns programas online para te ajudar na tarefa de montá-las. E o melhor é que há ferramentas gratuitas e com níveis de dificuldade variados. Conheça alguns:

Nível iniciante

Para aqueles que não têm conhecimento algum de design gráfico, nossa recomendação é o Canva. Além de ser gratuito e em português, o programa é extremamente intuitivo e didático.

Além dos templates gratuitos, nos quais você pode facilmente alterar o texto e a imagem de fundo, é possível pagar por um mais sofisticado e customizá-lo ainda mais para deixá-lo com a cara do seu canal.

Nível intermediário

Para os que já têm alguma intimidade com ferramentas de edição de imagens, separamos duas sugestões. A primeira é o Trakto, sobre a qual já falamos aqui no blog quando listamos dicas de ferramentas EAD gratuitas.

Esse editor online conta com inúmeros recursos visuais que te ajudarão a criar thumbnails fantásticas para seus vídeos, assim como banners e capas para seu canal. Além disso, você poderá criar e-books e desenvolver apresentações muito mais interessantes.

Outra ótima opção é o Fotor, que, tanto na versão paga como na gratuita, promete um desempenho melhor que seus concorrentes. Dois diferenciais são a possibilidade de acessar o programa por meio do aplicativo para celulares e tablets e a de salvar seus projetos na nuvem.

Nível avançado

Por fim, para quem tem conhecimentos avançados de design, a dica é o editor de imagens mais conhecido do mundo. Sim, estamos falando do Adobe Photoshop, ferramenta usada pela grande maioria dos designers e fotógrafos profissionais.

Os leigos precisam quebrar a cabeça para entender todas as suas funcionalidades, mas a grande vantagem do Photoshop é a liberdade. Quem souber usar poderá começar a montar sua thumbnail do zero e deixá-la do jeitinho que quiser.

Com tantos recursos, é natural que seja uma ferramenta paga. No entanto, você pode baixar uma versão gratuita no site da Adobe para testá-la por 7 dias.

Agora você não apenas sabe como fazer thumbnail como ainda conhece diversas ferramentas para facilitar o trabalho. Mas, caso ainda tenha ficado alguma dúvida, lembre-se que você pode contar sempre com a equipe EAD Plataforma.

Se você está em busca de mais dicas para melhorar seus cursos EAD, recomendamos também que confira nossos artigos sobre os 11 melhores aplicativos para criar vídeos de cursos online e os 7 melhores celulares para gravar vídeos para o YouTube. Boa leitura!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy