calendário comercial (2024)

Calendário comercial: aumente suas vendas em 2024

Segundo pesquisa do Nuvemshop, 17% dos pequenos negócios on-line cresceram durante o Dia dos Namorados em 2022. E você? Já pensou em como utilizar datas comemorativas para potencializar a venda dos seus infoprodutos ao longo do ano?

Se a sua resposta é “sim”, então está na hora de elaborar o seu calendário comercial e planejar campanhas para as datas estratégicas e, assim, aumentar a sua taxa de fidelização e atrair mais clientes durante todo o ano.

Para te ajudar, separamos as principais datas comerciais e comemorativas do ano, além de darmos algumas dicas de como vender mais durante esse período. Bateu a curiosidade? Então continue a leitura!

Por que os infoprodutores devem ficar de olho nas datas comerciais?

Os infoprodutores devem atentar-se cuidadosamente às datas comerciais por diversas razões estratégicas que impactam diretamente o sucesso de seus empreendimentos digitais. Em primeiro lugar, essas datas representam momentos em que o comportamento do consumidor é significativamente influenciado por promoções e descontos sazonais.

A Black Friday, por exemplo, é conhecida por estimular uma alta demanda de compras on-line devido aos descontos expressivos oferecidos pelos produtores de informação. Além dessa, existem outras datas famosas por oferecerem estratégias parecidas ou por, culturalmente, as pessoas trocarem presentes entre si, como o Natal.

Além disso, seguir um calendário comercial proporciona uma oportunidade única para o engajamento do seu público-alvo. Isso porque, a natureza festiva dessas ocasiões cria um ambiente propício para a criação de campanhas de marketing temáticas e atrativas.

Vendedores on-line podem aproveitar esse contexto para não apenas promover seus produtos, mas também para oferecer conteúdo relevante e personalizado, fortalecendo o relacionamento com sua audiência.

A sazonalidade das datas comerciais também permite a criação de estratégias de lançamento ou atualização de cursos e e-books, aproveitando a predisposição do consumidor para realizar compras durante esses períodos. 

Além disso, a oferta de bônus exclusivos, materiais adicionais ou descontos progressivos pode estimular a conversão de leads em clientes.

Qual o calendário comercial para infoprodutores em 2024?

Agora que você já sabe a importância de investir em datas comerciais durante o ano para potencializar as suas vendas, pegue o papel e a caneta para anotar quais você deve ficar de olho em 2024:

Janeiro

Confira as principais datas comemorativas que ocorrem no mês de janeiro:

01/01 – Ano Novo

Após as festividades de Ano Novo, muitas pessoas estão motivadas a definir metas e objetivos para os próximos 365 (ou 366) dias. Isso cria uma oportunidade para criadores que oferecem conteúdos relacionados a metas pessoais, desenvolvimento pessoal, saúde e bem-estar.

 Varia conforme instituição – Volta às aulas

Em algumas regiões, o retorno às aulas após as férias de verão ocorre em janeiro. Assim, infoprodutores relacionados à educação, cursos on-line e desenvolvimento acadêmico podem direcionar suas campanhas para ajudar estudantes a se prepararem para o novo ano letivo. 

Fevereiro

Confira as principais datas comemorativas que ocorrem no mês de fevereiro:

10/02, 11/02, 12/02 e 13/02 – Carnaval

Dependendo do seu nicho, o período que antecede o Carnaval pode ser uma oportunidade para criar campanhas de pré-Carnaval, oferecendo conteúdo, produtos ou serviços relacionados a festividades.

14/02 – Dia de São Valentim

Se o seu infoproduto abordar temas como relacionamentos, desenvolvimento pessoal ou presentes criativos, o Dia de São Valentim não pode faltar no seu calendário comercial, pois pode ser uma excelente oportunidade para campanhas temáticas, principalmente se você oferece infoprodutos para pessoas que residem em outros países.

Março

Confira as principais datas comemorativas que ocorrem no mês de março:

08/03 – Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é um momento importante para infoprodutores que abordam temas relacionados às mulheres, empoderamento feminino, liderança e desenvolvimento pessoal. Campanhas que celebrem e reconheçam as conquistas das mulheres podem ser bem recebidas.

15/03 – Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor (15 de março) é uma excelente oportunidade para oferecer descontos especiais, promoções e bônus para os clientes. Você também pode criar campanhas destacando benefícios exclusivos para este dia ou durante toda a semana.

31/03 – Páscoa

Outra data a se investir é a Páscoa, que acontece no primeiro Domingo depois da lua cheia após o equinócio vernal. 

Essa é uma época em que as pessoas estão abertas a promoções e presentes. Por isso, uma dica é criar campanhas relacionadas a temas como desenvolvimento pessoal, cursos temáticos de Páscoa, ou mesmo oferecer descontos especiais.

Abril

Confira as principais datas comemorativas que ocorrem no mês de abril:

01/04 – Dia da Mentira

O Dia da Mentira oferece uma oportunidade para quem oferta conteúdos relacionados a humor, curiosidades ou entretenimento criarem campanhas temáticas e envolventes.

07/04 – Dia Mundial da Saúde

Já para empreendedores que oferecem conteúdos sobre saúde, bem-estar e estilo de vida saudável, o Dia Mundial da Saúde pode ser uma oportunidade para destacar a importância desses temas e oferecer conteúdos relevantes.

Maio

Confira as principais datas comemorativas que ocorrem no mês de maio:

01/05 – Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador é uma data significativa para criar campanhas relacionadas a cursos de desenvolvimento profissional, empreendedorismo e temas ligados ao mundo do trabalho. Uma ideia é pedir aos seus clientes que façam depoimentos contando como o seu produto os ajudou a conseguir um emprego ou melhorar o seu desempenho profissional.

12/05 – Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas importantes para o comércio no país. Infoprodutores podem criar campanhas temáticas relacionadas à maternidade, desenvolvimento pessoal para mães ou oferecer descontos especiais em cursos relacionados.

25/05 – Dia da Toalha e Dia do Orgulho Nerd

Para empreendedores ligados à cultura geek, tecnologia, jogos e áreas afins, o Dia da Toalha e o Dia do Orgulho Nerd oferecem oportunidades para campanhas temáticas e promoções em cursos ou produtos relacionados.

Junho

Confira as principais datas comemorativas que ocorrem no mês de junho:

05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente

Para infoprodutores que abordam temas relacionados à sustentabilidade, meio ambiente e ecologia, o Dia Mundial do Meio Ambiente oferece uma oportunidade para destacar a importância dessas questões e promover conteúdos que conversem com a data.

12/06 – Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados também é uma ótima data para o comércio no Brasil. Pense em fazer campanhas temáticas que falem sobre relacionamentos, desenvolvimento pessoal para casais ou oferecer descontos especiais em cursos.

19/06 – Dia do Empreendedorismo Feminino

O Dia do Empreendedorismo Feminino é uma excelente oportunidade para criar campanhas para produtos que focam em temas relacionados ao empreendedorismo, liderança feminina e desenvolvimento profissional para mulheres.

24/06 – São João

As festas juninas são tradicionais no Brasil, especialmente em junho. Sendo assim, você pode criar campanhas temáticas relacionadas a São João, oferecendo conteúdos sobre culinária típica, danças tradicionais e outros temas associados a essa celebração.

25/06 – Dia do Orgulho LGBTQIA+

Quem tem como público o segmento LGBTQIA+ pode criar campanhas que celebram o Dia do Orgulho LGBTQIA+, oferecendo conteúdos interessantes e inclusivos.

Julho

Confira as principais datas comemorativas que ocorrem no mês de julho:

Varia conforme instituição – Férias escolares

É comum que muitos estudantes saiam de férias escolares durante julho, o que pode ser uma excelente oportunidade para quem oferece cursos on-line, atividades educativas ou entretenimento. Campanhas que destacam o uso produtivo do tempo durante as férias podem ser atrativas.

08/07 – Dia Nacional da Ciência

Se você tem um negócio nas áreas de ciência, tecnologia e educação, pode aproveitar o Dia Nacional da Ciência para promover cursos, webinars ou materiais educativos relacionados à ciência.

13/07 – Dia Mundial do Rock

Para infoprodutores relacionados à música, história do rock, ou educação musical, o Dia Mundial do Rock pode ser uma chance para criar campanhas temáticas e oferecer conteúdo especializado.

20/07 – Dia do Amigo

O Dia do Amigo é uma data propícia para infoprodutores que oferecem produtos voltados para relações interpessoais, desenvolvimento de amizades ou comunicação. Campanhas que promovam a importância da amizade e ofereçam descontos para compras compartilhadas podem ser eficazes.

25/07 – Dia do Escritor

Se o seu infoproduto está relacionado à escrita, criação de conteúdo ou produção de textos, o Dia do Escritor é uma excelente oportunidade para campanhas temáticas.

28/07 – Dia do Agricultor

Já se o seu infoproduto está relacionado à agricultura, agropecuária ou temas rurais, o Dia do Agricultor é uma oportunidade para criar campanhas e oferecer conteúdos que agreguem aos usuários.

Agosto

Confira as principais datas comemorativas que ocorrem no mês de agosto:

11/08 – Dia dos Pais

O Dia dos Pais é uma das principais datas comerciais do segundo semestre no Brasil. A dica é criar campanhas temáticas relacionadas à paternidade, desenvolvimento pessoal para pais ou oferecer descontos especiais em cursos.

11/08 – Dia do Estudante

Para quem atua na área educacional, cursos on-line, ou desenvolvimento acadêmico, o Dia do Estudante (11 de agosto) é uma oportunidade para oferecer descontos especiais e promover conteúdos da área de educação.

15/08 – Dia dos Solteiros

Inspirado no Dia dos Solteiros da China (Singles’ Day), essa data tem crescido em importância no Brasil. Infoprodutores podem criar campanhas temáticas e oferecer descontos especiais em cursos ou produtos relacionados.

29/08 – Dia Nacional do Combate ao Fumo

Infoprodutores que abordam temas relacionados à saúde, bem-estar e cessação do tabagismo podem criar campanhas educativas e oferecer conteúdo especializado no Dia Nacional do Combate ao Fumo (29 de agosto).

Setembro

Confira as principais datas comemorativas que ocorrem no mês de setembro:

01/09 – Dia do Profissional de Educação Física

Se você oferece conteúdos relacionados à saúde, fitness, e educação física, pode criar campanhas temáticas no Dia do Profissional de Educação Física e oferecer descontos em produtos.

07/09 – Independência do Brasil

A data da Independência do Brasil é feriado nacional e pode ser uma oportunidade para campanhas temáticas, especialmente se o seu infoproduto estiver relacionado à história, cultura brasileira ou patriotismo.

09/09 – Dia Nacional do Administrador

Se o seu infoproduto está relacionado à administração, gestão de negócios, ou empreendedorismo, o Dia Nacional do Administrador é uma ocasião para criar campanhas temáticas e oferecer conteúdos relacionados à data.

15/09 – Dia do Cliente

O Dia do Cliente uma data importante para reconhecer a importância dos consumidores. Aproveite esta data para criar campanhas de agradecimento, oferecer descontos exclusivos ou lançar conteúdos especiais para celebrar a data.

Outubro

Confira as principais datas comemorativas que ocorrem no mês de outubro:

01/10 à 31/10 – Outubro Rosa

Todo o mês de outubro é dedicado à campanha de conscientização sobre o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa.Aqui, vale criar campanhas de conscientização, oferecer conteúdos informativos ou doar uma porcentagem das vendas para instituições de combate ao câncer.

15/10 – Dia do Professor

O Dia do Professor é uma data importante para criar campanhas que homenageiam educadores e oferecem descontos em cursos voltados para a educação e desenvolvimento profissional.

29/10 – Dia Nacional do Livro

Se o seu infoproduto está relacionado a escrita, literatura, ou produção de conteúdo, o Dia Nacional do Livro (29 de outubro) é uma excelente oportunidade para campanhas temáticas.

31/10 – Dia das Bruxas

O Halloween tem ganhado popularidade no Brasil. Aproveite a data para criar campanhas temáticas, oferecer conteúdo relacionado a temas misteriosos ou até mesmo descontos especiais em cursos e produtos.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Infoprodutores envolvidos com ciência, tecnologia e educação podem aproveitar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre na última semana de outubro, para criar campanhas que promovam cursos e conteúdos relacionados.

Novembro

Confira as principais datas comemorativas que ocorrem no mês de novembro:

02/11 – Dia Internacional do Livro Infantojuvenil

Para quem oferece conteúdos educativos para crianças, o Dia Internacional do Livro Infantojuvenil pode ser uma oportunidade para criar campanhas temáticas e promover a leitura infantil.

05/11 – Dia do Designer

Você oferece cursos relacionados a design, criação gráfica ou marketing visual? Então esse é o dia perfeito para divulgar campanhas temáticas, oferecendo descontos ou conteúdos exclusivos no Dia do Designer.

05/11 – Dia do Empreendedor

Na mesma data que o Dia do Designer, também é comemorado o Dia do Empreendedor, sendo uma oportunidade para empreendedores voltados para negócios, empreendedorismo e desenvolvimento profissional criarem campanhas específicas para empresários e empreendedores.

29/11 – Black Friday

A Black Friday também é uma das datas importantes para o comércio. Oferte descontos especiais, pacotes exclusivos ou lançar novos cursos durante esse período para impulsionar as vendas.

Dezembro

Confira as principais datas comemorativas que ocorrem no mês de dezembro:

01/12 à 07/12 – Semana do Empreendedorismo Feminino

Para quem foca no empreendedorismo feminino, a Semana do Empreendedorismo Feminino é uma oportunidade para criar campanhas que celebrem e promovam o desenvolvimento das mulheres nos negócios.

02/12 – Cyber Monday

A Cyber Monday (primeira segunda-feira após a Black Friday) é uma extensão da Black Friday, especialmente focada em ofertas online. A dica é estender suas promoções e aproveitar esse dia para atrair mais compradores.

13/12 – Dia Nacional do Forró

Se o seu infoproduto está relacionado à música, dança ou cultura nordestina, o Dia Nacional do Forró pode ser uma oportunidade para campanhas temáticas e promoções.

15/12 – Dia do Consumidor Consciente

Empreendedores que abordam temas relacionados a consumo consciente, sustentabilidade e bem-estar podem criar campanhas que destaquem a importância dessas questões durante o período de compras durante o Dia do Consumidor Consciente (15 de dezembro).

15/12 – Dia Nacional da Economia Solidária

Se você oferece produtos que abordam temas de economia solidária, empreendedorismo social ou negócios com propósito podem criar campanhas durante o Dia Nacional da Economia Solidária que destaquem a importância dessas práticas.

17/12 – Dia da Internet

Infoprodutores que trabalham com marketing digital, tecnologia ou presença on-line podem aproveitar o Dia da Internet para criar campanhas temáticas, oferecer webinars e promover cursos on-line.

25/12 – Natal

O Natal é uma das épocas mais importantes para campanhas comerciais. Você pode criar campanhas temáticas, oferecer descontos especiais, pacotes promocionais e até mesmo lançar conteúdos exclusivos para o período natalino.

31/12 – Réveillon

A virada do ano é uma oportunidade para empreendedores oferecerem conteúdos relacionados a metas, planejamento para o próximo ano e desenvolvimento pessoal. Campanhas sobre resoluções de ano novo também são populares.

Como alavancar vendas em datas comerciais?

Alavancar vendas em datas comerciais requer uma estratégia sólida e criativa para destacar-se em meio à concorrência e atrair a atenção dos consumidores. Veja a seguir algumas dicas para tornar as suas estratégias mais efetivas nestes períodos:

Conheça o seu público

Primeiramente, conhecer o perfil do seu público-alvo é fundamental. Entender suas necessidades, preferências e comportamentos de compra permite personalizar campanhas de forma mais eficaz.

Além disso, você focará seus recursos nas datas comemorativas que realmente fazem sentido com o seu infoproduto. Se você vende um curso de confeitaria, uma campanha para o Dia do Metalúrgico, por exemplo, não surtirá o efeito esperado.

Crie ofertas especiais

Descontos exclusivos, pacotes promocionais e brindes são maneiras de atrair consumidores em busca de vantagens. Utilizar a escassez e a urgência, destacando a limitação temporal das ofertas, pode criar um senso de urgência, incentivando a compra imediata.

Não esqueça do marketing

A presença on-line é crucial para alcançar um público mais amplo. Utilize redes sociais, e-mail marketing e anúncios para promover suas campanhas de forma segmentada e envolvente. A criação de conteúdo relevante e temático também contribui para engajar a audiência.

Melhore a experiência do cliente

Facilite o processo de compra, otimize a navegação em seu site e ofereça um atendimento ao cliente eficiente. A interação positiva com os consumidores durante datas comerciais pode resultar em fidelização em longo prazo.

Analise os resultados das campanhas

Utilize ferramentas analíticas para entender o desempenho de suas campanhas, identificando o que funcionou e o que pode ser aprimorado. A adaptação constante com base nos dados coletados é vital para o sucesso em datas comerciais.

E então? Está pronto para criar o seu calendário comercial e preparar as suas campanhas para o ano de 2024? Identifique as datas que melhor conversam com seu público e mãos à obra!

Se você quer começar o ano de 2024 colocando os seus primeiros cursos on-line no ar, conte com a EAD plataforma para criar e hospedar as suas aulas de maneira prática e intuitiva.

Por meio da EAD plataforma, você pode criar e vender os seus infoprodutos on-line e ainda contar com diversos recursos para facilitar a gestão do seu curso e evitar pirataria. Acesse o nosso site e saiba mais

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy