O marketing de segmento é uma ferramenta poderosa para empreendedores e produtores de conteúdo. Isso porque essa estratégia possibilita separar os clientes em grupos, unindo as pessoas com características em comum, e assim, direcionar as ações para atender às necessidades específicas de cada um.
Logo, é possível entregar mais personalização e melhorar a experiência dos consumidores que recebem conteúdos voltados para os seus gostos e preferências.
E aí, quer aplicar essa estratégia no seu negócio? Então continue lendo, para aprender o que é, quais os benefícios e ver dicas de como aplicá-la corretamente!
O que é marketing de segmento?
O marketing de segmento é uma estratégia que consiste em dividir o mercado considerando certas características do público-alvo. Em outras palavras, é o ato de criar grupos que reúnem pessoas com traços em comum, como idade ou gênero. O marketing de segmentação — como a estratégia também é conhecida — permite que você crie anúncios mais personalizados, uma vez que considera as características mais marcantes de cada grupo.
Exemplos de marketing de segmento
Existem diversas maneiras de dividir o público de uma empresa em grupos. Posto isso, são exemplos de marketing de segmento:
- segmentação geográfica: separar as pessoas conforme a localização, como cidade ou estado que moram;
- segmentação demográfica: agrupar pessoas segundo características mais gerais, como idade, estado civil e gênero — por exemplo, mulheres solteiras entre 25 e 35 anos;
- segmentação psicográfica: parcela do público com visões semelhantes, como religião, opinião, estilo de vida e personalidade;
- segmentação comportamental: divide em grupos de pessoas com comportamentos parecidos, como padrões de compra e uso de determinada plataforma, só para exemplificar.
Quais os benefícios do marketing de segmentação?
O marketing de segmentação traz diversos benefícios para os negócios. A seguir, trouxemos os 3 principais para você. Confira!
1. Melhora o relacionamento com os clientes
A primeira vantagem do marketing de segmento é a melhora do relacionamento com os clientes. Isso porque, ao dividir o público em grupos com características em comum, é possível direcionar as campanhas para atender às necessidades deles.
Para compreender melhor, essa estratégia permite que um infoprodutor crie e divulgue soluções especificamente para as pessoas que têm mais chances de adquiri-las, como um curso de automaquiagem para mulheres jovens.
>>>> Aproveite e leia: como trabalhar com infoprodutos? TUDO o que você precisa saber
2. Aumenta a visibilidade da marca
Segmentar as estratégias de marketing digital faz com que seus produtos apareçam para as pessoas que costumam consumi-los. Assim, as chances dos seus anúncios serem vistos — e o mais importante, clicados — é bem maior.
Como consequência, a marca é mais vista e lembra, já que os consumidores entendem que ela oferece o que eles precisam.
3. Reduz os custos
Por último, essa ação reduz os custos com ações de marketing. Até porque, você segmenta seus anúncios, aumentando também a eficácia deles.
Assim, você não cai na armadilha de “atirar para todos os lados”, perdendo tempo e dinheiro, mas atinge as pessoas certas, no momento adequado , potencializando os resultados.
Como aplicar a estratégia de marketing de segmento no seu negócio?
Compreendeu o que é marketing de segmentação e os motivos para investir nessa estratégia? Então continue lendo para conferir 5 dicas de ouro de como colocá-la em prática e alavancar seu negócio!
1. Conheça seu público
O primeiro passo para utilizar o marketing de segmento é conhecer o público da marca. Ou seja, quem ela quer atingir. Por isso, descubra onde essas pessoas moram, idade, renda, estado civil, preferências etc.
Esses dados podem ser adquiridos mediante pesquisa de mercado ou uma simples análise da base de clientes da empresa.
Tenha em mente que quanto mais informações você tiver, melhor é o processo de encontrar traços em comum nas pessoas e, em seguida, agrupá-las corretamente.
2. Estabeleça objetivos claros
Uma empresa sem objetivos é como um barco sem remos. Ele apenas segue a corrente e as chances de chegar onde deseja são quase nulas. Por isso, defina o que deseja alcançar, como aumentar as vendas ou o número de seguidores no perfil do Instagram.
Essa ação direciona os esforços e aumenta as chances da empresa obter resultados positivos com as campanhas de marketing.
3. Determine os critérios para segmentação
A terceira dica é definir como fazer a segmentação. Em outras palavras, os critérios para a criação dos grupos. Aqui, é fundamental se atentar aos objetivos da empresa e aos tipos de divisões existentes — geográfica, demográfica etc.
O ideal é que essa etapa esteja alinhada com o perfil de clientes e o que a companhia deseja atingir. Feito isso, basta separar os perfis, criar conteúdos voltados para cada um deles e partir para o próximo passo.
4. Faça ações para cada segmento
Não se esqueça de fazer ações de marketing voltadas para cada segmento. Aproveite a segmentação para criar campanhas com anúncios pagos e promoções focadas nos diferentes perfis de clientes para entregar uma experiência mais personalizada.
5. Monitore os resultados
Após segmentar os clientes e colocar as ações de marketing no ar, chegou a hora de acompanhar os resultados. Essa etapa não apenas avalia o desempenho da estratégia, mas também possibilita fazer ajustes nela.
Para ficar mais claro, imagine que você dividiu seu público utilizando o critério demográfico. Porém, ao analisar percebeu que os resultados foram abaixo do esperado. Nesse cenário, é possível testar outro segmento e comparar os dois para descobrir qual se saiu melhor.
Além disso, o mundo das vendas muda constantemente — especialmente quando falamos em negócios on-line. Por isso, é fundamental estar preparado para agir e modificar as estratégias aplicadas a qualquer sinal de alteração no cenário geral.
E aí, gostou de aprender mais sobre marketing de segmento? Então aproveite para conferir também nossos artigos sobre marketing de relacionamento e marketing promocional e descubra outras estratégias para alavancar os resultados do seu negócio!
- Como escalar a venda de infoprodutos sem perder a qualidade? - 22 de novembro de 2024
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024