As plataformas de afiliados são ferramentas que ganharam popularidade nos últimos anos, especialmente por trazerem independência e flexibilidade para as pessoas que desejam empreender no mundo digital.
Não à toa o mercado está crescendo. Segundo dados compartilhados pelo Influencer Marketing Hub, a expectativa é de que o serviço movimente mais de 14 bilhões de dólares em todo o mundo apenas em 2023.
Pensando nisso, preparamos um artigo para explicar tudo o que você precisa saber sobre sites de afiliados. Ao longo da leitura, você aprende:
- o que é plataforma de afiliados e como funciona;
- vantagens e desvantagens do serviço;
- uma alternativa gratuita para vender infoprodutos.
Não perca tempo e confira!
O que é plataforma de afiliados?
As plataformas de afiliados são programas nos quais é possível se cadastrar para atuar como representante de uma marca. Ou seja, para promover produtos digitais — como cursos on-line e e-books — criados por terceiros enquanto ganha uma comissão por cada venda efetuada.
Em outras palavras, as plataformas são como um marketplace, só que para infoprodutos, e as pessoas cadastradas atuam como revendedoras.
Nesse cenário, o afiliado fica responsável por conquistar o público, investindo em ações de marketing para divulgar as ofertas e fechar as vendas. Compreendeu? Então, siga com a leitura para aprender como os programas de afiliados funcionam!
>>>> Aprenda mais: marketing de afiliados é pirâmide? Tudo o que você precisa saber para identificar esses casos
Como uma plataforma de vendas on-line para afiliados funciona?
É bem fácil entender o funcionamento de uma plataforma de vendas on-line para afiliados. Primeiro, cria-se um infoproduto, como um curso on-line de bordado. Em seguida, o material é inserido no site que o conecta com os afiliados cadastrados.
A partir daí, o associado que escolher divulgar o curso de bordado recebe um link exclusivo para compartilhar em suas redes sociais ou site. O próximo passo é criar ações para atrair clientes para a página.
Assim que uma venda é confirmada, a plataforma paga, automaticamente, uma porcentagem do valor do material para o afiliado, como uma comissão de vendas.
A parte boa é que qualquer pessoa pode se cadastrar como associado, uma vez que não é preciso fazer nenhuma capacitação específica. Contudo, as plataformas pedem a idade mínima de 18 anos e um computador com acesso à internet.
>>>> Veja mais: como começar no marketing de afiliados? TUDO o que você precisa saber
Quais as vantagens de usar uma plataforma de afiliados?
Os sites de afiliados trazem muitas vantagens — tanto para infoprodutores quanto para associados. Para ficar mais claro, confira os 3 principais benefícios desse modelo de vendas!
1. Baixo investimento inicial
Uma característica marcante das plataformas de cursos on-line para afiliados é o baixo investimento inicial. Isso porque o associado não precisa criar os próprios materiais. Dessa forma, ele não tem gastos relacionados à produção dos infoprodutos.
Outro ponto é que os custos costumam ser apenas com o marketing, uma vez que não é necessário pagar nenhum valor para se cadastrar na plataforma.
Já em relação aos infoprodutores, o serviço reduz os gastos com a divulgação dos materiais. Afinal, você paga uma comissão para que outras pessoas executem as estratégias de marketing e vendas.
A propósito, temos um vídeo no nosso canal no qual ensinamos como ganhar dinheiro na internet sem ter um produto próprio:
2. Trabalho flexível
A segunda vantagem de trabalhar com uma plataforma de afiliados é a flexibilidade. Os associados decidem de onde e quando desejam trabalhar,e ainda podem escolher quais infoprodutos divulgar.
Logo, ganham liberdade para fazer os próprios horários e definir os métodos de geração de renda. Em geral, os afiliados priorizam os que se encaixam com seu público ou oferecem taxas de comissão mais altas.
3. Menor risco de perdas
Como não é preciso pagar nada para se tornar um afiliado, o trabalho tem um risco de perdas financeiras baixíssimo. Em outras palavras, as chances de ter um prejuízo atuando como associado são quase nulas.
Já os produtores de conteúdo só repassam a comissão quando a venda for confirmada. Sendo assim, não perdem dinheiro caso as ações de marketing sejam insuficientes.
>>>> Leia também: como conseguir afiliados para o meu produto? Vale a pena?
E as desvantagens?
Nem tudo na vida são flores. Por isso, existem algumas desvantagens de trabalhar com uma plataforma de afiliados. As três principais, você conhece a seguir.
1. Imprevisibilidade nos ganhos
Uma das principais desvantagens das plataformas de afiliados é a imprevisibilidade nos ganhos. Isso é, você só ganha se vender e nem sempre as comissões são altas. Logo, é necessário fechar muitos negócios para ter um lucro considerável.
No caso dos criadores dos conteúdos, o problema é o mesmo, já que os afiliados podem não atrair o público esperado. Como resultado, as vendas são baixas.
2. Dificuldade para ingressar em um nicho
Também precisamos citar a dificuldade para ingressar em um nicho como uma das desvantagens dos sites de afiliados. Isso porque, de início, pode ser complicado criar uma base de seguidores interessada em comprar os produtos que você divulga.
Sendo assim, é necessário estudar com cuidado para definir qual perfil de pessoas deseja atingir e quais as melhores ações para cativá-las.
Ademais, a escolha do nicho é crucial para definir a quais infoprodutos se associar. Caso promova um conteúdo que não faz sentido com o seu público, as chances de conseguir vendê-lo são baixas.
3. Falta de controle sobre os produtos
Outra desvantagem é o fato de que os criadores dos infoprodutos podem simplesmente excluir os materiais da plataforma sem aviso prévio, prejudicando as ações de marketing, uma vez que os seguidores dos associados serão direcionados para links que não funcionam.
Fora isso, os criadores ainda controlam os valores das comissões e ficam responsáveis pela qualidade dos conteúdos e pelo atendimento ao cliente. Apesar disso, é comum que os consumidores reclamem com o afiliado, que é a referência de contato no processo de compra, prejudicando a sua reputação e as vendas.
Use a melhor plataforma do mercado e drible os desafios
Embora existam desafios ligados à divulgação de infoprodutos, há uma maneira de driblar os problemas: criar seus próprios cursos e vendê-los em uma plataforma própria. Nesse sentido, indicamos a EAD Plataforma, que conta com:
- ferramenta para criação de aulas gravadas e ao vivo;
- certificados on-line;
- planos de assinatura;
- criação de turmas;
- chat em tempo real;
- provas e muito mais!
E o melhor de tudo, é possível usar a EAD Plataforma gratuitamente por quanto tempo você quiser. Aproveite para fazer seu cadastro hoje mesmo e veja como a solução pode te ajudar a crescer!
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024
- O que é treinamento corporativo híbrido e como implementá-lo? - 15 de novembro de 2024