o que é um ebook

O que é um ebook e como usar? Porque, quando e como fazer?

Você já parou para pensar quanto tempo, dinheiro e quão ambientalmente amigável seria ser você pudesse ler os livros que tanto gosta sem que para isso eles precisassem ser impressos? E já imaginou publicar e comercializar a sua própria obra, compartilhando os conhecimentos que possui, sem necessitar do suporte de uma editora que arque com os custos de impressão?

Esses são alguns dos objetivos do livro digital. Logo, se você está começando a conhecer esse formato agora, continue lendo e aprenda o que é um ebook e como criar o seu. 

O que é um ebook?

Um ebook é um tipo de livro digital que pode ser lido em dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores. Eles geralmente são disponibilizados em formatos como PDF, mas existem outras opções como ePUB e MOBI, que podem ser lidos em dispositivos eletrônicos como computador, tablet e smartphone. 

Diferente de um livro convencional, em que você tem acesso à informação a partir da impressão em papel e comercialização física do produto, no ebook, o conteúdo é disponibilizado eletronicamente. 

Geralmente, o material é oferecido a partir de dispositivos que se conectam à internet e ter acesso a essas obras é bastante simples:

  • você acessa uma loja de livros que vendem ebooks, como a Amazon;
  • escolhe a obra que deseja ler;
  • paga pelo produto;
  • faz o download.

Tudo isso é feito em apenas alguns segundos e você não precisa esperar dias para receber o livro em casa. 

Ele chega no seu e-mail ou fica disponível na ferramenta de leitura (como um Kindle) imediatamente e você já pode começar a leitura.

o que e um ebook

Vale a pena lembrar que depois do download finalizado você não vai precisar mais da internet. Ou seja, é possível ler o material de maneira offline. 

Conheça alguns benefícios do ebook

Exatamente por seu formato eletrônico, que não exige a impressão, os ebooks são, via de regra, mais baratos do que os livros impressos. Além disso, também são mais fáceis de armazenar e carregar (afinal, vão junto com seu dispositivo eletrônico).

Contudo, além de funcionarem como forma de acesso mais econômico e prático aos livros, sejam eles de ficção ou não, atualmente, os ebooks são muito utilizados na implementação de estratégias de marketing que envolvem a captação de leads para empresas. 

 A seguir, vamos falar mais sobre essa aplicação, por isso, continue a leitura e tire suas dúvidas. 

Leia também: 4 estratégias superúteis para entender como captar leads

Qual é a finalidade de um e-book?

A finalidade principal de um e-book é fornecer uma forma conveniente e acessível de ler livros. Eles são ideais para pessoas que viajam frequentemente, pois um mesmo dispositivo, como kindle, tablet, computador ou smartphone, pode armazenar uma grande quantidade de obras. 

Os livros digitais também são úteis para pessoas que gostam de ler à noite, pois possuem recursos de iluminação embutidos. Além disso, são uma opção ambientalmente amigável, pois não requerem papel ou tinta.

Contudo, como dissemos acima, há alguns anos o ebook vem se tornando parte de uma estratégia de marketing que envolve a produção e disponibilização de conteúdo relevante para a geração de leads e conversão de clientes.

Nesse sentido, o ebook tem como função oferecer informações relevantes em troca de dados de contato, como nome e e-mail, de quem interesse em acessar esse material. 

Em outras palavras, quem quiser acessar um ebook que tenha algum intuito empresarial poderá fazê-lo gratuitamente, desde que compartilhe seus dados de contato. 

É preciso destacar ainda que se você quiser produzir seu próprio ebook e comercializá-lo também é possível. Continue lendo e descubra como. 

Qual a diferença entre e-book e livro digital?

Ebook e livro digital são sinônimos, contudo, é comum encontrarmos pessoas que usam o termo livro digital para se referir a obras literárias de ficção ou não-ficção, enquanto definem o ebook como uma ferramenta de marketing que compartilha conteúdo, mas não é, necessariamente, considerado um livro.

Estratégias de marketing em que o ebook pode ser utilizado?

Como falamos acima, a partir da compreensão sobre o que é um ebook é possível começar a usá-lo na estratégia de marketing da sua empresa. Existem várias formas de fazer isso, criando táticas como: 

  • Geração de leads: ofereça um ebook gratuito como incentivo para as pessoas se inscreverem em sua lista de email ou preencherem um formulário de contato. Isso ajudará a gerar leads qualificados para sua empresa;
  • Marketing de conteúdo: em uma ação como essa, o ebook funciona como formato para fornecer conteúdo valioso aos seus clientes e prospects. Isso mostra ao mercado que você é um especialista no assunto e aumenta a confiança das pessoas em sua marca;
  • Inbound marketing: essa técnica de marketing considera a jornada de compra do cliente para criar pontos de contato com a empresa, em busca de ajudar o consumidor a avançar pelas etapas do funil de vendas até a compra. O ebook é um dos momentos mais importantes dessa ação porque permite que um usuário se transforme em lead, facilitando a comunicação posterior por meio de canais como e-mail marketing. 

Como criar um ebook para vender?

Entendido o que é ebook e como funciona, seguimos para a resposta à pergunta que você deve estar se fazendo agora: afinal, como fazer um ebook? 

Criamos um guia rápido e prático que responde a essa pergunta, a seguir. Confira!

  • Escolha um tema: certifique-se de que é algo que você tem conhecimento e goste de falar sobre;
  • Pesquise informações extras e atualizados sobre o tópico para incluir no material;
  • Organize suas ideias montando um esboço, incluindo tópicos e subtópicos;
  • Escreva o conteúdo de forma clara e objetiva, sem erros de português e inclua exemplos e imagens;
  • Revise e edite o material para garantir a qualidade do conteúdo. Se possível, peça para que outra pessoa leia o material e faça uma segunda revisão;
  • Escolha uma plataforma para publicar o seu material;
  • Divulgue o ebook usando canais como as redes sociais, e-mail e em seu site ou blog.

Ficou empolgado? Quer se aventurar na criação de um livro digital ou ebook? Como vimos acima, é possível e indicado fazer isso seja como estratégia de marketing para gerar leads ou apenas como hobbie (e quem sabe indicar uma carreira como escritor).

Para te ajudar a começar, além das dicas que apresentamos ao longo deste guia, separamos mais um material completo para você: o artigo, “Top 9 ferramentas para criar ebook que você precisa conhecer”.

Afinal, além de escrever o material você vai precisar disponibilizá-lo para acesso, download ou compra. Então, conhecer as ferramentas certas para isso é fundamental. 

Entre elas, a EAD Plataforma permite que você hospede o material online, o que facilita bastante o compartilhamento do link, seja para venda ou para sua campanha de geração de leads.

Com uma estrutura digital completa, é possível ter um domínio só seu – e ainda contar com espaço para subir seus cursos, ministrar aulas online, gerenciar matrículas e muito mais.

O melhor? Você pode fazer um teste gratuito. Para isso, basta acessar nosso site, agora mesmo.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy