como desenvolver times de alta performance

Liderança remota: como desenvolver times de alta performance?

De 2020 para cá, a quarentena de covid-19 mudou bastante o ambiente corporativo, não é? Nesse sentido, preparamos um post para te mostrar como desenvolver times de alta performance no trabalho remoto. Afinal, a tendência do home office agora é uma necessidade para boa parte das empresas. 

Segundo o IBGE, tínhamos 3,8 milhões de brasileiros trabalhando em casa no ano de 2018. Já em fevereiro de 2021, esse número passou para 7,9 milhões de profissionais. E, diante desse panorama, muitas companhias buscam alternativas para inovar na Gestão de Pessoas.

Por falar nisso, ouça um podcast com dicas de liderança para engajar as equipes que trabalham remotamente. Assim, fica mais fácil descobrir como desenvolver times de alta performance, certo?

Mas como desenvolver times de alta performance?

Para saber como desenvolver times de alta performance, é importante ter uma visão 360 do trabalho. Aliás, vale levar em conta os aspectos que falaremos a seguir.

Produtividade

De modo geral, muito se fala em aumento da produtividade no home office, contudo, também pode acontecer a tal sobrecarga. Isso porque boa parte das pessoas acabam passando do horário de serviço para fazer as entregas.

Por isso, a dica de ouro é buscar a produtividade consciente, que tem como base o autocuidado. Nessa perspectiva, aqui vão algumas recomendações:

  • defina o espaço de trabalho, para não interferir na rotina da casa;
  • siga um cronograma de tarefas, lembrando das pausas para descansar;
  • estabeleça limites, para não se comprometer com o que não pode entregar;
  • não tente ser multitarefa. Ao invés disso, faça uma coisa de cada vez;
  • respeite seu momento, em especial naqueles dias em que você não está bem;
  • comunique-se com a equipe periodicamente e, se necessário, divida a carga;
  • priorize as atividades que são mais relevantes e que têm prazos específicos.  

Suporte da empresa

Por acaso, você sabia que 60% das empresas não prestaram suporte para viabilizar o trabalho remoto na pandemia? No caso, tais dados são da pesquisa “Local de Trabalho Inteligente”, que foi realizada em 19 países.

O relatório aponta que muitos empregados tiveram que usar os próprios equipamentos para trabalhar. E isso vai desde os celulares e computadores até a rede de internet. Logo, fica a questão: como desenvolver times de alta performance diante desse cenário crítico? 

Por outro lado, algumas companhias já se estruturaram para propiciar essa infraestrutura, incluindo:

  • cadeira ergonômica (conforme a norma regulamentadora NR-17);
  • notebook;
  • celular corporativo;
  • impressora;
  • ajuda de custo para internet.

Saúde física e mental

É vital adaptar espaços e equipamentos para evitar doenças ocupacionais, preservando as estruturas ósseas. No caso, a tendinite e a lombalgia são exemplos de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Em paralelo, é fundamental cuidar da saúde mental da equipe, visto que a emergência sanitária traz inúmeros impactos. Sendo assim, o ideal é buscar ajuda profissional para tratar ansiedade, estresse, insônia, depressão e afins.  

5 dicas: como desenvolver times de alta performance?

Se você ainda está em dúvida sobre como desenvolver times de alta performance, continue com a gente. A seguir, temos 5 dicas práticas para contribuir com a valorização do capital humano.  

1. Onboarding digital

Aposte na inovação tecnológica para dar boas-vindas aos novos funcionários. Com o onboarding digital, você tem a chance de revolucionar a integração dos recém-contratados. Seja qual for a ferramenta escolhida, lembre-se desses 4Cs:

  • conformidade: fale sobre normas, processos, regimentos, conduta, horários etc.;
  • cultura: faça uma imersão na identidade organizacional e no propósito da marca;
  • conexão: incentive a comunicação entre as áreas para agilizar o fluxo de trabalho;
  • clarificação: tenha certeza de que a pessoa compreendeu suas novas atribuições.

2. Treinamento EAD

Desde o início das medidas de isolamento social, as vendas de cursos online aumentaram 224%. E esses dados mostram que as pessoas estão cada vez mais interessadas na educação a distância (EAD)

A propósito, o treinamento corporativo online traz à tona um amplo leque de benefícios, tais como:

  • melhoria nos índices de satisfação e motivação dos colaboradores;
  • redução de custos com as formações que eram feitas presencialmente;
  • diminuição do turnover, que é o índice que mede a rotatividade de pessoal;
  • mais flexibilidade para conciliar o estudo com o trabalho, já que os conteúdos estão disponíveis 24h; 
  • treinamentos customizados, como, por exemplo, para prevenir acidentes no manuseio de equipamentos;
  • atualização das normas de conduta ou ainda dos novos processos que estão em vigor.   

3. Happy hour virtual

O happy hour virtual é uma forma criativa de confraternizar, mesmo estando em ambientes distintos. Nesse ponto, vale dar asas à imaginação para propor atividades divertidas e engajadoras. Para exemplificar, algumas opções são:

  • jogos eletrônicos, como: StopotS, Among Us, Uno online ou Gartic;
  • aula de culinária ministrada por um funcionário diferente a cada encontro;
  • patrocínio da empresa, com a distribuição de cupons de desconto em apps.

4. Autogestão do trabalho

Realmente, é lindo dizer que “cada um é dono do seu próprio trabalho” ou que “tem o sentimento de dono”. Porém, será que isso realmente acontece na prática? No fim das contas, é essencial manter o equilíbrio entre a autonomia e a responsabilidade. E esse é um dos pontos-chave para descobrir como desenvolver times de alta performance.

5. Acolhimento

Para finalizar, a companhia tem alguma iniciativa para acolher colaboradores que passam por momentos difíceis? De fato, a pandemia global intensificou problemas que já existiam, além de criar novas preocupações, como:

  • o luto devido ao falecimento de familiares, amigos, colegas de trabalho, professores e conhecidos;
  • a síndrome do impostor, quando a pessoa se acha incompetente ou ainda pouco inteligente;
  • e a síndrome de burnout, que é o esgotamento físico e mental causado pelo ritmo de trabalho.

Como exemplo, o Zenklub promove a terapia online e também cria conteúdos focados no bem-estar emocional. Além disso, a Vittude usa inteligência artificial para sugerir um psicólogo ideal para cada pessoa.

Enfim, gostou das dicas de como desenvolver times de alta performance? E, se a resposta foi sim, conte com o apoio da EAD Plataforma para aprimorar as ações formativas da empresa. Por sinal, você terá relatórios para acompanhar de perto os indicadores de treinamento e desenvolvimento.

Fique à vontade para entrar em contato conosco ou, se preferir, comece agora mesmo o teste grátis. Com isso, você conhece os recursos da plataforma corporativa para alavancar os resultados da companhia. 

E mais: aproveite para se inspirar com outros conteúdos do Youtube e do Blog:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy