Como incentivar uma comunicação não violenta no ambiente de trabalho e transformar a comunicação da sua empresa

Uma boa comunicação é essencial para toda empresa disposta a oferecer um clima organizacional saudável para os seus funcionários. É por isso que existe a comunicação não violenta no ambiente de trabalho. 

Provavelmente você já vivenciou alguma situação que poderia ter sido resolvida com uma conversa clara, objetiva e respeitosa, mas que nunca aconteceu, levando o problema para frente. Algumas empresas e funcionários já vem notando isso e estão buscando novas soluções para melhorar a comunicação corporativa. 

Segundo essa notícia da Revista Época, um estudo chamado O Futuro do Trabalho, feito pelo Fórum Econômico Mundial, constatou que o profissional do futuro precisa adquirir 15 habilidades e competências essenciais para se requalificar no mercado. 

No entanto, para atingir todas elas é essencial saber a comunicação assertiva, que inclui, dentre outras características, ter domínio da comunicação corporativa não violenta. 

É por isso que uma comunicação não violenta hoje em dia é essencial para o crescimento e consolidação de uma empresa no mercado de trabalho. E é sobre isso que falaremos hoje. 

Neste artigo você vai aprender o que é a comunicação não violenta no ambiente de trabalho, quais suas vantagens e como incentivá-la no dia a dia das empresas. 

Gostou? Então continue a leitura!

“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria liguagem, você atinge seu coração”

Nelson Mandela

O que é comunicação não violenta no ambiente de trabalho?

Comunicação não violenta, ou CNV é basicamente a capacidade de se comunicar com o outro sem ofender ou agredir o interlocutor. 

Falar assim parece fácil, mas há momentos do dia a dia de trabalho em que manter a cabeça fria pode ser desafiador. Afinal, passamos aproximadamente um terço deles imersos no trabalho, envoltos em todos os tipos de emoções e sentimentos de acordo com nossos resultados e até mesmo problemas pessoais. 

Quem criou a CNV foi Marshall B. Rosenberg, psicólogo e autor da obra Comunicação não-violenta. O seu trabalho consistia em sistematizar uma forma de resolver conflitos por meio de diálogos pacíficos. 

É importante destacar que a comunicação não violenta no ambiente de trabalho só funciona se tanto quem fala quanto quem escuta conhecem a técnica. 

Até porque não adianta nada ser respeitoso ao falar algo se quem escutou continua ouvindo insultos por não saber receber uma mensagem sem levar para o pessoal, concorda? 

É por isso que, para um ambiente de trabalho saudável, todos precisam conhecer a comunicação corporativa não violenta e saber como utilizá-la. 

Saiba mais: Treinamento de Comunicação Empresarial: o que é, vantagens e como criar um!

Vantagens da comunicação corporativa não violenta

Agora que você já sabe o que é a comunicação não violenta nas empresas, confira as vantagens de incentivá-la no ambiente de trabalho.

  • Melhora o clima organizacional da empresa: quem não gosta de trabalhar em um ambiente respeitoso e com pessoas empáticas? Quando todos colocam a comunicação não violenta em prática, o clima organizacional da empresa se torna outro.
  • Aumenta a motivação: quando o clima organizacional da empresa é positivo e acolhedor, não há dúvidas de que a motivação dos funcionários também cresce. 
  • Diminui a rotatividade de funcionários: tanto um bom clima organizacional quanto uma maior motivação por resultados ajudam na diminuição da rotatividade de funcionários dentro da empresa. 

Exemplos de CNV no trabalho

Chegou a hora de entender um pouco mais na prática, com exemplos de CNV no trabalho. A comunicação não-violenta consiste em:

  • Compreender a situação em que está;
  • Perceber os seus sentimentos;
  • Reconhecer quais são as suas necessidades no momento;
  • Fazer um pedido de forma respeitosa e com empatia.

Você pode usar a comunicação não violenta no ambiente de trabalho em diversas ocasiões. 

  • Ao discordar de um colega em uma reunião;
  • Ao oferecer um feedback negativo;
  • Ao receber um feedback negativo de um superior;
  • Ao não concordar com a atitude que algum colega teve, seja com você, seja com outra pessoa. 

Leia também: Treinamento e desenvolvimento em empresas: qual a importância prática?

Exemplos de frases de CNV

Se você ainda não entendeu como pode colocar a comunicação não violenta em prática, confira os exemplos de frases de CNV a seguir.

Imagine que um colega esteja disperso em uma reunião muito importante do trabalho.

No lugar de chamar sua atenção na frente de todos dizendo:

“Você não está prestando atenção. Não está ligando para o assunto?”

Diga, se possível em um momento a sós:

“Você me parece um pouco disperso hoje. Aconteceu algo?”

Ou então imagine que você precisa dar um feedback negativo sobre um funcionário que tem se atrasado constantemente para as atividades da empresa. 

No lugar de dizer:

“Você está sempre atrasado!”

Diga:

“Ultimamente tenho notado que você tem se atrasado para algumas atividades. Poderia dar uma atenção maior a isso?”

Como incentivar a comunicação não violenta nas empresas?

Se chegou até aqui, você já deve ter se convencido de que a comunicação não violenta precisa estar presente na sua empresa, certo? Então chegou o momento de descobrir como incentivá-la.

Para implementar uma cultura de comunicação não violenta na empresa você vai precisar investir na educação corporativa.

Promova palestras

Promover palestras sobre a comunicação não violenta é um bom começo para incentivar essa cultura na sua empresa. Comece com palestrantes explicando sobre a metodologia e sua importância, além de trazer exemplos de sucesso sobre o tema. 

Faça workshops

Os workshops também são muito interessantes para estimular a comunicação não violenta entre os funcionários. Faça uma imersão em cima do assunto e promova atividades mão na massa para que eles possam exercitar na prática esse método. 

Ofereça treinamentos

Sem dúvidas, o treinamento é a melhor forma de criar uma mudança mais profunda na cultura de uma empresa, porque oferece uma aprendizagem mais imersiva sobre um assunto. Aposte nos treinamentos se quiser realmente uma mudança de chave na comunicação da sua empresa.

Comece os treinamentos, palestras e workshops com a liderança e vá ampliando aos poucos para todos os funcionários da empresa. 

Saiba mais: Treinamentos online para empresas: como fazer um treinamento EAD de sucesso!

Chegou a hora de implementar um curso de comunicação não violenta no ambiente de trabalho!

Como vimos, a comunicação não violenta é essencial para o crescimento de uma empresa, mantendo um clima respeitoso e colaborativo entre todos. 

Existem diversas formas de incentivar a comunicação não violenta no ambiente de trabalho, mas sem dúvidas a mais eficaz é implementar um treinamento corporativo sobre o assunto.

E se você já decidiu que é isso o que a sua empresa precisa, chegou a hora de conhecer a EAD Plataforma!

Com a nossa Plataforma Corporativa você pode treinar sua equipe, oferecer cursos à distância e reduzir custos. Com ambiente restrito para alunos convidados, você tem total controle das matrículas e andamento dos alunos nos cursos.

Se interessou pela EAD Plataforma? Faça um teste grátis agora mesmo e transforme o ambiente da sua empresa implementando a comunicação violenta. 

Neste artigo você aprendeu o que é a comunicação não violenta no ambiente de trabalho, quais suas vantagens e como incentivá-la no dia a dia das empresas.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy