3 melhores ideias de gamificação nas empresas para aplicar em seu negócio

Se você já jogou algum jogo — e nós apostamos que já, sabe como esse universo pode ser atrativo. Agora, imagine usar os recursos dos jogos para motivar e engajar funcionários? Se você se interessou, é hora de conhecer algumas ideias de gamificação nas empresas. 

Para muitos, o pensamento de que o trabalho deve ser um momento maçante ainda é uma realidade. No entanto, algumas estratégias, como a gamificação no trabalho, chegou para mudar essa ideia.

Pode ser que você ainda não conheça o conceito, mas possivelmente já o vivenciou na prática durante sua jornada de trabalho. Afinal,a gamificação mostrou que traz muitos resultados positivos desde os processos de seleção aos treinamentos.

Por isso, se você ainda não sabe o que é ou como aplicar a gamificação empresarial em seu negócio, continue a leitura e descubra tudo sobre esse assunto.

O que é gamificação no trabalho? 

Não dá para falar em ideias de gamificação nas empresas sem entender o que é, de fato, esse conceito, não é?

A gamificação nada mais é do que a estratégia de inserir características de jogos (ou os jogos propriamente ditos) em alguma área, para torná-la mais interessante, estimular os participantes, favorecer o entendimento, e por aí vai.

Essa estratégia também é conhecida como ludificação ou gamification, em inglês, e está cada dia mais presente nas mais diversas áreas, desde os estudos ao trabalho.

No meio corporativo, a gamificação pode ser usada tanto com foco no cliente interno (os colaboradores) quanto no cliente externo, e ela utiliza de recursos como:

  • regras;
  • pontuações;
  • desafios;
  • premiações;
  • e outros aspectos característicos do universo game. 

Dessa forma, a gamificação no trabalho vai além da ideia de levar jogos para o ambiente corporativo, apesar de essa também ser uma estratégia interessante em alguns casos. 

Mas, a ideia central é adotar esses pequenos pilares para motivar e engajar os colaboradores a conquistar bons resultados durante o trabalho. 

Por que investir em ideias de gamificação nas empresas?

Agora que você sabe o que é a gamificação no trabalho, já deve ter uma ideia dos benefícios de investir nessa prática, certo?

No entanto, além do engajamento e motivação, usar ideias de gamificação nas empresas também pode ser interessante para:

  • ensinar novas habilidades para os colaboradores de forma efetiva;
  • tornar os treinamentos mais interessantes;
  • estimular a participação dos colaboradores nas ações de desenvolvimento;
  • melhorar o desempenho do time;
  • incentivar o trabalho em equipe (melhora do clima organizacional).

Todas essas vantagens são excelentes motivadores para investir na gamificação em sua organização, certo?

É importante lembrar, no entanto, que a gamificação no trabalho pode ser muito divertida, mas seu intuito não deve ser apenas o entretenimento. Muito pelo contrário: ela serve para ajudar o time a alcançar objetivos reais, tornando o dia a dia na empresa mais interessante, leve e desafiador (no bom sentido). 

3 ideias de gamificação nas empresas para se inspirar 

1. Quizz

Para provar que a gamificação no trabalho pode ser aplicada em detalhes, e ainda trazer excelentes resultados, vamos começar nossas ideias de gamificação nas empresas pelo tradicional e simples quizz.

Quem nunca jogou um quizz sobre qualquer assunto para ganhar prêmios ou apenas pela emoção do jogo, na expectativa de acertar?

Essa é uma ideia de gamificação de implementação rápida e que pode ser usada nas mais diversas situações, desde uma avaliação de conhecimento ao onboarding de novos colaboradores.

Nesse último caso, imagine um quizz sobre a cultura organizacional da empresa, com perguntas sobre os valores, regras e a missão da organização. 

Essa pode ser uma estratégia interessante para entreter funcionários recém-contratados, além de garantir que eles entrem no time com essas informações tão importantes em mente. 

Para tornar tudo mais interessante, não se esqueça de acompanhar as respostas e fazer um ranking, tão tradicional quando falamos em jogos. Além de uma premiação ao final, claro. 

Vale lembrar que o objetivo da gamificação não é punir os colaboradores que ficam em posições mais baixas, mas oferecer recompensas para aqueles que conquistaram mais pontos e estimular os de menor desempenho a se dedicarem mais. 

2. Gincana 

Quem nunca participou de uma gincana na época da escola? Esse jogo, tão clássico e simples, pode trazer mais resultados no mundo corporativo do que você imagina. 

Com um objetivo claro, você só precisa montar equipes e se preocupar em motivar os participantes durante o período da gincana. Essa é uma forma de estimular o trabalho em equipe e o senso de pertencimento, já que a competição é tradicionalmente em grupos.

É importante que o desafio proposto seja claro para os colaboradores, e que a empresa estimule resoluções rápidas e criativas. Também não se pode esquecer da recompensa ao final do período. 

3. Escape games

Os jogos de escape são excelentes ideias de gamificação nas empresas. Isso porque, além de poder ser um momento de confraternização, o jogo também:

  • estimula o raciocínio; 
  • trabalha a lógica;
  • incentiva o trabalho em equipe;
  • mostra a produtividade;
  • entre tantos outros pontos trabalhados durante a rodada.

Nesse tipo de jogo, se você ainda não conhece, um time de colaboradores é trancado em uma sala repleta de enigmas, dicas e truques que devem ser solucionados para poderem escapar. 

E tem mais: a rodada é cronometrada, fazendo com que todos trabalhem sob pressão. Interessante, não é? 

Hoje, diversos locais no país oferecem as salas de jogos para reunir pessoas e ir se desafiar. Por isso, não esqueça de anotar entre as ideias de gamificação na sua empresa.

Invista na gamificação também no EAD!

Se sua empresa já oferece treinamentos online para os colaboradores, saiba que a gamificação também pode ser uma aliada para o EAD. 

Com algumas estratégias, é possível engajar e motivar os colaboradores a iniciar, concluir e, principalmente, reter mais aprendizado durante as ações de capacitação. 

Quer saber como fazer? Então leia também nosso conteúdo “Gamificação no EAD: aumente o engajamento dos seus cursos online” e descubra! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy